Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Informe de rendimentos d...

Informe de rendimentos do Nubank: como declarar sua conta e outros produtos do Nu

Veja o que significa cada item do informe de rendimentos e como declarar sua conta, fundos Nu Seleção, cartão para construir limite, seguro de vida e empréstimo do Nubank.



informe de rendimentos do Nubank

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro – e sabemos que a temporada de declaração do Imposto de Renda faz muita gente torcer o nariz, principalmente pelo excesso de informações, muitas vezes confusas. Por isso, elaboramos o informe de rendimentos do Nubank para ser o mais simples possível, e explicamos, neste post, o que você precisa saber na hora de prestar as contas com a Receita Federal. 

O informe de rendimentos é um dos documentos mais importantes na hora de declarar o IR. Ele detalha o que uma pessoa tem em uma instituição ou quanto recebeu dela no último ano: todos os rendimentos que você teve com investimentos, salário, pensões, benefícios, bônus e outros… 

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Os informes de rendimentos do Nubank e da NuInvest estão sendo disponibilizados aos poucos para todos os nossos clientes até o último dia útil de fevereiro. Veja abaixo quando e por onde acessá-los, como ler o informe do Nu e como declarar cada produto do Nubank. 

Para quê serve o informe de rendimentos? 

Para te ajudar na hora de declarar. O informe não apenas mostra o que você tem em uma instituição, como o Nubank ou a NuInvest, mas também onde inserir as informações no sistema da Receita. 

O documento traz as seguintes informações: 

  • Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição; 
  • Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes ou cônjuge, caso o informe seja deles;
  • Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm cobrança de Imposto de Renda;
  • Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos, etc.

Cada item do informe representa o campo referente no sistema da Receita Federal. No programa do IR, você vai ver que existem fichas com estes mesmos nomes. Ou seja, com o informe em mãos, fica mais fácil declarar tudo o que você tem no Nubank.

Quando vou receber meu informe do Nubank e da NuInvest? 

A forma como você vai receber o informe é diferente caso você seja cliente apenas do Nubank, apenas da NuInvest ou se for cliente do Nubank e também da NuInvest. Veja: 

Cliente apenas do Nubank

Neste caso, você vai receber o seu informe por email até o dia 28 de fevereiro. Caso queira, é possível também solicitar o seu documento pelo aplicativo. Ao fazer isso, enviamos o informe novamente para o seu email.

Para solicitar o informe de rendimentos no aplicativo do Nubank:

  • Abra o seu app do Nubank;
  • Clique em “Informe de rendimentos’’;
  • Confira as informações da próxima tela e clique em “Solicitar informe 2021”;
  • Em seguida, verifique se o e-mail cadastrado está correto e clique em “Enviar e-mail”;
  • Prontinho! O informe de rendimentos será enviado para o seu e-mail.

Importante: se você investiu em CDBs ou na Bolsa de Valores (BDRs, ações e ETFs) pelo app do Nubank, as informações sobre estes investimentos estarão no informe de rendimentos da NuInvest. Basta seguir o passo a passo do app do Nubank para pedir o envio dos dois informes.

Cliente apenas da NuInvest 

Se você é cliente apenas da NuInvest, vai poder acessar o informe de rendimentos com todas as informações para a declaração anual de IR pelo aplicativo ou pelo site da corretora. Não se preocupe, vamos enviar um email para te avisar que seu informe está disponível para ser solicitado. 

Para acessar o informe de rendimentos no aplicativo da NuInvest:

  • Abra seu app NuInvest;
  • Selecione a opção “Mais” e depois clique em “Extrato e relatórios”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2021) e clique em “Gerar”;
  • Seu informe de rendimentos será enviado para o e-mail cadastrado na NuInvest.

Se preferir, você também pode baixar o informe da NuInvest pela plataforma web da corretora:

  • Acesse o site da NuInvest e faça o login;
  • Selecione a opção “Mais” e depois vá em “Relatórios”;
  • Vá em “Informe de rendimentos”, insira o ano base (2021) e clique em “Baixar”;
  • Será feito o download do seu informe de rendimentos no formato PDF.

Cliente Nubank e também da NuInvest

Se você tem conta tanto no Nubank quanto na NuInvest, você pode solicitar o envio dos dois informes direto pelo aplicativo do Nubank. Essa opção também vai aparecer no seu app até o dia 28 de fevereiro.

Não se preocupe, quando tudo estiver pronto, vamos enviar um email para te avisar que seus informes estão disponíveis para serem solicitados. 

Importante: se você investiu em CDBs ou na Bolsa de Valores (BDRs, ações e ETFs) pelo app do Nubank, as informações sobre estes investimentos estarão no informe de rendimentos da NuInvest. Basta seguir o passo a passo do app do Nubank para pedir o envio dos dois informes.

Importante! Para conseguir solicitar seus documentos no aplicativo do Nubank, garanta que seu app esteja atualizado com as versões mínimas abaixo: 
– Android: 7.28.6
– iOS: 7.6.8 (15)

Como ler o informe do Nubank? 

Seu informe de rendimentos do Nubank terá as informações correspondentes aos produtos que você tem com a gente – dependendo de quais forem, e quantos, o documento terá uma ou mais páginas, com CNPJs de empresas diferentes do grupo do Nubank.

Ou seja: você conhece a gente apenas como Nubank, mas, na hora da declaração, diferentes produtos do Nu ficam sob diferentes CNPJs. Os três que podem aparecer no seu informe são: Nu Pagamentos, Nu Financeira e Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Nu Pagamentos

Se a identificação da fonte pagadora do informe constar como “Nu Pagamentos”, as informações de rendimentos e saldo serão sobre os seguintes produtos: 

  • Conta do Nubank (NuConta), que rende 100% do CDI;
  • Depósitos na função Guardar Dinheiro do Nu; 
  • Depósitos do cartão para construir limite. 

A conta do Nubank tem incidência de Imposto de Renda. Contudo, essa cobrança é retida na fonte – ou seja, você não precisa fazer nenhum cálculo, porque o que aparece na sua conta já é o valor líquido, com o desconto.

O informe vai te mostrar o saldo que você tinha na conta no último dia de 2020, o saldo no último dia de 2021 e o quanto rendeu seu dinheiro da conta em 2021.

O CNPJ da Nu Pagamentos é 18.236.120/0001-58.

Nu Financeira

Quando a identificação da fonte pagadora constar como “Nu Financeira”, as informações de rendimentos e saldo serão sobre os seguintes produtos: 

  • Conta com depósitos feitos em RDB; 
  • Depósitos de Resgate Planejado, com data de vencimento;

Da mesma forma que a conta tradicional do Nubank, os depósitos feitos em RDB, na função Guardar Dinheiro e no Resgate Planejado têm incidência de Imposto de Renda, que é retido na fonte – ou seja, os valores que aparecem no informe já são os líquidos, com o imposto já descontado. Já o valor que você vê no aplicativo é o saldo total (valor depositado + rendimento).  

Além dos saldos do último dia de 2020 e do último dia de 2021, o documento traz quanto esses produtos renderam para você no ano passado.

O CNPJ da Nu Financeira é 30.680.829/0001-43.

Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários

Quando a identificação da fonte pagadora constar como “Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários”, as informações de rendimentos e saldo serão sobre os Fundos de Investimentos  próprios do Nubank – Fundos Nu Seleção Cautela, Equilíbrio e Potencial.

Os fundos de investimentos do Nu também têm incidência de Imposto de Renda, que é retido na fonte. Por isso, você vai ver dois blocos de informações:

  • “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”: é o quanto esses investimentos renderam para você ao longo de 2021; 
  • “Bens e Direitos”: o valor total que você tinha investido em cada fundo no último dia de 2020 e no último dia de 2021. 

O CNPJ da Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários é 39.544.456/0001-58. 

Se além dos fundos do Nubank você também investiu em outros ativos de terceiros pela nossa corretora, a NuInvest – tanto de renda fixa, como CDBs e títulos públicos, como de renda variável, como ETFs, fundos, BDRs e ações – as informações desses ativos estarão no informe de rendimentos da NuInvest.

Leia aqui tudo sobre o informe de rendimentos da NuInvest e entenda como declarar seus ativos

Como declaro cada produto do Nubank? 

Após ler seu informe de rendimentos do Nubank, é hora de abrir o programa do Imposto de Renda para declarar cada item. Veja abaixo como fazer a declaração dos produtos do Nubank.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Devo declarar a conta do Nubank?

Não necessariamente. Ter uma conta do Nubank não te obriga a fazer a declaração anual do Imposto de Renda. Só é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022 quem se enquadra nos critérios da Receita Federal. 

Ou seja: se você não for isento e nem dispensado de fazer a declaração, deve declarar a conta do Nubank no seu IR.

Outra dúvida comum é sobre o pagamento do Imposto de Renda. Não é porque você está declarando alguma coisa para a Receita que você vai pagar imposto. 

Declarar é avisar a Receita Federal de que você tem determinado saldo ou rendimento. E você faz isso apenas uma vez por ano, por meio da declaração de Imposto de Renda. Assim, a Receita consegue acompanhar como está a evolução do seu patrimônio. 

Agora pagar imposto é diferente. A conta do Nubank já retém os impostos sobre os rendimentos dos clientes. Ou seja: o Imposto de Renda referente à conta do Nubank já está pago. Você não precisa pagar nada na hora de declarar.

Como declarar a conta do Nubank?

Se você cumpre alguma regra da Receita Federal e viu que precisa fazer a declaração, veja como declarar a sua conta do Nubank.

Lembrando: este é apenas um guia para te ajudar na sua busca por informações. Caso tenha dúvidas, busque um profissional para ajudar na sua declaração.

O saldo e o rendimento da sua conta tradicional devem ser declarados em duas fichas no programa da Receita Federal: uma para informar o saldo da sua conta (“Bens e Direitos”) e outra para informar o rendimento que você teve com ela em 2021 (“Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva”).   

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações: 

  • Localização: Brasil; 
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Pagamentos, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação: Conta de Pagamentos;
  • Situação em 31/12/2020 e Situação em 31/12/2021: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do programa do IRPF 2022, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”, você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher: 

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Pagamentos que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor referente aos “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe; 

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

Como declarar a conta do Nubank com depósitos feitos em RDB? 

O passo a passo para declarar essa conta é quase o mesmo da conta do Nubank: é preciso declarar o saldo na ficha “Bens e Direitos” e os rendimentos na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação”. 

Veja abaixo: 

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações: 

  • Localização: Brasil; 
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Financeira, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação: RDB;
  • Situação em 31/12/2020 e Situação em 31/12/2021: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do IR, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”, você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher: 

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Financeira que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe; 

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

E o dinheiro guardado na função Guardar Dinheiro? 

O saldo e o rendimento colocado na função Guardar Dinheiro vêm somados ao saldo e rendimento da sua conta do Nubank ou dos RDBs. Dessa forma, ao declarar a sua conta, você já está declarando o seu dinheiro guardado.  

E o dinheiro do Resgate Planejado? 

O saldo e o rendimento do dinheiro guardado com data de vencimento vêm somados ao saldo e rendimento da sua conta em RDB. Dessa forma, ao declarar os seus depósitos em RDB, você já está declarando os valores do Resgate Planejado.

E não se preocupe: ainda que exista essa separação por fonte pagadora, todos os produtos da conta (conta, função Guardar Dinheiro  e Resgate Planejado) estão sendo contemplados no informe e agrupados sempre para tornar sua declaração mais simples. 

Como declarar os fundos Nu Seleção? 

Se você investiu em algum dos fundos Nu Seleção (Cautela, Equilíbrio ou Potencial) em 2021, tanto os rendimentos como o valor total investido constarão no informe de rendimentos do Nubank.

Esses fundos são do tipo multimercado – ou seja, são compostos por investimentos de renda fixa e de renda variável. Dessa forma, você deverá declarar os fundos do Nu como qualquer outro fundo multimercado. 

Os fundos Nu Seleção são de longo prazo e têm incidência de Imposto de Renda. A tributação varia de acordo com o tempo investido. Em outras palavras, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menos imposto você paga, como mostra a tabela abaixo: 

  • Até 180 dias: 22,5% de alíquota do IR;
  • De 181 a 360 dias: 20% de IR;
  • De 361 a 720 dias: 17,5% de IR;
  • Acima de 720 dias: 15% de IR;

A cobrança do Imposto de Renda acontece no modelo come-cotas. Essa é uma cobrança automática realizada a cada seis meses, sempre nos últimos dias úteis de maio e novembro.

Veja aqui como o come-cotas funciona

Como declarar, então?

Assim como qualquer investimento, é preciso declarar a posse do ativo e os rendimentos. 

Para declarar o valor investido (a posse) no fundo:

  • Acesse a ficha “Bens e Direitos”, selecione o grupo 7 (Fundos) e o código 01 (Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica);
  • Em “Discriminação”, coloque o nome e o CNPJ do fundo em que investiu e a quantidade de cotas que você tinha na carteira no último dia de 2021. Se a conta for conjunta, é preciso colocar também o nome, CPF do co-titular e CNPJ do fundo;
  • No campo “Situação”, você deve colocar o saldo total, de acordo com o informe. Como os fundos Nu Seleção foram lançados em 2021, o campo “Situação em 31/12/2020” ficará zerado. 

Caso você tenha resgatado cotas do seu fundo Nu Seleção, será necessário declarar também os rendimentos.

Esses ganhos devem ser declarados na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”, com o código 6 (“Rendimentos de aplicações financeiras”). 

Basta preencher todas as informações pedidas: CNPJ, nome do fundo, e o valor que você ganhou no ano anterior com a venda.

Como declarar o cartão com função para construir limite do Nu? 

Os valores reservados para usar como limite no cartão que ajuda a construir limite no Nu são somados ao saldo da sua conta no informe de rendimentos e vão aparecer com a Nu Pagamentos como fonte pagadora. 

Dessa forma, quando você declarar a sua conta do Nubank, já estará declarando esses valores automaticamente.

Devo declarar a conta PJ do Nubank? 

A conta PJ do Nubank não entra na declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Por isso, você não vai receber nenhum tipo de informe sobre o saldo desta conta. 

Quem é MEI (Microempreendedor Individual) precisa declarar sua receita na Declaração Anual de Faturamento do MEI. E para te ajudar, vamos enviar um extrato anual da sua conta PJ.

Leia aqui para saber mais sobre a declaração do MEI. 

E o seguro de vida do Nubank?

Você não precisa declarar os valores que paga todo mês pelo seu seguro. Por isso, não receberá nenhum informe de rendimentos do Nubank Vida

Caso tenha recebido alguma indenização do seguro em 2021, esse valor precisa ser declarado e, para fazer isso, basta usar o comprovante de pagamento da indenização disponibilizado pela seguradora Chubb, parceira do Nubank para o seguro de vida. 

Tenho empréstimo do Nubank, como declaro? 

Quem pegou empréstimo em 2021 com o Nubank, em um valor acima de R$ 5 mil, precisará obrigatoriamente declarar no Imposto de Renda de 2022. Abaixo desse valor, não é preciso declarar.

Este valor é válido por empréstimo e não é uma somatória – por exemplo, se você tomou um empréstimo de R$ 2 mil e outro de R$ 6 mil, só precisará declarar o segundo.

Para te ajudar na declaração, o Nubank enviará um informe só de empréstimos no seu e-mail. Esse envio será feito aos poucos, até o dia 25 de fevereiro de 2022.

Veja mais sobre o informe de empréstimos e como declarar no IR 2022

Aceitei o pedacinho do Nubank, preciso declarar?

Quem aceitou o pedacinho do Nubank não precisa se preocupar: não vai precisar declarar nada no Imposto de Renda 2022. É que o BDR oferecido pelo programa NuSócios só poderá ser negociado por você 12 meses após nossa entrada na Bolsa. 

Apenas neste momento, você deverá escolher o que quer fazer com ele – ficar com seu pedacinho ou receber o valor da venda do BDR a mercado, descontados os eventuais tributos e a taxa da B3. Essas regras estão descritas nos termos e condições do NuSócios, que você encontra no aplicativo.

Ou seja: no IR 2022 não será necessário declarar o pedacinho. No ano seguinte, como outros investimentos, pode ser necessário declarar, dependendo do que você escolher fazer com seu BDR. Mas pode ficar tranquilo que, quando esse momento chegar, ajudaremos com o passo a passo de como fazer a sua declaração corretamente.

Investi no IPO do Nubank. Como fica no Imposto de Renda?

Uma coisa é o programa NuSócios, por meio do qual você garantiu um pedacinho do Nubank sem qualquer custo. Outra coisa é o IPO do Nubank. Muitos investidores decidiram entrar no IPO do Nu comprando BDRs. Quem fez isso vai precisar declarar esses BDRs, como qualquer outro investimento. 

As informações sobre seu investimento no IPO do Nubank vêm no informe de rendimentos da NuInvest.

Veja mais sobre o informe da NuInvest

Fiz investimentos pelo aplicativo do Nubank, e agora?

Se você comprou ações, ETFs, BDRs ou CDBs pelo aplicativo do Nubank, você vai precisar do informe da NuInvest para declarar estes investimentos. 

Mas não se preocupe, você não precisa ter o aplicativo da corretora para ter acesso ao documento. Basta entrar no aplicativo do Nubank e solicitar o envio do informe para o seu e-mail. Quando fizer essa solicitação, você vai receber tanto o informe do Nubank como o informe da NuInvest.

Não recebi o informe do Nubank, e agora?

Se você apagou o e-mail por engano ou não encontrou o informe de rendimentos do Nubank na sua caixa de entrada, não precisa se preocupar! Basta acessar o aplicativo do Nubank e pedir o envio do documento. Após fazer isso, você irá recebê-lo novamente no seu e-mail.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Leia também 

Tudo sobre o informe de rendimentos da NuInvest

Entenda tudo sobre o informe de empréstimos do Nubank e da NuInvest

3.57

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post