Inflação sobe 0,54% em janeiro: como isso afeta o seu dinheiro?
Entenda por que a inflação continua subindo e como ela mexe com o seu bolso.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial da inflação do país, encerrou janeiro com uma alta de 0,54%, maior para o mês desde 2016. Nos últimos 12 meses, os preços subiram 10,38%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Existem muitos motivos para que a inflação continue alta. Os produtos e serviços dos setores de alimentos e bebidas, artigos de residência e despesas pessoais foram os que mais influenciaram o aumento de janeiro. Dos 9 setores analisados, 8 apresentaram alta.
O que está acontecendo com os preços?
Em janeiro, estes foram os 5 itens que ficaram mais caros –todos do grupo alimentação: Cenoura: 27,64% Pepino: 26,23% Abobrinha: 22,83% Laranja: 14,90% Cebola: 12,43%
O que ficou mais caro?
Uma inflação maior corrói o valor do dinheiro. Ou seja, o que você comprava ontem com R$ 100 já não consegue mais comprar hoje. Além disso, a inflação afeta o custo de muitos produtos financeiros que você conhece bem, como seu cartão de crédito.
Como isso afeta o meu dinheiro?
É que em um cenário de inflação alta, o Banco Central precisa elevar a taxa de juros (Selic) para fazer os preços voltarem para os eixos. E uma Selic maior eleva as outras taxas, como a do seu cartão e empréstimos.
Como assim?
Tudo fica mais caro, das compras no mercado ao seu financiamento imobiliário, e o salário não rende. Em janeiro, a cesta básica subiu em 16 das 17 capitais analisadas pelo Dieese, e comprometeu até 63% de um salário mínimo.
Resumindo…
Quem investe em renda fixa, cuja rentabilidade está amarrada à inflação, está ganhando mais. Neste caso, quanto maior a inflação, maior é a rentabilidade desses ativos.
Alguém ganha com isso?
A inflação vai baixar?
Apesar do aumento da taxa Selic, a inflação resiste. As projeções dos economistas entrevistados pelo Banco Central é de que ela encerre 2022 em 5,44% – acima da meta de 3,5% para este ano.