6 dicas financeiras pra não seguir, segundo a comunidade do Nubank

8 de dezembro de 2020

A NuCommunity é a comunidade do Nubank com mais de 100 mil pessoas. Perguntamos por lá qual foi o pior conselho financeiro que as pessoas já receberam. Confira algumas respostas a seguir.

1- “A poupança é uma ótima opção de investimento”

Se, em algum momento, te disserem que a poupança é uma ótima opção de investimento, desconfie! Temos pelo menos três bons motivos para isso →

1. A poupança rende apenas 70% da Taxa Selic – enquanto outros investimentos de renda fixa rendem muito próximo de 100%; 2. Tem que esperar o aniversário do depósito para resgatar os rendimentos; 3. Existem opções melhores e tão seguras quanto.

2- “Abra uma conta corrente: tem cartão de crédito e conta ao mesmo tempo”

Se tem uma coisa pior do que deixar o dinheiro na poupança é deixar ele parado na conta corrente e ainda desembolsar tarifas por isso. É como pagar para alguém guardar o seu dinheiro no colchão. Faz sentido? Não faz.

3- “É melhor você pagar o mínimo do cartão porque sobra mais dinheiro no mês”

Muita gente realmente acredita que é melhor pagar apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito e ficar com dinheiro no bolso. O problema é que, sobre o valor que não foi pago, são cobrados juros que fazem a dívida aumentar mais e mais com o passar do tempo.

Ou seja, você pode até terminar o mês com dinheiro na carteira, mas também terá uma dívida crescente e poderá acabar com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.

4- “Coloque seu dinheiro em capitalização”

De forma geral, quem coloca o dinheiro num título de capitalização se compromete com um valor que deve ser pago de uma vez só ou em parcelas. Em troca, o título pode oferecer sorteios – como prêmios em dinheiro – durante um período determinado. Ao final desse prazo, o cliente pode resgatar o dinheiro que guardou com alguma correção.

Mas é preciso cuidado: as chances de ganhar prêmios não são altas e o título de capitalização não é uma forma de investimento. 

5- “Temos que gastar hoje porque não sabemos o dia de amanhã”

A gente sabe que não é fácil guardar dinheiro – seja porque o dinheiro mal dá para as contas básicas ou porque não fomos ensinados a fazer isso – mas, quando existe essa opção, é essencial se organizar.

Você pode começar pensando num objetivo para o seu dinheiro: ter uma aposentadoria mais tranquila? Fazer uma viagem? Abrir o próprio negócio? Isso vai te motivar a guardar dinheiro sempre que possível e investir no seu presente de amanhã.

6- “Tá sem dinheiro? Passa no cartão”

Quando usado com planejamento, o cartão de crédito realmente ajuda. Mas, quando ele vira uma forma de tapar os buracos do dinheiro que já acabou, pode virar um problema sério. 

Afinal, a fatura vai vencer em algum momento e você vai precisar ter dinheiro para pagá-la. Caso não tenha, entrará no crédito rotativo – que tem uma das maiores taxas de juros do mercado. Daí para virar uma bola de neve de dívidas é um passo.

Por isso, antes de passar no cartão, veja se terá dinheiro para pagar a fatura.