Empresas de telemarketing precisam usar prefixo obrigatório

Com o prefixo 0303, será mais fácil identificar uma chamada feita por empresas de telemarketing. 
Conheça as novas regras.

A partir de 10 de março será um pouco mais fácil identificar uma chamada telefônica feita por uma empresa de telemarketing.

Isso porque a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, determinou que as prestadoras de serviços adotem um prefixo específico nas ligações feitas para clientes.

prefixo 0303 foi escolhido para facilitar a identificação dos clientes. Ao ver o número na tela, você pode saber se quer atender a chamada.

A ideia é que ele seja usado em qualquer ligação que oferte produtos ou serviços e deve ser exposto de forma clara no visor telefônico dos clientes. 

Mas atenção: empresas que solicitam doações e que fazem cobrança são consideradas exceções e não são obrigadas a fazer uso do código.

Por enquanto, essa mudança vale apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, a medida será  implementada também pelas operadoras de telefonia fixa.

Além disso, os consumidores também podem pedir o bloqueio preventivo de chamadas de telemarketing ativo. Basta comunicar a decisão às empresas telefônicas.

As teles também são obrigadas a coibir o uso do código fora das novas regras estabelecidas pela Anatel.

Você recebe ligações de números estranhos? Saiba como se proteger (e 
bloquear ligações indesejadas)

👆🏾