Ainda não tem título de eleitor?

O prazo máximo para tirar o documento e votar ainda em 2022 está se aproximando.

Saiba como tirar o seu pela internet

Jovens com 16 e 17 anos que queiram votar nas eleições de 2022 podem tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio. A boa notícia é que dá para fazer isso facilmente pela internet.

Adolescentes com 15 anos mas que completarão 16 até o dia 2 de outubro, data do 1º turno da eleição, também podem tirar o título de eleitor.

No Brasil, o voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos. Para pessoas acima dessa idade e com 16 e 17 anos, votar é opcional. A população analfabeta também pode ir às urnas apenas se quiser.

Passo a passo para tirar o título de eleitor pela internet

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Pelo menos quatro fotos serão solicitadas pelo sistema. Elas serão usadas para comprovar a identidade da pessoa.
A primeira delas é uma foto (selfie) segurando um documento oficial de identificação, como RG.

A última foto é de um comprovante de residência.

Depois, é preciso tirar mais duas fotos do próprio documento (frente e verso). Lembre-se que é o mesmo documento usado para tirar a selfie.

Homens com idade entre 
18 e 45 anos 
também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar.

É importante que as imagens estejam totalmente legíveis. Se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Depois de todas as informações serem processadas, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet (Android e iOS).A partir daí, é só usar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.

E-título

Veja como regularizar o seu título de eleitor online.