O PIB subiu? A economia está se recuperando? O que isso significa?

O PIB foi notícia de novo essa semana. Entenda o que significa o crescimento de 7,7% e como ele se relaciona com a economia.

3 de dezembro de 2020

O PIB brasileiro cresceu 7,7% no 3º trimestre de 2020. Essa é a taxa mais alta já registrada pelo IBGE e tira o Brasil da situação de recessão técnica (quando há duas quedas seguidas do PIB).

Mas esse crescimento do PIB não significa que a economia está recuperada – nem mesmo que em breve toda a crise do Covid estará superada.

Por que não?

1. Desceu, subiu

O PIB cresceu 7,7%, mas vinha de um tombo de 9,6%. O trimestre anterior a ele também foi de queda. Antes, o crescimento era tímido. O patamar do PIB hoje é menor do que o do 1º trimestre, quando a crise começou.

2. Serviços em baixa

O setor de serviços tem o maior peso no PIB (75%) e é um dos que mais sofre na pandemia. Ele inclui, entre outros, turismo, lazer e alimentação fora de casa. Segundo a FGV, o patamar de setembro era 36% abaixo de fevereiro.

3. Auxílio emergencial

O 3º trimestre representa o momento em que o auxílio emergencial de R$600 estava na mão da maioria dos beneficiários, fazendo mais dinheiro circular e aquecendo a economia. A diminuição para R$300 e o futuro não definido do auxílio em 2021 devem impactar esse movimento. 

4. Aumento do desemprego

O Brasil tem hoje mais de 14 milhões de desempregados, batendo a taxa recorde de 14,6%, segundo o IBGE. Isso, associado à diminuição ou fim dos auxílios, indica que as famílias devem consumir menos nos próximos meses.

Resumindo

Embora o PIB atual seja uma boa notícia, o cenário ainda é muito incerto para falar em recuperação. A previsão do mercado é que, até o fim de 2020, o PIB caia 4,5%. E o ano de 2021 deve ainda ter desafios para a economia.

Nesse meio tempo, se informar é essencial para navegar esse período com mais tranquilidade.