6 mitos do

para não acreditar

Fazer cadastro é obrigatório? Tem cobrança? Esclarecemos o que é fato e o que é fake.

27 de novembro de 2020

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, começou a funcionar em novembro.

A proposta é que ele seja uma alternativa aos meios já existentes –como TED, DOC e boleto.

1

2

Instantâneo: a regra é demorar até 10 segundos para o dinheiro cair.Prático: com as chaves, não é necessário passar aquele monte de dados para receber por ele.Disponível 24/7: incluindo feriados e madrugadas.Gratuito: exceto em alguns casos, não há cobrança para pessoas físicas usarem.

3

4

As principais vantagens do Pix:

Certas regras do Pix ainda causam um pouco de confusão para algumas pessoas.A seguir, veja a explicação para mitos comuns.

1

Cada banco vai ter a sua versão do Pix?

Não! O Pix é um sistema único. Ele é como um TED ou DOC: não existe um banco dono do meio de pagamento TED, certo? Da mesma forma, todas as instituições com mais de 500 mil clientes precisam oferecer essa opção nos seus canais – 
app ou site, por exemplo.

2

TED, DOC e boletos vão desaparecer?

Não – o Pix é mais uma opção. Os outros meios seguem existindo. Vale lembrar que ele tem vantagens em relação aos outros, como a disponibilidade e praticidade.

3

É obrigatório se cadastrar para usar o Pix?

Não há cadastro para o Pix. Você não precisa fazer nada para poder usá-lo. O que é possível é cadastrar chaves – um “apelido” que você pode usar caso não queira passar todos os seus dados. A chave pode ser seu e-mail ou CPF, por exemplo.

4

Não. Existe apenas um limite máximo de chaves por conta – cinco para pessoa física e 20 para pessoa jurídica.Lembrando: além de CPF, CNPJ, telefone e e-mail, é possível também gerar chaves aleatórias. Elas são conjuntos de letras e números que identificam a sua conta e não há limite para sua criação.

Tem um número máximo de chaves que posso gerar?

5

Preciso registrar a chave no banco em que cai meu salário?

Não! Pode cadastrar chaves nas contas que preferir. Nenhum banco pode te obrigar a fazer o cadastro para usar o Pix.

6

Na maioria dos casos, não. As exceções para pessoa física e MEI são:–> Fazer um Pix por canal presencial ou pessoal (como caixa ou telefone) quando houver a opção digital.–> Receber um Pix como pagamento de produto ou serviço.Para PJs, a cobrança varia de acordo com a instituição. No Nubank, é gratuita.

O banco pode me cobrar pelo uso do Pix?