Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Informe de rendimentos d...

Informe de rendimentos da NuInvest: veja como declarar seus investimentos no IR

O relatório com informações para declarar investimentos no Imposto de Renda estará disponível para todos os clientes até o dia 25 de fevereiro. Saiba como usar esse material.



informe de rendimentos NuInvest

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro. E, quando chega a temporada de declaração do Imposto de Renda, sabemos que o excesso de informações (muitas vezes complexas) pode gerar confusão. Por isso, elaboramos o informe de rendimentos da NuInvest para ser o mais simples possível.

Todos os clientes que fizeram investimentos distribuídos pela NuInvest em 2021 já podem acessar seu informe de rendimentos. Quem tiver produtos no Nubank terá acesso também a um outro informe, com as informações sobre esses produtos (veja mais sobre ele aqui).

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

O processo para declarar investimentos no IR parece complexo, mas, com as informações em mãos, é simplesmente uma questão de saber o que deve ser preenchido e onde. Confira, abaixo, mais detalhes sobre o informe de rendimentos da NuInvest.

Importante: o texto abaixo é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Para quê serve o informe de rendimentos? 

O informe de rendimentos de uma instituição é um documento com informações importantes para você declarar o Imposto de Renda. Ele detalha não apenas o que você tem em uma instituição, como o Nubank ou a NuInvest, mas também indica onde inserir as informações no sistema da Receita. 

O documento traz as seguintes informações:

  • Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição; 
  • Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes ou cônjuge, caso o informe seja deles;
  • Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm incidência de Imposto de Renda;
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm incidência de Imposto de Renda definitiva na fonte ou no momento da liquidação;
  • Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos etc.

Cada item do informe representa o campo referente no sistema da Receita Federal. No programa do IR, você vai ver que existem fichas com estes mesmos nomes. Ou seja, com o informe em mãos, fica mais fácil declarar o que você tem no Nubank e na NuInvest.

A declaração do Imposto de Renda é o momento em que o governo faz uma checagem do quanto cada pessoa recebeu e gastou naquele período e se as suas contribuições com o IR estão corretas. Por isso, os valores devem ser exatos e especificados.

Veja os erros mais frequentes ao declarar investimentos no IR

Como acessar o meu informe de rendimentos?

O principal caminho para acessar o informe de rendimentos da NuInvest é pelas nossas plataformas. Por lei, as instituições financeiras têm até o último dia útil de fevereiro para disponibilizar os dados. Estamos liberando essas informações aos poucos e, até o dia 25 de fevereiro, todos os nossos clientes terão acesso aos seus informes. 

A NuInvest é a corretora responsável por distribuir a maioria dos investimentos do Nubank. Isso inclui todos os investimentos que estão dentro do aplicativo e plataforma web da própria NuInvest, além de ações, BDRs, ETFs e CDBs disponíveis no app do Nubank.

Ou seja: pode ser que você seja cliente NuInvest e faça seus investimentos por essa plataforma. Mas pode ser, também, que você faça certos investimentos pelo aplicativo do Nubank e, ainda assim, eles estarão no informe da NuInvest.

Veja como pedir o seu informe em cada situação.

Uso apenas o aplicativo e site da NuInvest

Neste caso, você poderá acessar o informe tanto pelo app NuInvest quanto pela plataforma web. Para isso, basta seguir o passo a passo:

Informe NuInvest pelo aplicativo:

  • Abra seu app NuInvest;
  • Selecione a opção “Mais” e depois clique em “Extrato e relatórios”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2021) e clique em “Gerar”;
  • Seu informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado na NuInvest.

Informe NuInvest pela plataforma web:

  • Acesse o site da NuInvest e faça o login;
  • Selecione a opção “Mais” e depois vá em “Relatórios”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2021) e clique em “Baixar”;
  • Será feito o download do seu informe de rendimentos no formato PDF.

Uso apenas o aplicativo do Nubank

Se você usa apenas o aplicativo do Nubank no seu dia a dia e investiu em CDBs e/ou na Bolsa de Valores (ações, BDRs e ETFs) pelo aplicativo do Nu, as informações sobre estes investimentos estarão no informe de rendimentos da NuInvest.

Isso acontece porque a NuInvest é a corretora responsável pela distribuição desses investimentos no app do Nu.

Basta entrar no app do Nu e seguir o passo a passo abaixo para pedir o envio dos dois informes (Nubank e NuInvest).

Veja o passo a passo para solicitar o informe de rendimentos no aplicativo do Nubank:

  • Abra o seu app do Nubank;
  • Clique em “Informe de rendimentos’’;
  • Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2021”;
  • Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  • Prontinho! O informe de rendimentos da NuInvest será enviado para o seu e-mail.

E os fundos da família Nu Seleção?

Os fundos Nu Seleção (Cautela, Equilíbrio ou Potencial) são distribuídos por outra empresa do grupo do Nubank. Então, se você investiu em algum deles em 2021, tanto os rendimentos como o valor total investido constarão no informe de rendimentos do Nubank. Esse outro informe também pode ser solicitado pelo aplicativo do Nu. Para isso, basta seguir o passo a passo acima. 

Uso os aplicativos do Nubank e da NuInvest:

Existem dois casos possíveis: um deles é o de pessoas que têm conta tanto no Nubank quanto na NuInvest, e usam produtos a partir das duas plataformas; e o outro é o de pessoas que investem em produtos da corretora NuInvest pelo app do Nubank (como CDBs, BDRs, ETFs e ações), como falamos acima.

Neste segundo caso, apesar de fazer tudo pelo Nubank, você precisa do informe de rendimentos da NuInvest para declarar esses investimentos específicos.

Em ambos os casos, você deve entrar no aplicativo do Nubank para solicitar o envio dos dois informes – do Nubank e da NuInvest – para o seu e-mail.

Até o dia 25 de fevereiro, a opção para fazer essa solicitação estará disponível no app do Nubank. Estamos liberando os informes aos poucos mas não se preocupe, quando tudo estiver pronto para você fazer a solicitação, nós vamos enviar um e-mail para te avisar. 

O passo a passo para pedir os informes pelo app do Nubank é:

  • Abra o seu app do Nubank;
  • Clique em “Informe de rendimentos’’;
  • Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2021”;
  • Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  • Prontinho! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Importante: você pode pedir os informes de rendimentos tanto da corretora NuInvest quanto do Nubank direto pelo aplicativo do Nu, quantas vezes precisar. Para pegar uma nova via, basta seguir as mesmas instruções acima.

Para conseguir solicitar seus documentos no aplicativo do Nubank, garanta que seu app esteja atualizado com as versões mínimas abaixo: 
– Android: 7.28.6
– iOS: 7.6.8 (15)

Como ler o informe de rendimentos da NuInvest?

Identificar as informações do informe de rendimentos da NuInvest é simples. Logo na parte de cima, você vai encontrar todos os dados da NuInvest, como nossa razão social, CNPJ e endereço. Logo abaixo estão os seus dados: nome completo e CPF.

Informações consolidadas

Na seção “Informações consolidadas”, você encontra um resumo de todos os seus investimentos na NuInvest. Todas as informações que estão nesta parte do informe precisam obrigatoriamente entrar na sua declaração de IR.

Os dados sobre os seus investimentos estão divididos entre “Rendimentos isentos e não tributáveis”, “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva” e “Bens e direitos”.

Confira o que significa cada um deles: 

  • Rendimentos isentos e não tributáveis: são aqueles livres de Imposto de Renda, como ganhos com LCIs e LCAs, CRIs e CRAs, debêntures incentivadas e ganhos com ações abaixo do limite de negociação de R$ 20 mil por mês, por exemplo.
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva: são aqueles tributados na fonte, ou seja, não exigem que o investidor pague Imposto de Renda via DARF, como alguns fundos de investimento e Tesouro Direto. Nesta modalidade, o imposto é descontado diretamente na sua conta da corretora no momento do resgate.
  • Bens e direitos: nesta parte, você encontra um resumo de tudo que tem na sua carteira NuInvest, dividido entre fundos de investimento, renda fixa, renda variável, Tesouro Direto, saldo em conta, créditos em trânsito (compras efetuadas nos últimos dias do ano e que não foram liquidadas antes do fechamento do ano-calendário) e imposto retido na fonte. 
  • Renda variável: este campo traz informações sobre os seus investimentos em renda variável, como a parcela do imposto retido na fonte. Porém alguns dados que precisam ser declarados devem ser levantados pelo próprio investidor. Entre eles estão as vendas que foram realizadas, ganhos e prejuízos, custo médio das ações, corretagem e outras taxas, entre outras. Aqui você encontra mais detalhes sobre tudo o que precisa ser declarado na seção de renda variável do sistema da Receita. 

Informações detalhadas 

Como o próprio nome diz, esta seção do informe de rendimentos mostra todos os detalhes dos investimentos que você tem na NuInvest. Aqui você vai encontrar a mesma divisão usada anteriormente: “Rendimentos isentos e não tributáveis”, “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva” e “Bens e direitos”.

Começando pelos rendimentos isentos, é mostrada uma lista das suas aplicações, com detalhes como nome do produto, data de vencimento (quando houver), rendimento líquido, valor total e o tipo de rendimento, com o código para declaração no sistema da Receita. 

As mesmas informações estão disponíveis na seção “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”. É muito importante se atentar aos valores descritos e os tipos informados no informe, pois essas informações serão usadas na sua declaração de IR.

Em “Bens e direitos”, você vai encontrar o saldo que você tinha em cada investimento no fim de 2020 e ao final de 2021, com o valor total ao fim de cada tipo de aplicação.

Como declarar os meus investimentos?

Para te ajudar no processo de declaração, o informe de rendimento traz o código do ativo que deverá ser usado no programa da Receita Federal. Você poderá encontrar essa informação em todos os seus investimentos.

Ou seja: ao declarar os rendimentos de um fundo de investimentos, por exemplo, você deverá usar o código “06 – Rendimentos de aplicações financeiras”.

Além disso, o informe reúne algumas dicas sobre a melhor forma de declarar investimentos. Veja alguns exemplos:

  • Ações: você pode utilizar o preço médio de compra, grupo “03 – Participações societárias” e código “01 – Ações”;
  • FIIs: você pode utilizar o preço médio de compra, grupo “07 – Fundos” e o código “03 – Fundos de investimento imobiliário”;
  • ETFs: você pode utilizar o preço médio de compra, grupo “07 – Fundos” e o código “09 – Demais fundos de índice do mercado”;
  • Juros e dividendos creditados e não pagos: você pode utilizar o código “99 – Outros bens e direitos”.

Conteúdos especiais para aprender a declarar IR

Declarar investimentos pode dar trabalho, porque cada ativo tem suas particularidades – e é importante garantir que as informações sejam preenchidas corretamente e nos campos certos. 

Os conteúdos abaixo podem ajudar na sua busca por informações sobre como declarar investimentos de renda fixa e renda variável. Eles não são um guia – caso tenha dúvidas, é importante se consultar com um especialista.

Não recebi o meu informe de rendimentos da NuInvest, e agora?

Todos os clientes da NuInvest serão avisados por e-mail assim que o informe de rendimentos estiver disponível em nosso aplicativo e na plataforma web.

Se, por algum motivo, você não recebeu o e-mail, apagou o e-mail por engano ou não encontrou o informe de rendimentos na sua caixa de entrada, não se preocupe. Você pode acessar os aplicativos do Nu e da NuInvest e enviar o documento para você mesmo.

Veja aqui como acessar o documento pelo aplicativo:

Tenho um plano de previdência pela NuInvest, o que eu faço?

Os clientes que investiram em um plano de previdência privada pela NuInvest podem requisitar o informe de rendimentos pelo site da Icatu Seguros. Veja como fazer isso:

  • Acesse o site da Icatu;
  • Digite seu CPF, a senha e marque a caixa com a frase “Não sou um robô”;
  • Clique em “Acessar”;
  • No menu localizado no canto superior direito, clique em “Informe de Rendimentos”;
  • Selecione o ano base 2021 e faça o download do documento.

Caso não se lembre da sua senha de acesso, insira o CPF e clique em “Esqueci a senha”. Depois, é só seguir o passo a passo da recuperação de senha.

Se for o seu primeiro acesso no site da Icatu, clique no botão “Primeiro acesso” e faça o cadastro. 

Contratei um empréstimo Easycred, como declarar?

Caso você tenha contratado um empréstimo Easycred em 2021, só precisará acessar o seu informe de rendimentos da NuInvest. Lá estarão todas as informações necessárias para declarar esse produto no IR. 

Apesar de não ser considerado renda, os empréstimos acima de R$ 5 mil precisam ser declarados no Imposto de Renda. Esse valor é por empréstimo: se, por exemplo, você tem um empréstimo de R$ 2 mil e outro de R$ 6 mil, precisa declarar apenas o segundo.

O valor da dívida deve ser informado na seção “Dívidas e Ônus Reais”, que é específica para declarar empréstimos. Clique em “Novo” e, em “Dados da Dívida”, escolha o código “12 – Sociedade de crédito, financiamento e investimentos”.

Depois disso, no campo “Discriminação”, preencha nome e CNPJ da instituição financeira que te concedeu o empréstimo e o valor do empréstimo. Ainda no campo “Discriminação”, você deve colocar a quantidade e os valores das parcelas do empréstimo que já pagou.

No campo “Valor Pago em 2021 (R$)”, você deve inserir justamente o total da dívida que foi paga no ano de 2021. No campo “Situação em 31/12/2021 (R$)”, deverá ser preenchido apenas o saldo devedor – ou seja, o valor ainda a ser pago. Finalize clicando em “OK”.

Já os financiamento de imóveis ou automóveis, consórcios contemplados e empréstimos com garantia não entram nessa seção. Eles devem ser informados no campo de “Bens e Direitos”.

Investi pelas plataformas parceiras Magnetis e Vérios. Como acesso meu informe?

Se você investiu pelas plataformas parceiras Magnetis e Vérios, também não precisa se preocupar. Todos os seus investimentos já estarão contemplados no informe de rendimentos da NuInvest. 

Leia também:

Como declarar investimentos de renda variável no IR?

Como declarar investimentos de renda fixa no IR?

Saiba tudo sobre o informe de rendimentos do Nubank

Importante: o texto acima é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

3.67

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post