Você sabe identificar esses 4 sinais de um golpe?

26 de outubro de 2021

Toda hora surge um golpe diferente, mas existem semelhanças entre eles. Conheça os principais sinais de um golpe e entenda como se prevenir.

Golpe do motoboy, do novo número, do funcionário de banco, boletos, pagamentos e anúncios falsos, esquemas de pirâmide… 

A lista é extensa, mas todos compartilham a mesma lógica: seja pessoalmente ou online, golpistas aplicam uma técnica de manipulação chamada de “engenharia social” para enganar suas vítimas.

Em outras palavras, o que os criminosos fazem é criar confiança para induzir suas vítimas a fornecer informações, executar alguma ação ou tomar decisões no impulso.

A boa notícia é que existem alguns indícios que podem te ajudar a perceber uma tentativa de golpe e se livrar de uma cilada antes que ela aconteça. Confira a seguir alguns dos principais sinais de que algo está errado.

Em tempos de crise, os golpistas se aproveitam da fragilidade das vítimas para aparecer com soluções e promessas que resolveriam seus problemas financeiros de uma hora para outra.

1. Parece bom demais para ser verdade

Por isso, na dúvida, é importante ligar o “desconfiômetro” e tentar entender mais sobre aquilo que estão te oferecendo. Muitos esquemas fraudulentos surgem de propostas que parecem boas, mas que, na verdade, só vão te prejudicar.

Outro artifício usado é o senso de urgência. Pessoas com pressa tendem a agir antes de pensar e podem tomar decisões precipitadas, já que, sem tempo para refletir sobre a situação, o impulso fala mais alto.

2. Tudo é urgente

Desconfie de contatos que peçam informações demais sobre você. No caso de mensagens e e-mails, fique atento ao remetente e confira se quem enviou é de confiança.

3. Pede informações desnecessárias

No caso de ligações feitas por funcionários de instituições, se você não tiver certeza de que está falando com alguém que realmente representa a empresa, desligue a chamada e tente ligar para um número oficial.

Cuidado ao clicar em links que te redirecionam para uma página de downloads. Existem softwares maliciosos que podem roubar os seus dados, então é preciso estar alerta ao baixar arquivos. 

4. Obriga a baixar um arquivo

Ao baixar aplicativos, use apenas as lojas oficiais: praticamente todos os apps podem ser baixados nas lojas dos sistemas operacionais iOS e Android.

Esse conjunto de fatores são importantes para ficar alerta, pensar com cuidado e manter a calma antes de agir, mas cada caso precisa ser analisado de maneira isolada. 

Isso não quer dizer que essas situações sempre serão golpes.

Veja mais conteúdos pra ter uma vida online segura

👆🏼