Pular navegação

Vale a pena pedir empréstimo para a Black Friday?

Resposta: na maioria das vezes, não! Entenda porque contratar um empréstimo para aproveitar as promoções oferecidas provavelmente não é uma boa ideia.

Vale a pena pedir empréstimo para a Black Friday: Helicoptero carregando um cifrão pendurado

Nessa época do ano é quase impossível não se deparar com um anúncio que te promete "Tudo com até 50% de desconto". As ofertas vão desde roupas e acessórios, até eletrodomésticos, viagens e serviços prestados.

Talvez você queira aproveitar essas promoções, mas o orçamento está curto. Então, para não ficar de fora da Black Friday, passa pela sua cabeça pedir um empréstimo a uma instituição financeira.

Bom, a gente adianta: pedir empréstimo apenas para curtir a Black Friday não é uma boa ideia. Veja alguns pontos que devem ser considerados:

Planeje seu orçamento

Geralmente as pessoas contratam empréstimos para realizar sonhos, como viagens e compra de imóveis, por exemplo, e também para lidar com imprevistos (como  emergências médicas).

Por isso, antes de fazer um empréstimo às pressas só para aproveitar a Black Friday, faça as contas e pergunte a si mesmo:

  • Quanto você pode comprometer da sua renda mensal nas parcelas?
  • Quais as taxas de juros do empréstimo?

Se organize para conseguir pagar o que comprar

Aqui, o ideal é saber quanto você pode comprometer do seu limite do cartão de crédito na Black Friday. Tenha em mente que: todas as transações feitas antes da data de fechamento da sua fatura irão entrar na sua fatura atual (que aparece em azul).

Ou seja, ao pedir um empréstimo, lembre-se que as parcelas também devem ser pagas mensalmente. Então, antes de pedir dinheiro emprestado a uma instituição financeira, verifique se você vai conseguir arcar com todos os pagamentos sem ter dor de cabeça depois.

Confira se o desconto da compra vale a pena

O desconto oferecido na Black Friday é mesmo imperdível? Ele compensaria os juros que você pagará por um empréstimo, por exemplo?

Verifique se o estabelecimento oferece desconto para pagamento à vista e, se não for o caso, certifique-se de que as parcelas cabem no seu orçamento (lembre-se: o final do ano é uma época de muitos gastos).

Dica: com o cartão Nubank, você pode parcelar uma compra e depois ganhar desconto ao antecipar as parcelas no app do Nubank. E ainda pode concorrer a prêmios com a promoção "N Chances de Ganhar".

Resumindo: só faça um empréstimo se você realmente precisar. Caso contrário, vale se planejar e se organizar melhor para aproveitar promoções no futuro.

Quer saber mais como se preparar para a Black Friday? Leia:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.