A Taxa Referencial saiu do zero: veja como ela vai afetar seu dinheiro em 2022

A TR estava zerada desde 2017, mas com a alta da Selic ela ressurge. Entenda o que é essa taxa e o que muda agora.

Quem tem dinheiro na poupança talvez conheça a Taxa Referencial. Ela foi criada em 1991 para ser um índice de referência para outras taxas de juros e controlar a inflação – que naquela década passava dos 2.000%.Você deve estar reconhecendo esse conceito. É isso mesmo, a TR era a taxa Selic dos tempos da hiperinflação, a taxa que guia todas as outras.

Ou seja, a TR também tinha a missão de corrigir o dinheiro e amenizar, assim, a perda do poder de compra das pessoas naquela época.Só em 1999 é que a TR foi substituída pela taxa Selic como taxa de referência para a economia.

Apesar de a taxa Selic ter tomado o lugar da TR, ela ainda é usada para corrigir alguns investimentos, como a poupança. Ela também corrige o saldo das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e é usada em algumas modalidades de financiamento de casa.

Quem calcula a TR é o Banco Central, e ele considera como base para fazer essa conta os juros dos títulos públicos. Por isso, a TR tem uma relação indireta com a Taxa Selic. Com os juros abaixo de 8,5%, a TR estava zerada desde 2017. Em dezembro de 2021, contudo, a Selic passou de 7,75% para 9,25%. E a TR saiu do limbo.

Com essa atualização, veja como ficam a poupança, o FGTS e os financiamentos imobiliários agora.

Segundo o Banco Central, a TR que ficará vigente de 10 de dezembro de 2021 até 10 de janeiro de 2022 será de 0,0436%. Esse valor é atualizado diariamente pelo BC. Ou seja, a taxa a partir do dia seguinte, dia 11 de dezembro, por exemplo, já é outra.

O que acontece com a poupança?

Com a Selic acima de 8,5%, a poupança passa a valer 0,5% + TR . Ou seja, o rendimento de quem colocou dinheiro na caderneta no dia 10/12 será 0,5436% sobre o saldo nos próximos 30 dias. Como a taxa varia diariamente, o valor mensal também vai mudar.

Com a TR saindo do zero também aumenta o rendimento do saldo do FGTS, que é de 3% ao ano mais a remuneração mensal da TR. Com saldo maior, o trabalhador também deve receber mais lucros do fundo – pagos uma vez por ano.

O que acontece com o FGTS?

Algumas modalidades de financiamento imobiliário estão atreladas à TR. É o caso dos contratos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), da Caixa, em que as parcelas são corrigidas por juros fixos mais a TR. Ou seja, quem tem esse tipo de contrato vai pagar mais.

Como ficam os financiamentos de casa?

Quer saber como devem ficar os investimentos em 2022 depois da alta da Selic?

👆🏼