Black Friday: 5 sinais de um site falso

Das passagens de avião aos eletrodomésticos, tem sempre alguma promoção que salta aos olhos. Mas como saber se uma oferta é mesmo confiável?

A Black Friday se aproxima, e, com ela, vêm os descontos, ofertas e... golpes. Criminosos criam sites falsos que se parecem com os de lojas conhecidas para conseguir dinheiro ou acesso às informações das vítimas.

A seguir, veja 5 sinais de um site falso e aproveite a Black Friday sem cair em ciladas.

1. Caracteres extras no domínio e URL

Golpistas costumam usar a mesma identidade visual e variações de nomes de lojas conhecidas em sites falsos (colocando uma letra ou palavras a mais, por exemplo). Por isso, antes de inserir qualquer informação sua em um site de compras, dê uma olhada na URL dele.

2. Página desprotegida

Verifique se o site possui criptografia. Sites seguros geralmente possuem as letras http e https, além de um cadeado no início do endereço.

Uma passagem para Nova Iorque por R$ 100,00 pode até existir em alguma promoção maluca, mas em casos de descontos absurdos é importante checar as informações do site antes de realizar o pagamento.

3. Bom demais para ser verdade

4. Dados divergentes no pagamento

Sabe quando um desconto é ainda maior se o pagamento for via boleto, Pix ou transferência? Preste atenção nos dados de quem receberá o pagamento e desconfie quando o nome for diferente do anunciante.

5. Pede dados desnecessários

Para que um site de vendas de produto precisaria saber a senha do aplicativo do seu banco? Ou do seu cartão? Informações confidenciais, como senhas, nunca devem ser compartilhadas com ninguém.

Como saber se um site é confiável?

Se você suspeitar de alguma promoção, pesquise sobre a loja e busque informações sobre sua reputação. Sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br são bons aliados para descobrir se uma empresa realmente existe – e se ela é ou não confiável.

Quer saber mais sobre como comprar com segurança na Black Friday?

👆🏼