Receita libera consulta a lote residual da Restituição do IR; veja se você está nele

Receita libera consulta a lote residual da Restituição do IR; veja se você está nele

Mais de 179 mil contribuintes vão receber cerca de R$ 250 milhões. Veja como consultar se você é um deles.

A Receita Federal abriu um lote residual para pagar a restituição de Imposto de Renda a mais de 179 mil pessoas.

Para saber se você está na lista, basta fazer a consulta a partir desta sexta-feira, dia 17 de fevereiro. O pagamento será realizado no dia 28 de fevereiro.

– Acesse a página da Receita Federal; 
– Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Caso tenha alguma pendência com a Receita, você precisa resolvê-la. Só assim a restituição será liberada.

Como consultar?

Também é possível consultar pelo aplicativo Pessoa Física. Se decidir pelo app, baixe apenas nas lojas oficiais e cheque o nome do desenvolvedor: precisa ser “Governo do Brasil”.Clique em “Consulta Restituição”, selecione 2022 e informe seu CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta informada na declaração. Se você estiver no lote e o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

E se o dinheiro 
da restituição 
não cair?

Basta entrar em contato com o BB para reagendar o crédito dos valores da restituição. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, após esse reagendamento, deverá pedir novamente o pagamento.

Se você não recebeu a restituição do IR em nenhum dos 5 lotes oficiais e nem está no lote residual, provavelmente caiu na malha fina. Segundo a Receita, mais de 1 milhão de contribuintes que fizeram a declaração em 2022 caíram na malha fina.

Não estou no lote residual, e agora?