Pular navegação

Informe de rendimentos do Nubank e da NuInvest: como declarar sua conta, seus investimentos e outros produtos

Confira o que significa cada item do informe de rendimentos e como declarar sua conta, fundos distribuídos pelo Nubank, cartão para construir limite, seguro de vida, empréstimo e seus investimentos feitos com a NuInvest e com o Nubank. 

Informe de Rendimentos do Nubank: na imagem, uma mulher branca de cabelos loiros segura um celular, com a conta do Nubank aberta na tela, usando as duas mãos. Ao fundo, um homem branco está sentado à mesa olhando para um notebook preto.

O Nubank surgiu, em 2013, com o objetivo de acabar com a complexidade do sistema financeiro – e simplificar a declaração do Imposto de Renda para os nossos clientes também faz parte dessa missão. Por isso, o informe de rendimentos do Nubank foi criado para ser o mais simples possível, com todas as informações que você precisa para prestar as contas com a Receita Federal. 

Para o IR 2024, você terá acesso a um único informe de rendimentos, o documento mais importante na hora de declarar o Imposto de Renda. Ele reúne os dados necessários sobre os produtos que você teve com o Nubank e com a NuInvest em 2023, o ano-calendário da declaração. 

O informe de rendimentos do Nubank é disponibilizado para todos os clientes no último dia útil de fevereiro através do app. Confira, abaixo, as informações mais importantes sobre esse documento, como acessá-lo e como declarar cada produto do Nubank no IR 2024. 

Para que serve o informe de rendimentos do Nubank? 

O informe de rendimentos do Nubank serve para te ajudar a elaborar a declaração de Imposto de Renda.

Um informe não apenas mostra o que você tem em uma instituição, como o Nubank, mas também onde inserir as informações no programa de declaração do IR da Receita Federal.

O documento traz as seguintes informações: 

  • Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição; 
  • Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes ou cônjuge, caso o informe seja deles;
  • Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos, etc.

Cada item do informe representa uma ficha dentro do programa de declaração da Receita Federal que tem o mesmo nome. Ou seja, com acesso ao informe, fica mais fácil declarar tudo o que você tem ou teve no Nubank e na NuInvest no ano-calendário da declaração.

Entenda a identificação da fonte pagadora do Nubank

Você conhece a gente apenas como Nubank, mas, na hora da declaração, diferentes produtos estão vinculados a CNPJs diferentes. As empresas que podem aparecer no seu informe de rendimentos do Nubank são: Nu Pagamentos, Nu Financeira, NuInvest e Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Nu Pagamentos

Se a identificação da fonte pagadora do informe constar como "Nu Pagamentos", as informações de rendimentos e saldo serão sobre os seguintes produtos: 

  • Saldo da conta do Nubank e função Dinheiro Guardado, que rendem 100% do CDI depois de 30 dias do depósito;
  • Depósitos do cartão para construir limite. 

O rendimento da conta do Nubank tem incidência de Imposto de Renda. Contudo, essa cobrança é retida na fonte, ou seja, você não precisa fazer nenhum cálculo: o que aparece no informe já é o valor líquido, com o desconto.

O informe de rendimentos vai te mostrar o saldo do valor depositado que você tinha na conta no último dia de 2022 e de 2023 e, na coluna “Rendimento tributação exclusiva”, quanto você efetivamente teve de rendimento do valor que você resgatou da aplicação em 2023, já descontado o Imposto de Renda sobre o rendimento. Já o valor que você verifica no aplicativo é o saldo total (valor depositado + rendimento). 

O CNPJ da Nu Pagamentos é 18.236.120/0001-58.

Nu Financeira

Quando a identificação da fonte pagadora constar como "Nu Financeira", as informações de rendimentos e saldo serão sobre os seguintes produtos: 

  • Saldo da conta em RDB e função Dinheiro Guardado, que rendem 100% do CDI depois de 30 dias do depósito;
  • Depósitos de Resgate Planejado, com data de vencimento.

Da mesma forma que a conta tradicional do Nubank, os rendimentos dos depósitos feitos em RDB e no Resgate Planejado têm incidência de Imposto de Renda, que é retido na fonte – ou seja, os valores que aparecem no informe já são os líquidos, com o imposto descontado. Já o valor que você verifica no aplicativo é o saldo total (valor depositado + rendimento).  

Além dos saldos do último dia de 2022 e do último dia de 2023, o documento traz quanto você teve de rendimento sobre o dinheiro que foi retirado por você da aplicação, já descontado o Imposto de Renda sobre o rendimento.

O CNPJ da Nu Financeira é 30.680.829/0001-43.

Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Quando a identificação da fonte pagadora constar como "Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários", as informações de rendimentos e saldo serão sobre os fundos de investimentos  próprios do Nubank - fundos Nu Seleção Cautela, Equilíbrio e Potencial, fundos Nu Ultravioleta Ações e Multimercado, e fundos Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada, além dos demais fundos disponíveis para investimento no app do Nubank.

O CNPJ da Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários é 39.544.456/0001-58.

NuInvest S.A.

Se a identificação da fonte pagadora constar como "NuInvest S.A.", as informações de rendimentos e saldo serão sobre qualquer investimento de renda fixa, como CDBs e títulos públicos, e de renda variável, como ETFs, fundos, BDRs e ações, que foram comprados pelo aplicativo da NuInvest.

O CNPJ da NuInvest S.A. é 62.169.875/0001-79.

Nu Crypto Ltda.

Na seção “Criptoativos” do informe de rendimentos, você vai encontrar a quantidade e o valor de custo de aquisição pelo método “Último que Entra, Primeiro que Sai”, usado pelo Nubank, para cada posição de criptoativo que você tinha em 2022 e 2023 (acesse nosso blog).

Caso você prefira outro método de cálculo, procure um profissional de contabilidade que possa te dar suporte e consulte o extrato de cripto e Nucoin pelo seu aplicativo do Nubank.

O CNPJ da NU Crypto Ltda. é 44.342.498/0001-46.

Quando vou receber meu informe de rendimentos do Nubank e da NuInvest? 

O informe de rendimentos do Nubank e da NuInvest são disponibilizados para os nossos clientes no último dia útil de fevereiro através do app. A forma como você vai acessá-los é diferente caso você tenha sido cliente apenas do Nubank, cliente do Nubank+NuInvest ou apenas cliente da NuInvest em 2023. Confira:

Cliente Nubank ou cliente Nubank + NuInvest

Para acessar o documento, é necessário entrar no aplicativo do Nubank e seguir as orientações:

  1. Abra o seu app do Nubank;
  2. Na tela inicial, clique na foto do seu perfil, selecione "Documentos" e, depois, "Informe de rendimentos"
  3. Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2023;
  4. Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  5. Pronto! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Abaixo, confira como fica o fluxo no aplicativo para clientes Nubank Ultravioleta:

Vale lembrar que, para acessar o informe, é necessário ter os sistemas operacionais Android: 8.94.73 ou iOS: 7.10.16 como versões mínimas.

Caso você não solicite, vamos enviar um e-mail para te lembrar. 

Cliente apenas da NuInvest 

Se em 2023 você é foi cliente apenas da NuInvest, vai poder acessar o informe de rendimentos com todas as informações para a declaração anual de Imposto de Renda pelo app ou site da corretora. 

Caso você não solicite, vamos enviar um e-mail para te lembrar.

Para acessar o informe de rendimentos no site da NuInvest:

  • Acesse o site da NuInvest e faça o login;
  • Selecione a opção "Mais" e depois vá em "Relatórios";
  • Vá em "Informe de rendimentos", insira o ano base (2023) e clique em "Gerar";
  • Pronto! O seu informe será enviado por e-mail.

Como ler o informe de rendimentos do Nubank e da NuInvest? 

Seu informe de rendimentos do Nubank é unificado com a NuInvest e terá as informações correspondentes aos produtos que você teve com a gente em 2023. Cada bloco de informação sobre os produtos é um espelho das fichas do programa do Imposto de Renda 2024 da Receita Federal. Assim, fica mais fácil identificar onde declarar cada dado do informe.

Importante reforçar que a Receita só disponibiliza o programa de declaração do IR após a disponibilização do informe de rendimentos, e é possível que ocorram algumas modificações no programa que impactem as  informações do seu informe. Não se preocupe, vamos atualizar os nossos conteúdos para que você saiba o que mudou. 

Em cada bloco do informe, você vai receber as seguintes informações, listadas abaixo. Elas serão pedidas no momento da declaração:

  • Grupo: o número do grupo que você deve indicar no programa da Receita Federal dentro da ficha correspondente;
  • Código: o número do código que você deve indicar no programa da Receita Federal;
  • Localização, CNPJ e fonte pagadora: os dados da instituição financeira onde você fez o investimento, tem uma conta etc;
  • Discriminação sugerida: aqui vai aparecer o nome do produto que você vai declarar.

Entenda abaixo quais dados o informe de rendimentos unificado do Nubank traz. Lembrando que cada bloco de informações só vai aparecer no informe para quem teve o produto correspondente em 2023. 

Bens e Direitos

Para a Receita Federal, “Bens e Direitos” é tudo o que você teve em seu nome no ano. São todos os produtos financeiros, investimentos e patrimônio (em dinheiro ou em bens) que você tinha em 2023.

No informe de rendimentos do Nubank, é nesse bloco que vão aparecer as informações de tudo o que o cliente teve com a gente até o último dia do ano passado, incluindo os possíveis investimentos feitos pela NuInvest.

Confira quais produtos podem aparecer neste primeiro bloco do informe de rendimentos do Nubank:  

  • Tesouro Direto: é um programa do Tesouro Nacional que permite que pessoas físicas comprem títulos públicos. Ou seja, essa informação vai aparecer caso você tenha dinheiro aplicado nesses títulos.
  • Renda fixa: é um conjunto de investimentos considerados mais conservadores, pois o investidor sabe, no momento da aplicação, a taxa de juros ou índice que será usado para calcular o rendimento dele. Essa modalidade reúne investimentos como CDBs, LCIs, LCAs, LCs, debêntures, CRIs, CRAs e Letras Financeiras.
  • RDB e Conta do Nubank: é o campo em que aparecem as informações sobre a sua conta. Aqui vai aparecer a soma dos saldos da conta, do dinheiro que está na função Dinheiro Guardado e na função Resgate Planejado. Se você tem dinheiro guardado nas Caixinhas e escolheu aplicar em RDB, esses valores vão aparecer neste campo também;
  • Conta NuInvest: é o saldo que você tinha na conta da NuInvest no último dia de 2022 e no último dia de 2023;
  • Crédito em trânsito: são valores que saíram da sua conta em alguma movimentação, mas cuja operação ainda não tinha sido efetivada no último dia do ano. Isso pode acontecer quando, por exemplo, você compra algum investimento. Dependendo de qual foi a aplicação, pode demorar até um dia para que essa compra seja efetivada.
  • Fundos de Investimentos: neste campo vão aparecer todas as informações das suas aplicações nos fundos do Nubank, que são os fundos Nu Seleção Cautela, Equilíbrio e Potencial, fundos Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada, e os fundos Nu Ultravioleta Ações e Multimercado. Se você tem dinheiro guardado nas Caixinhas e escolheu o fundo Nu Reserva Imediata como o rendimento dela, esses valores vão aparecer aqui;
  • Ações brasileiras: se o cliente teve alguma ação na carteira em 2022 e/ou 2023, as informações que devem ser declaradas aparecerão neste campo;
  • Ações Globais (BDRs): todas os dados sobre suas ações estrangeiras, os BDRs, estarão aqui, inclusive o Pedacinho, caso a transferência dele para você tenha sido efetivada até o último dia de 2023;
  • Fundos de índices (ETFs): traz as informações sobre os ETFs do cliente;
  • Fundos imobiliários (FIIs): traz as informações sobre os fundos imobiliários do cliente;
  • Fundos de investimento em cadeias agroindustriais (Fiagro): traz as informações sobre os fundos do cliente;
  • Fundos incentivados de investimento em infraestrutura (FI-Infra): traz as informações sobre os fundos do cliente;
  • Criptoativos: se o cliente teve algum criptoativo em 2022 e/ou 2023, as informações que devem ser declaradas aparecerão neste campo;
  • Dividendos creditados e não pagos: dividendos são valores pagos pelas empresas aos investidores quando elas têm lucro. Dividendos "creditados e não pagos" são os valores que foram aprovados pelas companhias em 2023, mas que só vão cair na conta dos investidores em 2024.  
  • Juros sobre capital próprio creditados e não pagos:  conhecidos como JCP, os juros sobre capital próprio também são uma remuneração das empresas aos investidores. Os JCP "creditados e não pagos" representam a parcela do patrimônio da empresa que foi aprovada no ano de 2023, mas que o investidor só receberá de fato em 2024. Diferentemente dos dividendos, esta forma de remuneração é tributada – ou seja, é o investidor que paga o Imposto de Renda. Mas esse valor é descontado direto na fonte.

Rendimentos isentos e não tributáveis 

Existem valores recebidos pelos contribuintes que não têm cobrança de Imposto de Renda. É o caso de dividendos, bolsas, doações, heranças, saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), as indenizações de rescisão trabalhista e outros valores. No informe de rendimentos unificado do Nubank, podem aparecer os seguintes campos dentro desse bloco:

  • Renda fixa: é um conjunto de investimentos considerados mais conservadores, pois o investidor sabe, no momento da aplicação, a taxa de juros ou índice que será usado para calcular o rendimento dele. Alguns investimentos de renda fixa são isentos de Imposto de Renda, como é o caso das LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e de uma categoria de debêntures, as debêntures incentivadas. Se você teve alguma dessas aplicações em 2023, esse campo vai aparecer para você declarar; 
  • Dividendos recebidos: são os valores que as empresas pagam aos investidores quando elas têm lucro e não há tributação sobre esse dinheiro.

O saque do FGTS precisa constar na declaração do Imposto de Renda? Saiba aqui.

Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva definitiva

Ao contrário dos rendimentos isentos, aqui estamos falando de rendimentos que têm a cobrança de Imposto de Renda. Embora os valores demonstrados no informe já apareçam com o desconto do imposto, você deve declará-los. Neste bloco aparecem as seguintes informações:

  • Renda fixa: aqui aparecem as informações sobre os rendimentos de investimentos de renda fixa que têm cobrança de Imposto de Renda, como títulos do Tesouro Direto e CDBs; 
  • Juros sobre capital próprio: diferentemente dos dividendos, os JCP não são isentos de tributação. Os valores recebidos vão aparecer neste campo do seu informe.

Dívidas e ônus reais

Se você contratou algum empréstimo com o Nubank com valor acima de R$ 5 mil, precisa declarar esses valores no Imposto de Renda na ficha "Dívidas e ônus reais". Neste bloco do seu informe de rendimentos unificado do Nubank vão aparecer as seguintes informações:

  • Empréstimo NuInvest: caso você tenha contratado um empréstimo ou ainda tinha um contrato vigente em 2023 no aplicativo da NuInvest, as informações sobre os valores que precisam ser declarados vão aparecer aqui; 
  • Empréstimo Nubank: se você contratou um empréstimo pelo aplicativo do Nubank, as informações que devem ser declaradas vão aparecer neste campo. É aqui também que vão aparecer os dados dos empréstimos feitos com a Nu Financeira e/ou com a Creditas, em parceria com o Nubank.

Renda variável 

Renda variável é uma modalidade de investimentos que reúne ativos considerados arriscados, como ações e fundos de investimentos. Neste bloco do seu informe constam as informações sobre  os ganhos obtidos em 2023 com a venda de ações e outros produtos de renda variável. 

Como declaro cada produto do Nubank? 

Após ler seu informe de rendimentos do Nubank, é hora de abrir o programa do Imposto de Renda para declarar cada item. Entenda abaixo como fazer a declaração dos produtos do Nubank.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Devo declarar a conta do Nubank?

Não necessariamente. Ter uma conta do Nubank não te obriga a fazer a declaração anual do Imposto de Renda. Só é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2024 quem se enquadra nos critérios da Receita Federal. 

Ou seja: ter uma conta do Nubank não é critério para declarar ou não o Imposto de Renda. 

No entanto, se você já se encaixa nos critérios da Receita Federal e também tem uma conta do Nubank, aí precisa incluir na sua declaração os valores enviados no informe de rendimentos.

Preciso pagar imposto pela conta do Nubank? 

Outra dúvida comum é sobre o pagamento do Imposto de Renda. Não é porque você está declarando alguma coisa para a Receita Federal que você vai pagar imposto. 

Declarar é avisar à Receita Federal que você tem determinado investimento, bem ou rendimento. E você faz isso apenas uma vez por ano, por meio da declaração de Imposto de Renda. Assim, a Receita Federal consegue acompanhar como está a evolução do seu patrimônio. 

Agora, pagar imposto é diferente. Como qualquer outra instituição financeira, o Nubank retém os impostos sobre os rendimentos dos clientes. Ou seja: o Imposto de Renda referente à conta do Nubank já está pago. Você não precisa pagar nada na hora de declarar.

Leia este conteúdo e entenda quem está isento de pagar o Imposto de Renda 2024.

Como declarar a conta do Nubank?

Se você cumpre alguma regra da Receita Federal e viu que precisa fazer a declaração, saiba como declarar a sua conta do Nubank.

O saldo e o rendimento da sua conta tradicional devem ser declarados em duas fichas no programa da Receita Federal: uma para informar o saldo da sua conta ("Bens e Direitos") e outra para informar o rendimento que você teve com ela em 2023 ("Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva").   

Lembrando: este é apenas um guia para te ajudar na sua busca por informações. Caso tenha dúvidas, busque um profissional qualificado para ajudar na sua declaração.

Como declarar o saldo da conta do Nubank? 

Em "Bens e Direitos", você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações: 

  • Localização: Brasil; 
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Pagamentos, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação sugerida: saldo da conta de pagamentos Nubank, agência [xx], conta [xx];
  • Situação em 31/12/2022 e Situação em 31/12/2023: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você verifica no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do programa do IR 2024, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Como declarar o rendimento da conta do Nubank?

Na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva", você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 ("Rendimentos de Aplicações Financeiras"). Entenda como preencher: 

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita Federal quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Pagamentos que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor referente “Rend. Exclusivo” que consta no seu informe;

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$0,00 (zero reais), você não precisa preencher esta ficha, apenas a de "Bens e Direitos".

Acesse aqui e leia mais sobre como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda 2024.

Como declarar a conta do Nubank com depósitos feitos em RDB? 

As orientações para declarar essa conta são quase as mesmas da conta do Nubank tradicional: é preciso declarar o saldo na ficha "Bens e Direitos" e os rendimentos na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva".

Confira abaixo: 

Em "Bens e Direitos", você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações: 

  • Localização: Brasil; 
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Financeira, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação sugerida: saldo em RDB no Nubank, agência [xx], conta [xx];
  • Situação em 31/12/2022 e Situação em 31/12/2023: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do Imposto de Renda, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no informe de rendimentos do Nubank.

Na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva", você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 ("Rendimentos de Aplicações Financeiras"). Veja Confira como preencher: 

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Financeira que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor “Rendimento tributação exclusiva” que consta no seu informe; 

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$0,00 (zero reais), você não precisa preencher esta ficha, apenas a de "Bens e Direitos".

E o dinheiro guardado na função Guardar Dinheiro? 

O saldo e o rendimento colocado na função Guardar Dinheiro vêm somados ao saldo e rendimento da sua conta do Nubank ou da conta com depósitos feitos em RDBs. Dessa forma, ao declarar a sua conta, você já está declarando o seu dinheiro guardado.

E o dinheiro do Resgate Planejado? 

O saldo e o rendimento do dinheiro guardado com data de vencimento vêm somados ao saldo e rendimento da sua conta em RDB. Dessa forma, ao declarar os seus depósitos em RDB, você já está declarando os valores do Resgate Planejado.

E não se preocupe: ainda que exista essa separação por fonte pagadora, todos os produtos da conta (conta, função Guardar Dinheiro  e Resgate Planejado) estão sendo contemplados no informe e agrupados sempre para tornar sua declaração mais simples. 

Como declarar os fundos Nu Seleção, Nu Reserva e Nu Ultravioleta?

Se você investiu em algum dos fundos Nu Seleção (Cautela, Equilíbrio ou Potencial), Nu Reserva (Imediata ou Planejada) ou fundos Nu Ultravioleta (Ações e Multimercado) em 2023, tanto os rendimentos como o valor total investido constarão no informe de rendimentos do Nubank.

Os fundos Nu Seleção são do tipo multimercado – ou seja, são compostos por investimentos de renda fixa e de renda variável. Já os fundos Nu Reserva Imediata ou Planejada são de renda fixa. E os fundos Nu Ultravioleta são de renda variável. Dessa forma, você deverá declarar os fundos do Nu como qualquer outro fundo de investimento.

Os fundos do Nubank são de longo prazo e têm incidência de Imposto de Renda. A tributação varia de acordo com o tempo investido. Em outras palavras, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menos imposto você paga, como mostra a tabela abaixo: 

  • Até 180 dias: 22,5% de alíquota do IR;
  • De 181 a 360 dias: 20% de IR;
  • De 361 a 720 dias: 17,5% de IR;
  • Acima de 720 dias: 15% de IR;

A cobrança do Imposto de Renda acontece no modelo come-cotas. Essa é uma cobrança automática realizada a cada seis meses, sempre nos últimos dias úteis de maio e novembro.

Leia aqui como o come-cotas funciona

Como declarar os fundos de investimento do Nubank, então?

Assim como qualquer investimento, é preciso declarar a titularidade do ativo e os rendimentos dele. 

Para declarar o valor investido no fundo:

  • Acesse a ficha "Bens e Direitos", selecione o grupo 7 (Fundos) e o código 01 (Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica);
  • Em "Discriminação", coloque o nome e o CNPJ do fundo em que investiu e a quantidade de cotas que você tinha na carteira no último dia de 2023. Se a conta for conjunta, é preciso colocar também o nome, CPF do co-titular e CNPJ do fundo;
  • No campo "Situação", você deve colocar o saldo total, de acordo com o informe.

Resgate de cotas

Caso você tenha resgatado cotas dos fundos, será necessário declarar também os rendimentos.

Esses ganhos devem ser declarados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva", com o código 6 ("Rendimentos de aplicações financeiras"). 

Basta preencher todas as informações pedidas: CNPJ, nome do fundo, e o valor que você ganhou no ano anterior com a venda.

Como declarar o dinheiro guardado nas Caixinhas? 

As Caixinhas são a função para guardar dinheiro por objetivo dentro do aplicativo do Nubank. Os valores depositados nas Caixinhas ficam guardados em investimentos, para que o seu dinheiro não fique parado.  Em 2023, os clientes podiam escolher entre duas opções de ativos: o RDB do Nubank (que rende 100% do CDI) e os fundos Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada.

As informações sobre os valores guardados nas Caixinhas em RDB aparecem no informe de rendimentos na seção "RDB e Conta do Nubank". Ou seja, ao declarar a sua conta do Nubank, você já está declarando as Caixinhas que têm dinheiro em RDB. 

Já os dados sobre os valores das Caixinhas que estão no fundo Nu Reserva Imediata ou Planejada aparecem no campo "Fundos de investimentos Nubank". Ao declarar os fundos que têm do Nubank, já está declarando essas Caixinhas também.   

Quer mais detalhes sobre como declarar os investimentos das Caixinhas? Leia aqui.

Como declarar as criptomoedas do Nubank Cripto?

Os clientes que compraram e venderam criptomoedas pela função Nubank Cripto em 2023 também precisam declarar esses valores, de acordo com as regras da Receita Federal.

A Receita Federal exige que todas as pessoas que tiveram um saldo igual ou superior a R$ 5 mil em criptoativos no dia 31/12/2023 precisam informar isso na declaração do Imposto de Renda 2024. Para contribuintes que possuíam valores menores em moedas virtuais, a declaração do investimento em criptomoedas é opcional.

A obrigatoriedade, porém, é válida por categoria de criptoativo. Isso significa que, caso uma pessoa tenha comprado R$ 5 mil em bitcoin e R$ 2,5 mil em ethereum, por exemplo, apenas a declaração do bitcoin é obrigatória. 

A declaração de criptomoedas no Imposto de Renda deve ser feita em reais. Além disso, o contribuinte deve considerar sempre o valor de aquisição da moeda digital, e não o valor de mercado. Em outras palavras, declare quanto você pagou pela criptomoeda. 

Nucoin

O Nucoin é a moeda digital do Nubank e, em 2023, os clientes que aderiram ao programa de recompensas do criptoativo receberam Nucoins sem custo. Além disso, por terem aderido ao programa, esses clientes receberam mais moedas digitais toda vez que usaram o cartão de crédito Nubank e Ultravioleta. 

Nestes casos, como o cliente não desembolsou nada, ele deve considerar o custo de aquisição igual a R$ 0 (zero reais) no programa da Receita.  

Contudo, os clientes puderam, em 2023, comprar e vender Nucoins pelo aplicativo. Neste caso, é preciso incluir essa transação na declaração como qualquer outro criptoativo. 

Para acessar os valores, vá até a seção “Criptomoedas” do aplicativo do Nubank, selecione o campo “Últimas transações” e solicite seu extrato de 2023. No informe de rendimentos, as informações sobre seus criptoativos, incluindo o Nucoin, estão no bloco “Criptomoedas”. 

Leia mais sobre como declarar seus criptoativos negociados pelo Nubank Cripto.

Como declarar o cartão com função para construir limite do Nubank? 

Os valores reservados para usar como limite no cartão que ajuda a construir limite no Nu são somados ao saldo da sua conta no informe de rendimentos e vão aparecer com a Nu Pagamentos como fonte pagadora. 

Dessa forma, quando você declarar a sua conta do Nubank, já estará declarando esses valores automaticamente.

Devo declarar a conta PJ do Nubank? 

A conta PJ do Nubank não entra na declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Por isso, você não vai receber nenhum tipo de informe sobre o saldo desta conta. 

Quem é MEI (Microempreendedor Individual) precisa declarar sua receita na Declaração Anual de Faturamento do MEI. E para te ajudar, vamos enviar um extrato anual da sua conta PJ.

Leia aqui para saber mais sobre a declaração do MEI. 

E os seguros do Nubank?

Você não precisa declarar os valores que paga todo mês pelos seus seguros do Nubank. Por isso, não receberá nenhum informe de rendimentos do Nubank sobre eles.

Mas caso você tenha recebido alguma indenização do seguro em 2023, esse valor precisa ser declarado. Para fazer isso, basta usar o comprovante de pagamento da indenização. Você pode solicitar pelos nossos canais de atendimento ou diretamente pela seguradora Chubb, parceira de seguros do Nubank.

Contratei um empréstimo com o Nubank, como declaro?

Quem contratou alguma das modalidades de empréstimo do Nubank em 2023, em um valor acima de R$ 5 mil, precisa obrigatoriamente declarar no Imposto de Renda 2024. Se o valor tiver sido abaixo disso, o contribuinte não precisa declarar o empréstimo. 

Até agora, temos as seguintes modalidades de empréstimos: 

As informações sobre os seus empréstimos no informe de rendimentos do Nubank estarão no bloco "Dívidas e ônus reais".

Como declarar um empréstimo do Nubank?  

A declaração de empréstimos no Imposto de Renda acontece na seção “Dívidas e Ônus Reais”. Lembrando: as orientações a seguir são uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração de Imposto de Renda. Confira o passo a passo:  

  • No programa, vá até a ficha “Dívidas e Ônus Reais”; 
  • Clique em “Novo” e, em “Dados da Dívida”, escolha o  código “12 – Sociedades de crédito, financiamento e investimentos”;
  • No campo “Discriminação”, preencha nome e CNPJ da instituição financeira que te concedeu o empréstimo e o valor do empréstimo. Se você tem dependentes e eles têm empréstimos, também deve declarar. Ainda no campo “Discriminação”, você pode colocar os valores das parcelas do empréstimo que já pagou;
  • Em “Valor Pago em 2023 (R$)”, você deve inserir justamente o total da dívida que foi paga no ano de 2023;
  • No campo “Situação em 31/12/2023 (R$)”, deverá ser preenchido apenas o saldo devedor – ou seja, o valor ainda a ser pago – essa informação você encontra no app do Nu. Finalize clicando em “OK”.

Empréstimo Easycred

Se você contratou empréstimo pelo aplicativo da NuInvest no valor acima de R$ 5 mil, todas as informações constarão no informe no bloco "Dívidas e ônus reais", no campo "Empréstimo NuInvest". O passo a passo para declarar é o mesmo do empréstimo pessoal. 

Empréstimo da Creditas 

Se você contratou um empréstimo acima de R$ 5 mil com a Creditas via Nubank em 2023, o informe de empréstimos será enviado pela própria Creditas. Para saber como acessar essas informações na Creditas, entre aqui

Comprei BDRs do Nubank em 2023. Como fica no Imposto de Renda?

Quem investiu no Nubank em 2023, sendo cliente ou não, precisa declarar esse investimento, como qualquer outro BDR (sigla para Brazilian Depositary Receipt), de acordo com as regras da Receita Federal para essa modalidade

De forma simplificada, um BDR representa na B3 a ação (ou a fração de uma ação) de uma empresa listada no exterior. Então, é importante lembrar que até o dia 14 de agosto de 2023, o ticker (código) do BDR do Nubank era NUBR33. Agora, o ticker do Nubank é ROXO34.

Confira aqui as orietações para declarar BDRs do Nubank no Imposto de Renda

E o Pedacinho do Nubank, como eu declaro?

No final de 2022, os clientes do Nubank começaram a decidir se queriam ficar com o Pedacinho que aceitaram em 2021. O Pedacinho do Nubank é um BDR e foi dado pelo Nubank, sem qualquer custo, aos seus clientes. 

De acordo com os critérios da Receita Federal, você não precisa entregar a declaração do Imposto de Renda só pelo fato de ter recebido o Pedacinho e ficado com ele desde então.

Mas, se você vendeu o Pedacinho ou outros ativos de renda variável em 2023, é importante avaliar se você se encaixa nas regras de obrigatoriedade de entrega do IR por conta dos investimentos.

Se você estiver obrigado a entregar a declaração por conta de outros critérios, você pode declarar o Pedacinho, se quiser. Caso você queira declarar, damos algumas dicas de como fazer isso neste post.

Caso você tenha ficado com dúvida mesmo assim, consulte um profissional para te ajudar a entender se você está obrigado a entregar a declaração de IR ou não.

Fiz investimentos pelo aplicativo do Nubank e da NuInvest, e agora?

Se você comprou algum ativo (qualquer investimento de renda fixa e de renda variável) pelo aplicativo do Nubank ou da NuInvest em 2023, as informações que devem ser declaradas estarão nos blocos "Bens e Direitos", "Rendimentos isentos e não tributáveis", "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva" e "Renda variável" do seu informe de rendimentos. 

Para te ajudar no processo de declaração, o informe de rendimentos do Nubank traz os grupos e os códigos do ativo que deverão ser usados no programa da Receita Federal. Você poderá encontrar essa informação para todos os seus investimentos.

Por exemplo: ao declarar as cotas de um fundo de investimentos de renda fixa, você deverá usar o grupo 7 (Fundos), código 01 (Fundos de investimentos sujeitos à tributação periódica).

Declarar investimentos pode dar trabalho, porque cada ativo tem suas particularidades – e é importante garantir que as informações sejam preenchidas corretamente e nos campos certos. 

Os conteúdos abaixo podem ajudar na sua busca por informações sobre como declarar investimentos de renda fixa e de renda variável. Eles não são um guia – caso tenha dúvidas, é importante consultar um especialista.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Escolheu a declaração pré-preenchida? Use o informe de rendimentos do Nubank para checar os dados

Quer usar a declaração pré-preenchida na hora de declarar seu Imposto de Renda? Lembre-se de checar todas as informações e dados antes de enviar o documento ao Leão. Isso porque a Receita Federal usa vários bancos de dados para puxar as suas informações, mas ela não valida esses dados. Ou seja, é você que precisa conferir tudo e alterar ou mesmo incluir o que for preciso.

Se você tiver investimentos ou algum produto com o Nubank, indicamos que considere as informações disponibilizadas no seu informe de rendimentos, pois ele é o documento oficial considerado pela Receita Federal para o IR. 

Os dados disponíveis neste modelo incluem informações da declaração do ano anterior, rendimentos e saldos informados à Receita Federal por diversas fontes pagadoras. 

Contribuintes que estiverem nos níveis prata ou ouro da conta gov.br e escolherem usar a declaração pré-preenchida, terão a inclusão automática de informações originadas por:

  • Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
  • Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
  • Carnê-Leão;
  • e-Financeira;
  • Imóveis adquiridos e registrados, declarados na DOI (Operações Imobiliárias); 
  • Doações efetuadas no ano-calendário declaradas por instituições em DBF (Benefícios Fiscais); 
  • Criptoativos declarados pela exchanges
  • Convênios entre a Receita Federal e entidades públicas ou privadas.

A declaração pré-preenchida já está disponível para os contribuintes desde o dia 12 de março, em todas as formas de entrega: pelo app e pelo programa Meu Imposto de Renda. 

Leia também:

Documentos Imposto de Renda: saiba quais você precisa para declarar

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda 2023?

Os principais erros na hora de declarar investimentos

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.