Receita abre consulta ao 2º lote da restituição do IR 2023. Saiba se você recebe agora

Receita abre consulta ao 2º lote da restituição do IR 2023. Saiba se você recebe agora

Serão depositados R$ 7,5 bilhões. Confira como consultar se tem dinheiro para cair na sua conta.

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira, dia 23 de junho, a consulta para o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Mais de 5,1 milhões de contribuintes devem receber cerca de R$ 7,5 bilhões. O pagamento será realizado no dia 30 de junho.

O valor deste lote será pago aos contribuintes com prioridade legal – ou seja, pessoas com idade acima dos 60 anos, com deficiência e aquelas cuja maior fonte de renda é o magistério.

Quem está no segundo lote?

Quase 3,5 milhões de contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix também estão na lista do segundo lote.

Também é possível consultar pelo aplicativo Pessoa Física. Se decidir pelo app, baixe apenas nas lojas oficiais e cheque o nome do desenvolvedor: precisa ser “Governo do Brasil”.Clique em “Consulta Restituição”, selecione 2022 e informe seu CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta informada na declaração. Se você estiver no lote e o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

E se o dinheiro 
da restituição 
não cair?

É preciso entrar em contato com o BB para reagendar o crédito dos valores da restituição. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, após esse reagendamento, deverá pedir novamente o pagamento.

Confira os dias do pagamento dos 5 lotes oficiais da restituição:1º lote: 31/05
2º lote: 30/06
3º lote: 31/07
4º lote: 31/08
5º lote: 29/09

Calendário da restituição do IR 2023