9 respostas sobre o Pix para empresas

27 de janeiro de 2021

Tire suas dúvidas sobre os pagamentos instantâneos e entenda como eles podem impulsionar seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Pix, chegou a hora de entender como funcionam os pagamentos instantâneos e como eles podem ajudar sua empresa.

1. O que é Pix?

Pix é um novo meio de pagamentos do Banco Central que permite transferências e pagamentos em tempo real – em qualquer dia e horário e para qualquer instituição financeira.

1. O que é Pix?

Com ele, pessoas físicas e jurídicas ganharam mais uma opção para enviar e receber dinheiro além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.

2. Como usar o Pix?

O Pix pode ser encontrado no aplicativo de sua instituição financeira e em outros canais que estiverem disponíveis, como internet banking e caixa eletrônico.

2. Como usar o Pix?

As transferências e pagamentos podem ser feitas usando os dados da conta – como no TED e DOC –, por QR Code ou pelas chaves Pix.

3. O que são as chaves Pix?

As chaves Pix são como apelidos utilizados para identificar a conta de uma pessoa nas transações do Pix.

3. O que são as chaves Pix?

Em vez de fornecer os dados da conta, basta informar a chave, que pode ser: 👉🏽 CNPJ ou CPF; 👉🏽 E-mail; 👉🏽 Número de telefone celular; 👉🏽 Chave aleatória.

3. O que são as chaves Pix?

O cadastro das chaves pode ser feito pelo app de sua instituição financeira. Mas, atenção: não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta.

4. O Pix é seguro?

Sim! As transações do Pix contam com as mesmas medidas de segurança já adotadas nas transações de TED e DOC, por exemplo – como forma de autenticação e criptografia.

5. Quanto tempo leva um Pix?

As transações do Pix acontecem de forma instantânea – são até 10 segundos entre o dinheiro sair da conta do pagador e cair na conta do recebedor.

6. Quais as vantagens do Pix para empresas?

👉🏾 Os pagamentos entram direto na conta da empresa em poucos segundos – em qualquer dia e horário;

6. Quais as vantagens do Pix para empresas?

👉🏾 Os custos são menores do que de outros meios de pagamento – ou gratuitos, como no Nubank.

6. Quais as vantagens do Pix para empresas?

👉🏾 Mais facilidade para controlar o fluxo de caixa com o dinheiro entrando na conta em tempo real.

7. Como receber via Pix?

👉🏼 Informando uma chave Pix registrada em sua conta; 👉🏼 Gerando um QR Code para ser compartilhado com o pagador; 👉🏼 Compartilhando os dados da conta (como num TED ou DOC).

7. Como receber via Pix?

Uma vez que o pagamento é feito, ele leva segundos para ser creditado na conta do recebedor – independentemente do dia ou horário.

8. Como pagar via Pix?

👉🏼 Usando uma chave Pix do recebedor; 👉🏼 Lendo um QR Code com a câmera do smartphone; 👉🏼 Informando os dados da conta recebedora (como se faz com uma TED).

8. Como pagar via Pix?

Tudo isso pode ser feito na área do Pix no app de sua instituição financeira em outro canal disponível, como internet banking.

9. Quanto custa o Pix para empresas?

A tarifação do Pix para pessoas jurídicas – exceto MEIs – fica a cargo das instituições financeiras. No Nubank, por exemplo, clientes PJ não pagam nada para receber ou transferir via Pix.

Quer saber mais? Veja um guia completo sobre Pix para empresas

👆🏼