10 termos e palavras para entender o mundo das criptomoedas

Assim como qualquer mercado, o de criptomoedas tem suas regras, termos e especificidades. Confira, ao lado, os principais termos e palavras para você conhecer melhor esse universo antes de colocar dinheiro nele.

1

São criptomoedas alternativas ao bitcoin. Ou seja, elas têm redes blockchain independentes, mas muitas surgiram a partir do código do próprio bitcoin. Na prática, todas as criptos são altcoins.

Altcoin

2

O termo se refere ao máximo valor alcançado por uma criptomoeda, ou seja, ao seu maior valor histórico. O ATH do bitcoin, por exemplo, aconteceu em 2021, quando a cripto atingiu US$ 67 mil.

ATH 
(All Time High)

Essas informações são carregadas em blocos de códigos gerados online.

3

Blockchain

É um sistema que funciona como se fosse um grande banco de dados, onde é possível enviar ativos digitais sem intermediários e de qualquer lugar do mundo.

Criptoativo é um ativo digital que não funciona em uma rede blockchain. Na prática, ele pode ser qualquer coisa que tenha valor no mundo real e que pode ser representado digitalmente.

4

Criptoativos

Criptomoeda é o nome genérico para moedas digitais. Elas não são impressas, só existem no mundo online e não existe um banco central ou governo que controle a criação e a circulação desses ativos digitais.

5

Criptomoedas

Já ouviu aquelas histórias de pessoas que perderam a senha de suas criptos e, por isso, perderam muito dinheiro? Essa senha é a chave privada. Ela é um código, com números e letras. Com ela, você tem acesso as suas criptos.

6

Chave privada

No mercado de cripto, a chave pública funciona de forma parecida ao Pix. Você pode criar várias chaves públicas a partir de uma chave privada. Com elas, outras pessoas podem transferir ativos para a sua carteira que está na blockchain.

7

Chave pública

Quem minera criptomoedas, em geral, recebe criptos como recompensa. No caso do bitcoin, essa recompensa vai diminuindo a cada quatro anos. Esta redução se chama halving.

8

Halving

Assim como existe o IPO (Oferta Inicial Pública) na Bolsa, também existe uma oferta inicial no mercado de criptos. Uma ICO é como uma pré-venda. Em geral, quando isso acontece, é porque a criptomoeda é uma fonte de financiamento de algum projeto ou empresa.

9

ICO 
(Initial Coin Offering)

O market cap é a capitalização de mercado, ou seja, é o valor de mercado de um ativo. Na prática, é o valor unitário do ativo multiplicado pela quantidade dele no mercado.

10

Market cap

Leia o dicionário completo de criptomoedas e conheça 33 termos e palavras desse universo.