Você tem uma semana para declarar o IR 2022: veja 9 dicas para não perder o prazo!

Se você ainda não fez a declaração do IR, é melhor começar: o prazo termina em uma semana, no dia 31 de maio.  O ideal não é fazer a declaração com pressa, porque isso aumenta as chances de você cometer algum erro e ter a declaração retida pela Receita Federal.

Como o prazo está curto, confira, ao lado, 9 dicas para declarar o Imposto de Renda em uma semana.

Com um prazo tão curto, avalie se realmente vale a pena fazer a declaração sozinho. Em caso de dúvidas, é melhor procurar um contador ou um profissional qualificado para fazer a sua declaração.

Sozinho ou acompanhado?

1

Declarar o IR pode ficar ainda mais difícil se você deixar para o último dia. Por isso, já reserve um dia e horário desta semana para você cumprir esta tarefa. Dica: quanto mais fontes de renda e investimentos você tiver, mais tempo vai precisar.

Reserve dia e horário na agenda

3

Um zero a mais e uma letra errada podem fazer você cair na malha fina. Por isso, escolha um local tranquilo para preencher a sua declaração sem interrupções e com calma.

Escolha um lugar tranquilo

4

Nessa modalidade, a declaração já vem mais completa. Para acessá-la, basta ter cadastro na plataforma gov.br (nível ouro ou prata), e entrar no e-Cac, na página da Receita Federal. Atenção: é preciso checar todos os dados dessa declaração e conferir se estão certos.

Use a declaração pré-preenchida 

5

Para descomplicar sua declaração, a dica é começar pelos dados mais fáceis, como os rendimentos tributáveis, que são os referentes à sua fonte de renda. Só depois passe para as informações que precisam de mais documentos.

Comece pelo  mais simples

6

Tem dúvidas sobre como fazer a sua declaração?