7 dúvidas respondidas sobre Open Banking

18 de maio de 2021

Esse sistema é seguro? Já está funcionando no Brasil? Veja a seguir a resposta para essas e outras perguntas.

Na tradução literal significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”.  Imagine todo o histórico de crédito construído ao longo de anos com um banco – as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos...

Open Banking? O que é isso?

Com o Open Banking, o cliente consegue pegar todas essas informações e levá-las para onde quiser, sem ter que começar um relacionamento do zero com uma nova instituição.

A seguir, veja a resposta para sete perguntas sobre o Open Banking.

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Quais são as vantagens do Open Banking?

– Mais liberdade e autonomia para os clientes: Hoje, a burocracia interna das instituições é uma barreira enorme na hora de tentar mudar de banco.

– Menos custos:  O sistema é muito mais integrado, permitindo cortar intermediários e tornar processos mais rápidos e baratos.

– Mais competição:  Se fica mais fácil para uma pessoa trocar de banco, as instituições terão que trabalhar melhor para manter seus clientes satisfeitos, estimulando a criação de novos produtos e taxas mais baixas.

E quanto maior o tempo de relacionamento com uma instituição, mais informações ela tem a respeito do cliente. Ao migrar, pelo menos parte dessas informações se perde. Com o Open Banking, o cliente não fica preso a esse sistema.

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Para que serve o Open Banking?

A ideia é trazer mais competitividade ao sistema financeiro e fazer com que os consumidores tenham maior autonomia sobre o seu dinheiro e também acesso a mais opções de produtos e serviços, com menos custos e mais transparência.

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A resposta curta é: sim! De acordo com o Banco Central, as instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.

O Open Banking é seguro?

Open Banking não significa que os dados de todo mundo são públicos mas, sim, que as pessoas têm controle para levá-los para onde quiserem.

Isso se dá por meio de APIs, uma tecnologia que permite que “essa conversa” aconteça de forma mais simples e barata.

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O que são as APIs do Open Banking?

API é uma sigla para application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Ela é uma espécie de área compartilhada em que os sistemas, ou softwares, conseguem se comunicar entre si.

Vários sites usam as APIs abertas de redes sociais pra criar formas mais rápidas de cadastro. É por isso que você consegue fazer login em algumas páginas usando um perfil de rede social. Assim, você não precisa preencher todas as suas informações novamente - mas isso só funciona se o usuário permitir essa integração.

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O Open Banking é gratuito?

Sim! O consumidor não terá nenhum custo ao solicitar o compartilhamento dos seus dados de uma instituição para outra. Ou seja, o banco transmissor da informação não poderá fazer cobranças diretas.

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O Open Banking já está funcionando no Brasil?

A primeira fase teve início no dia 1/02. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito.

Na segunda fase, que começa no dia 15/07, o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à conta. Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.

Na terceira fase, com início em 30/08, vai ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco. Os clientes poderão compartilhar o histórico de informações financeiras e terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito por um aplicativo de mensagem, por exemplo.

Na última fase, que terá início em 15/12, será possível compartilhar outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

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O Open Banking considera o histórico antigo e o atual?

Sim. Todo o seu histórico de crédito é levado em conta. Ou seja, as informações consideradas não são apenas a partir da implementação do sistema do Brasil mas suas movimentações antigas também.

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