Quem não conseguiu fazer o processo pelo e-Título precisa regularizar sua situação em até 60 dias.

16 de novembro de 2020

Como justificar o 
voto após as eleições?

O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no dia 15 de novembro de 2020.

A abstenção foi mais alta que em anos anteriores, um fato atribuído principalmente à pandemia: 23,14% dos eleitores não compareceram para votar.E, a não ser que tenham conseguido justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título (que teve oscilações no dia da eleição), a maior parte dessas pessoas precisa regularizar sua situação junto ao Tribunal Superior de Justiça (TSE).

O prazo para justificar o voto é de até 60 dias.

Isso vale para cada um dos turnos – quem faltar nos dois deverá justificar as duas vezes.Prazos finais:
– Primeiro turno: 14 de janeiro
– Segundo turno: 28 de janeiro

Como justificar?

1. e-Título

Mesmo com as oscilações do dia 15, o TSE afirma que é possível fazer a justificativa pelo aplicativo:1. Entre no aplicativo e selecione a seção “Mais opções” no menu inferior;

2. Clique em “Justificativa de ausência” e selecione o turno que não compareceu;


3. Escreva a justificativa e o e-mail nos campos abaixo;
4. Anexe os documentos de comprovação da justificativa.

2. Site do TSE

No site do TSE é possível solicitar um Requerimento de Justificativa Eleitoral. Ele deve ser preenchido e entregue em qualquer zona eleitoral OU enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito.Lembre-se de incluir também a documentação que comprova a justificativa.

3. Sistema Justifica

Este recurso permite apresentar o requerimento pela internet após o dia da eleição. O eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar a documentação que comprove a justificativa.Será gerado um código de protocolo e o requerimento será transmitido à zona eleitoral.