Como fazer um pedido de demissão?

Pedir demissão nem sempre é fácil, mas dá para fazer isso sem gerar desconforto. Confira as principais dicas.

Depois de um tempo na mesma empresa, você decidiu que quer pedir demissão. Mas e agora? Como funciona esse processo? A seguir, confira os principais pontos que você deve considerar ao tomar essa decisão.

Reflita se essa é a hora certa de pedir demissão. Compare as vantagens e desvantagens de sair do seu trabalho e inclua aspectos emocionais e financeiros na balança.

1. Avalie se você realmente quer sair

Se estiver indo para uma nova empresa, veja se é possível conseguir alguns dias de intervalo entre a sua saída e a entrada no novo trabalho. Assim, você descansa um pouco antes de iniciar um novo desafio.

2. Se organize para esse momento

Converse com seu chefe antes de procurar o RH da empresa. Exponha as motivações da sua decisão e seja sincero sobre o que você busca dali em diante.

3. Converse com sua liderança direta

Se a empresa fizer uma contraproposta, peça alguns dias para dar um retorno.Assim, você evita tomar decisões por impulso e consegue avaliar o que vale mais a pena.

4. Avalie uma contraproposta com cuidado

Nem sempre o aviso prévio é necessário. Você pode pedir dispensa na carta de demissão, então tente negociar isso com o RH da sua empresa.

5. Defina o tempo que você continuará na empresa

Em alguns casos essa ponte é feita pela própria chefia. Para oficializar o pedido de demissão, é necessário escrever uma carta de demissão.

6. Formalize o pedido para o RH

Ao pedir demissão, você recebe:– 13º salário proporcional aos meses trabalhados;
– Saldo do salário;
– Valor proporcional às férias vencidas.O seguro desemprego não é válido para quem pede demissão.

Pedi demissão! 
E agora?