Última parcela da restituição do IR 2022: 
Veja como consultar se você (finalmente) recebe agora

Última parcela da restituição do IR 2022: 
Veja como consultar se você (finalmente) recebe agora

A Receita Federal liberou a consulta ao 5º (e último) lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Este lote será pago no próximo dia 30 de setembro para mais de 1,22 milhão de pessoas. Elas devem receber cerca de R$ 1,9 bilhão, com correção de 4,22%. Você pode consultar se está neste lote a partir das 10h desta sexta-feira, dia 23 de setembro. 

Segundo a Receita Federal, receberão a restituição deste lote os contribuintes com idade acima de 60 anos, com deficiência física ou mental, professores e aqueles que entregaram a declaração até o dia 31 de maio.

Quem está no 
5º lote?

Também é possível consultar pelo aplicativo Pessoa Física. Se decidir pelo app, baixe apenas nas lojas oficiais e cheque o nome do desenvolvedor: precisa ser “Governo do Brasil”.

Clique em “Consulta Restituição”, selecione 2022 e informe seu CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta informada na declaração. Se você estiver no lote e o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

E se o dinheiro 
da restituição 
não cair?

Basta entrar em contato com o banco para reagendar o crédito dos valores da restituição. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Se você não recebeu a restituição do IR em nenhum dos 5 lotes, provavelmente caiu na malha fina. Segundo a Receita, mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina neste ano.

Não estou no último lote, e agora?