RESTITUIÇÃO
DO IR 2021

Como receber ela mais cedo?

2 de março de 2021

Dá pra antecipar? O que isso significa na prática?

Conforme o início da declaração do Imposto de Renda 2021 se aproxima, vão aparecendo fórmulas “mágicas” para as pessoas receberem o dinheiro de sua restituição antes dos outros.

A restituição do IR é aquele valor a que muita gente tem direito após declarar o IR. Se, no acerto de contas com a Receita, for identificado que você recolheu mais imposto do que deveria ao longo do ano, essa parte “extra” da contribuição é devolvida para você.

Mas existe mesmo uma maneira de conseguir a restituição mais cedo?

A resposta rápida é não exatamente: todo mundo segue o mesmo calendário de restituições divulgado pela Receita logo antes de começar o período de declarações. As regras são simples:– Idosos, portadores de doenças graves e de deficiências recebem com prioridade;– A partir deles, quem entrega a declaração antes recebe nos primeiros lotes.

Ou seja – a forma mais certeira de garantir que sua restituição vai chegar cedo é fazer a declaração o quanto antes.

O calendário para declarar ainda não foi divulgado, mas quem quiser entregar nos primeiros dias já pode ir adiantando algumas coisas:

– Puxe a declaração do ano passado: se você não teve mudanças drásticas de renda e patrimônio em 2020, ela ajuda a agilizar a declaração. Quem não tiver o arquivo salvo pode solicitar uma cópia à Receita.– Reúna os documentos essenciais: já dá pra pedir os informes de rendimento à sua empresa e instituição financeira. Se tiver cônjuge ou dependentes, agilize os documentos deles também.

– Organize recibos médicos e de educação: despesas com saúde que você teve em 2020 podem ser deduzidas do IR, mas apenas se houver documento comprovante. O mesmo vale para mensalidade de escola e faculdade.– Junte a papelada de mudanças: troca de emprego, venda de bens, empréstimos, heranças, pensões, benefícios do governo… Qualquer alteração no patrimônio ou na renda deverá ser informada e comprovada.

E a antecipação da restituição?

Esse é outro caso. Ele até pode ser uma opção, mas é preciso cuidado.

Antecipar a restituição do IR nada mais é que pedir um empréstimo no valor da sua restituição: o banco antecipa esse valor e, quando receber da Receita, você paga de volta com juros.

Ou seja: a restituição só vale a pena se você realmente precisar do dinheiro antes – e, mesmo assim, é melhor pesquisar diferentes opções de empréstimo para saber qual é a mais vantajosa.

Quer saber mais sobre o Imposto de Renda?