Como funciona um cartão de crédito sem anuidade?

16 de fevereiro de 2021

Um cartão que atenda às suas necessidades e não cobre tarifas abusivas: entenda como funciona e o que você deve saber ao escolher o seu.

Anuidade é aquela famosa tarifa do cartão de crédito cobrada pela maior parte das instituições – ela é uma espécie de manutenção para que o cliente aproveite os benefícios do cartão. E, apesar de nem sempre ser o caso, muitas vezes essa tarifa tem um valor abusivo.

O que é anuidade, exatamente?

Diferentes cartões têm diferentes benefícios. Um cartão black, por exemplo, normalmente tem anuidade, mas se você utiliza com frequência os benefícios oferecidos por ele, a tarifa pode compensar.

Como assim?

Como assim?

O problema é quando as instituições cobram altas taxas de anuidade para cartões com poucos benefícios e sem alternativa gratuita. Quem quer isenção precisa enfrentar o longo e burocrático processo para entrar em contato com o atendimento e conseguir (ou não) um desconto.

A boa notícia é: Existe cartão de crédito sem anuidade. Mas na hora de escolher um é preciso cuidado para não virar refém de tarifas escondidas.

E como funciona um cartão de crédito sem anuidade?

Este tipo de cartão não tem tarifa de manutenção – ou seja, o cliente paga apenas o que gasta nele, além de eventuais juros ou multas, caso atrase o pagamento.

Ele é mesmo gratuito para o cliente?

Depende. É possível, sim, oferecer um cartão de crédito sem anuidade e sem tarifas escondidas, mas nem sempre é o caso. Na hora de contratar um, preste atenção no contrato para evitar “ciladas”.

Várias instituições escondem suas desvantagens em letras miúdas e não são raros os contratos que permitem a cobrança da anuidade após um tempo determinado de uso.

Quer saber mais sobre os tipos de cartão de crédito? Acesse:

👆🏼