Celular clonado
Celular clonado
Entenda o golpe que invade seu aparelho ou zap - e veja como se prevenir
12 de novembro de 2020
A tal "clonagem" do telefone acontece quando terceiros conseguem usar os serviços do seu aparelho. O nome pode se referir a basicamente dois tipos de golpe:
1- Clonagem do aparelho 2- Clonagem de aplicativos de mensagem
O que é?
1
Clonagem do aparelho
O que é: quando alguém consegue usar a sua linha para fazer chamadas - e você paga a conta.
Ou seja: o celular clonado é o aparelho usado pelo criminoso para fazer ligações como se fosse o aparelho da vítima. COMO?
1
Cada telefone possui uma combinação única de códigos do aparelho e do assinante;
2
Quando o celular é ligado, os códigos são enviados para a rede da telefonia para a autenticação;
3
Criminosos usam aparelhos para interceptar essa comunicação e habilitar os códigos em outro telefone;
4
Quando isso acontece, a operadora não consegue distinguir o aparelho clonado do original: é como se houvesse apenas um.
Segundo a Anatel, esse tipo de golpe não é tão comum por ser mais sofisticado - mas vale ficar de olho. Indícios do golpe: - receber muitas chamadas erradas - ter dificuldades para completar ligações. - créditos acabando muito rápido ou conta chegando mais alta do que de costume.
O que é: quando alguém tem acesso ao seu aplicativo de troca de mensagens e consegue se comunicar com seus contatos como se fosse você.
2
Clonagem de app
O golpe mais comum é o de induzir a vítima ao erro, fazendo com que ela entregue o acesso ao app aos criminosos VEJA COMO >>> =
1
A maioria dos apps de mensagens possui um sistema de verificação por meio de SMS.
2
Se você tentar cadastrar seu número em um novo dispositivo, uma mensagem de confirmação será enviada para o seu telefone .
3
Os criminosos criam um pretexto para entrar em contato com a vítima: uma loja oferecendo uma promoção, uma oportunidade imperdível, um sorteio, uma verificação de segurança da operadora, etc…
4
O próximo passo é dizer que, para confirmar o prêmio/checagem, um código será enviado para o seu telefone - e você precisa repassar esse código a eles.
5
Em paralelo, os próprios criminosos tentam cadastrar o seu app (usando seu número de telefone) em um novo aparelho.
CUIDADO!
6
Com o código, os criminosos conseguem acessar seu cadastro no app e, muitas vezes, se passar por você para pedir dinheiro aos seus contatos.
E ATENÇÃO: Links enviados por mensagem ou redes sociais, também podem ser armadilhas para tentar acessar algum app =
Prevenir?
Como se
1. Desconfie de links, SMS ou mensagens que pedem para você clicar em algo; 2. Nunca passe senhas ou códigos; 3. Ative as camadas de proteção, senha e verificação em múltiplas etapas do seu serviço; 4. Nao deixe o celular desbloqueado em locais públicos, como festas; 5. Em caso de problemas, contate o suporte do app e avise seus conhecidos.