Cálculo do Imposto de Renda: entenda como funciona

25 de março de 2021

Ele ajuda a saber se você tem imposto a pagar ou alguma restituição a receber.

Calcular o seu Imposto de Renda pode parecer complicado, mas é importante fazer as contas e saber se vai ser preciso pagar algo a mais na declaração anual. Assim, você consegue se organizar financeiramente para essa despesa ou renda extra. Mas como fazer esse cálculo? 

No momento da declaração do IR, o software gerador da declaração faz o cálculo automaticamente e informa o valor a ser pago ou restituído. Mas também é possível fazer esse cálculo de forma independente. 

Para isso, é preciso somar todos esses rendimentos e tirar desse valor as possíveis deduções.Mas fique atento: o cálculo das deduções varia muito.

Existe uma série de itens que podem ser incluídos como dedução no IR, mas o valor gasto com eles não necessariamente representa o desconto que você terá — normalmente, o desconto é menor, pois existe um teto de dedução.

Além disso, existe uma lista específica de quais gastos são aceitos para dedução.

Vale lembrar que, dependendo da quantidade de deduções, pode valer a pena escolher um tipo específico de declaração do IR. 

Mas não se preocupe: no próprio programa da Receita é possível testar diferentes cenários e ver qual o melhor tipo de declaração para o seu caso.