5 coisas para saber antes de financiar um imóvel

Veja como funciona o processo para financiar uma casa e saiba por onde começar.

Se o seu sonho é comprar uma casa, mas pagar à vista não é uma opção viável para você, é importante entender como financiamentos imobiliários funcionam.

Para ter total controle dessa decisão e fazer a escolha certa, veja, a seguir, o passo a passo para comprar um imóvel financiado.

O primeiro passo para financiar um imóvel é calcular se você consegue comprometer parte da sua renda por muitos e muitos anos para quitar o financiamento.

1

Avalie a sua situação financeira

Esse é um compromisso financeiro muito importante, por isso é fundamental fazer uma avaliação realista da situação antes de tomar alguma decisão. 

Até um financiamento ser aprovado pode demorar. Esse tempo até a aprovação varia muito. Pode levar semanas ou até meses. Tenha isso em mente na hora de financiar.

2

Leve o tempo em consideração

É importante entender as condições de financiamento nas diferentes instituições. Faça simulações, confira as que oferecem melhor forma de pagamento, menores juros e maiores prazos.

3

Pesquise condições e instituições

Depois de avaliar a melhor instituição, entre em contato para dar entrada no financiamento. Nesta etapa são necessários muitos documentos e um pouco de paciência. 

4

Dê entrada no financiamento

É importante destacar que o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda familiar bruta. Ou seja, a instituição vai verificar seus comprovantes de renda para aprovar o financiamento.

Caso o financiamento seja aprovado, a instituição deve avaliar o imóvel para confirmar o valor e fazer o contrato que precisa ser assinado pelo comprador, pelo vendedor, registrado em cartório e devolvido à empresa. 

5

Aguarde a avaliação do imóvel e contrato

Pronto! Depois dessas 5 etapas , o crédito do financiamento é liberado, o vendedor recebe o dinheiro e o comprador começa a pagar pelo financiamento.

Saiba tudo sobre financiamento imobiliário.

👆🏼