Da mesada ao investimento

16 de janeiro de 2021

Saiba como ensinar as crianças a poupar dinheiro

A consciência sobre dinheiro e as noções sobre como poupar precisam começar cedo, porque é na infância que aprendemos valores que levaremos por toda a vida.

Um estudo da Universidade de Cambridge mostra que os conceitos e hábitos financeiros são formados até os 7 anos de idade.

Então, como ensinar crianças a pouparem dinheiro?

Estabeleça um valor e faça com que elas paguem por suas vontades. No caso das crianças menores, as semanadas funcionam melhor. Dessa forma, elas aprendem desde cedo que dinheiro é finito e que é preciso planejamento.

1

Dê mesada ou semanada

Estabeleça metas com eles

2

Toda criança sonha. Isso é natural, esperado e deve ser estimulado. Aproveite-se disso para ajudá-las a traçar metas - quando elas forem atingidas, as crianças terão um estímulo imediato para continuarem poupando: realizar o próximo sonho.

Estabeleça uma porcentagem

3

Seja uma mesada ou um troco, é interessante ensinar aos pequenos a guardarem sempre uma parte do valor.  Se você se perguntou: “por que não tudo?”, a resposta é que isso não seria educação, e sim exagero. É fundamental que as crianças se divirtam. Caso contrário, a missão de economizar não será nada estimulante.

Ensine sobre investimentos

4

Claro que você não precisa discutir renda fixa ou variável com seu filho. O ponto é mostrar, na prática, que o dinheiro pode render. Proponha guardar para a criança parte do dinheiro dela e combine uma data para a devolução. Nesse tempo, aplique o dinheiro em um investimento e retorne com os juros. Quando a criança receber o dinheiro de volta, vai entender que ele pode render – mesmo que sejam centavos. 

Formar crianças conscientes financeiramente representa grande parte de formar adultos mais responsáveis com dinheiro. 🤑

Em outras palavras...