Cuidado com golpes envolvendo vacinas contra a Covid-19

14 de janeiro de 2021

Venda de produto falso, cadastro para garantir a vacinação... Veja como se proteger dessas tentativas de fraude.

Muita gente não vê a hora de receber a vacina contra a Covid-19 – e golpistas estão usando esse fato para fazer novas vítimas.

No início de janeiro, o Procon-SP identificou um site que estava vendendo uma suposta vacina e tirou o endereço do ar.

O objetivo dos golpistas era roubar os dados – incluindo os do cartão de crédito – de pessoas interessadas em comprar a vacina.

Agora, mais um golpe está circulando por aí – o do falso cadastro para vacinação contra a Covid-19.

No Estado de São Paulo, por exemplo, pessoas estão recebendo emails e mensagens a respeito de um cadastro obrigatório para participar da vacinação.

Neles, os golpistas se passam pela Secretaria Estadual da Saúde e informam que "para garantir seu direito de vacinação é obrigatório fazer o cadastramento prévio". Confira nas imagens a seguir →

O objetivo dos golpistas é fazer com que as pessoas cliquem no link. Dessa forma, eles conseguem roubar os dados pessoais das vítimas.

Por isso, se você receber esta mensagem ou alguma outra parecida, não clique em nenhum link. Reporte como spam e delete de sua caixa de email.

Vale notar que, no dia 12 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o pré-cadastro para a vacinação, mas não disse como as pessoas serão procuradas nem quais dados terão de informar.

Até que as informações oficiais sejam divulgadas, desconfie de toda mensagem relacionada à vacina. Pode ser golpe.

Compartilhe esta informação com mais pessoas para que elas também possam se proteger.

Quer saber mais sobre como se proteger online?

☝🏽