A meta da Selic continua 2%. O que isso significa?

Na primeira reunião do ano, o Copom decidiu não alterar a meta da taxa de juros.

20 de janeiro de 2021

No dia 20 de janeiro, o Copom fez sua primeira reunião de 2021 e decidiu manter a meta da taxa Selic em 2%.

O que a taxa Selic faz, mesmo?

Ela é a taxa de juros básica da economia e serve de referência para diversas outras taxas – como os juros de empréstimos e os rendimentos de aplicações em renda fixa, por exemplo.

A Selic é uma instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Basicamente:– Quando a meta da Selic aumenta, a intenção é diminuir a inflação.– Quando a meta da Selic diminui, a intenção é aumentar a inflação.

Isso acontece porque a mudança dos juros estimula mais ou menos o consumo, mexendo o termômetro da inflação.Um exemplo prático: com a Selic baixa, os juros de empréstimo tendem a diminuir, deixando o crédito mais acessível. Isso estimula as pessoas a consumirem mais. Quando se consome mais, aumenta a demanda, puxando a inflação para cima.

O IPCA, principal indicador da inflação, fechou 2020 acima da meta do Banco Central – mas ainda dentro da margem.A meta da inflação para 2021 é 3,75%.  Atualmente, a previsão do mercado financeiro é de 3,43%.

A meta atual é a mais baixa da história da Selic.Ela chegou a passar anos acima dos 10% e começou a cair progressivamente em 2019, até atingir o patamar dos 2%.

Fonte: Banco Central