5 das maiores dúvidas sobre empréstimo em 2020

31 de dezembro de 2020

Confira respostas para algumas das maiores buscas na internet sobre empréstimos. 

Empréstimo é um valor que o banco ou instituição financeira disponibiliza para o cliente por um determinado período. Por ser um dinheiro emprestado, ele precisa ser devolvido – em parcelas e com juros, dependendo da quantia solicitada.

1. O que é um empréstimo?

2. Como é feito um empréstimo?

Na instituição financeira escolhida, o cliente recebe uma quantia em conta e precisa devolvê-la para a instituição de acordo com o prazo determinado, com juros.

3. Como é feito um empréstimo online?

A contratação é feita pela internet, sem a necessidade de ir até agências físicas de bancos ou instituições financeiras, e em muitos casos pode ser mais transparente visualizar os juros que você vai pagar por eles. Mas é sempre importante ficar de olho nas letras miúdas do contrato!

O empréstimo online pode ser uma forma de facilitar o acesso a esse tipo de produto – já que mais da metade dos brasileiros ainda tem dificuldade para acessar um empréstimo. Calcule sempre o custo total e leia com atenção as cláusulas antes de se comprometer. 

4. Como pagar um empréstimo?

O valor da parcela deve ser depositado todo mês na conta na qual você solicitou o empréstimo.Vale dizer que para realizar o pagamento do seu empréstimo em carnê ou boleto é necessário fazer o pedido do crédito em uma instituição financeira que permita este tipo de opção.

5. Quais as taxas do empréstimo?

Além dos juros, as instituições podem cobrar multas e tarifas ligadas ao empréstimo. A melhor maneira de se prevenir de surpresas é ler o CET – o Custo Efetivo Total do empréstimo. Ele precisa estar no contrato. Leia com atenção antes de assinar.