Prazo para entregar declaração do IR 2023 termina hoje! 
Conheça 4 dicas para não cair na malha fina por causa da pressa

Prazo para entregar declaração do IR 2023 termina hoje! 
Conheça 4 dicas para não cair na malha fina por causa da pressa

O tempo está acabando! O prazo para entregar a declaração anual do Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta-feira (31), às 23h59.

O ideal é não fazer a declaração com pressa, mas, se você atrasou, é melhor redobrar a atenção em alguns pontos para evitar erros e não cair na malha fina. Confira algumas dicas a seguir.

Sua declaração pode entrar na malha fina se você informar valores errados à Receita. Seja adicionando um zero a mais ou digitando um a menos, e até invertendo a ordem dos números digitados. E, na pressa, o risco disso acontecer aumenta.

1. Cuidado com os erros de digitação

Por isso, revise tudo, várias vezes para, se necessário, atualizar o valor. Depois disso, quando se sentir seguro em relação às informações, envie a declaração para a Receita.

Carros, imóveis e outros bens que você e seus dependentes possuírem devem ser declarados com o valor de aquisição – ou seja, o quanto você pagou por eles – e não com o valor de mercado.

2. Informe quanto você pagou pelos seus bens

Esse erro pode aumentar ou diminuir o seu patrimônio em relação a quanto ele realmente está avaliado, levando você a cair na malha fina.

Mesmo com pouco tempo para declarar, nada de chutar o valor das despesas médicas – ou qualquer outra relacionada à saúde. Como esses gastos podem ser deduzidos, eles precisam ser comprovados. Só declare aquilo que você tem como provar.

3. Despesas médicas precisam comprovantes

A declaração pré-preenchida já puxa várias informações sobre você. Antes de enviar os dados, contudo, você precisa checar se eles estão certos e adicionar informações que estão faltando. Se não fizer isso, há risco de você cair na malha.

4. Use a declaração pré-preenchida

Para saber onde errou, basta acessar, em seu extrato de declaração, a seção “Pendências de malha” – ela aponta por quais motivos sua declaração foi retida. Quando já souber o que você deve corrigir em sua declaração, entregue à Receita uma retificação  – isto é, a declaração com os erros corrigidos.