para NÃO

seguir

Os membros da NuCommunity contaram os piores conselhos financeiros que  já receberam. Vem ver as respostas!

17 de abril de 2021

7 dicas financeiras

Diz aquele velho ditado que, se conselho fosse bom, não se dava – vendia. Mas, quando o assunto é finanças pessoais, o que não falta é gente querendo dar aquela contribuição imperdível que mais atrapalha do que ajuda…

Então, perguntamos aos membros da NuCommunity, a comunidade do Nubank, quais foram as piores dicas financeiras que eles ouviram. Vamos a elas…

1. “A poupança é uma ótima opção de investimento”. 

Temos pelo menos três bons motivos para afirmar que essa NÃO é uma boa ideia. 1. A poupança pode render menos do que a inflação (ou seja, você pode acabar perdendo dinheiro);
2. Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos;
3. Existem opções melhores e tão seguras quanto.

2. “Abra uma conta corrente: tem cartão de crédito e conta ao mesmo tempo”

Pior do que deixar o dinheiro na poupança é deixar ele parado na conta corrente e ainda desembolsar tarifas (em alguns bancos) por isso. É como dar dinheiro para alguém guardar o seu dinheiro no colchão. Faz sentido? Não faz.

3. “É melhor você pagar o mínimo do cartão porque sobra mais dinheiro no mês”

O problema de fazer isso é que, sobre o valor que não foi pago, são cobrados juros que fazem a dívida aumentar com o tempo.Ou seja, você pode até terminar o mês com dinheiro na carteira, mas também terá uma dívida crescente e poderá acabar com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.

4. “Coloque seu dinheiro em capitalização

Quem coloca dinheiro em um título de capitalização se compromete com um valor pago de uma vez ou em parcelas. Durante um certo período, o cliente concorre a prêmios (que não são fáceis de ganhar) e o valor é devolvido com alguma correção.O título NÃO é uma forma de investimento.

5. “Temos que gastar hoje, pois não sabemos o dia de amanhã”

A gente sabe que não é fácil guardar dinheiro – seja porque o dinheiro mal dá para as contas básicas ou porque não fomos ensinados a fazer isso – mas, quando existe essa opção, é essencial se organizar.

6. “Tá sem dinheiro? Passa no cartão”

Quando usado com planejamento, o cartão de crédito realmente ajuda. Mas pode se tornar um problemão se servir para tapar buracos do dinheiro que já acabou.A fatura vai vencer em algum momento e será preciso pagá-la. Caso não tenha, entrará no crédito rotativo – com altas taxas de juros. Disso para as dívidas é um pulo.

7. “Espere a Black Friday para comprar…”

Essa dica financeira ficou por último porque ela não é necessariamente ruim – depende caso a caso.Muitos produtos realmente ficam mais baratos na Black Friday, mas muitos acabam tendo seus preços maquiados para parecerem promoção.Pode ser cilada? Pode! Mas sempre vale a máxima: pesquise muito antes.

Agora que você já conhece alguns conselhos ruins, que tal ler outros que, de fato, vão te ajudar financeiramente?