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Transferências internacionais no Nubank: tudo o que você precisa saber

Enviar dinheiro para o exterior ficou mais fácil. Conheça a parceria entre Nubank e Remessa Online e saiba como fazer transferências internacionais a partir do app Nu.



Que tal ouvir este conteúdo? Aperte o play nessa nova experiência!

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. Agora, damos mais um passo nessa missão ao permitir fazer transferências internacionais a partir do aplicativo do Nubank.

As transações acontecem por meio de uma parceria com a Remessa Online, uma das principais plataformas de transferências internacionais do Brasil. Ao começar o envio de dinheiro para o exterior pelo app Nubank, os clientes terão direito a uma taxa administrativa menor. Até o dia 31/12/2021, o desconto será de 15% sobre o custo dessa taxa.

As transferências são feitas através da Remessa Online, mas o processo começa dentro do aplicativo Nubank. Isso diminui a burocracia e permite reunir suas transações em um único lugar, gerando um desconto no custo para clientes Nu.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre elas.

Transferência internacional: o que é e como funciona?

Transferência internacional (também chamada de remessa internacional) é basicamente uma transação de dinheiro de um país para outro. Ou seja: enviar dinheiro para o exterior ou receber dinheiro do exterior.

Transferências internacionais podem ser usadas em diversas situações, como:

  • Realizar compras no exterior;
  • Enviar e receber pagamentos de amigos e familiares em outros países;
  • Investir fora do Brasil;
  • Pagar por serviços realizados no exterior, entre outras.

Para que essa transação seja feita, uma série de processos precisam acontecer.

As moedas são diferentes, por exemplo, então é preciso transformá-las de acordo com o câmbio do dia. Existem também impostos e cobranças específicos para operações desse tipo. Além disso, instituições financeiras têm leis diferentes em cada país, então é preciso haver um processo unificado para que a transferência aconteça de acordo com as regras nacionais e internacionais.

É por isso que uma pessoa não pode simplesmente enviar dinheiro de sua conta para o exterior como faria entre duas instituições brasileiras.

Acontece que, na maior parte dos casos, o processo para realizar uma remessa internacional é burocrático, difícil e caro: taxas altas e informações confusas dificultam muito as transferências internacionais.

Acabar com a complexidade dos serviços financeiros está no DNA do Nubank e, por isso, encontramos um parceiro que facilita esse processo, e garantimos um preço mais baixo para clientes Nu.

Por que Nubank e Remessa Online se juntaram?

O Nubank é cada vez mais uma plataforma de serviços completa, onde as pessoas podem encontrar qualquer serviço financeiro. A parceria com a Remessa Online é mais um passo em direção a isso.

Ao disponibilizar um novo produto ou serviço, buscamos sempre encontrar a melhor solução para os clientes. Neste caso, a melhor solução foi se juntar a um parceiro que já tinha a experiência no mercado de transferências internacionais e que tem alguns dos nossos mesmos valores, como:

  • Uma das menores taxas do mercado;
  • Processo 100% online, em uma plataforma simples de navegar;
  • Facilidade de compreensão de datas de pagamento e outros detalhes do processo.

Além da facilidade de poder concentrar mais essa parte da sua vida financeira no app do Nubank, há ainda um desconto no custo (a taxa administrativa) para clientes Nu.

Para acessar essa função, basta buscar o botão “Transferir Internac.” na tela principal do aplicativo Nubank e começar o processo. Se não tiver uma conta na Remessa Online, será necessário fazer o cadastro (veja como aqui).

Quais taxas e impostos são cobrados na transferência internacional?

Ao fazer uma transferência internacional existe a cobrança obrigatória do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

As tarifas cobradas funcionam da seguinte maneira:

  • Custo (ou taxa administrativa): também conhecida como spread, a taxa cobrada pela Remessa Online é calculada a partir de 1,3% do valor da transação, dependendo do tipo de moeda e valores enviados. Pelo aplicativo do Nubank, ela tem o desconto exclusivo de clientes Nu.
  • Tarifa externa: no caso de transações em euro ou dólar, a tarifa é R$ 5,90 se o valor enviado for de até R$ 2.500 (ou o equivalente em outra moeda). Se o valor for superior a R$ 2.500, a tarifa é isentada. Para outras moedas, essa tarifa varia e o valor de isenção é a partir de R$ 5.500. Mas ela sempre será apresentada de forma transparente na plataforma.

O desconto para clientes Nubank vale para todos os casos, independentemente da moeda. Basta começar o processo no app Nu.

Antes de realizar a transferência, você pode simular o valor no aplicativo do Nubank:

  • Na tela principal do app, toque em “Transferir Internac.”;
  • Preencha o valor que deseja enviar;
  • Selecione o país de destino;
  • Pronto! O simulador irá mostrar o valor convertido, já com os descontos.

Como enviar dinheiro para o exterior pelo Nubank?

Enviar dinheiro para o exterior pelo Nubank é simples. Veja o passo a passo:

  1. Na tela principal do aplicativo Nubank, toque em “Transferir Internac.”;
  2. Preencha o valor que deseja enviar;
  3. Selecione o país de destino e o simulador irá mostrar o valor convertido;
  4. Toque no botão “Continuar”
  5. Você entrará automaticamente na plataforma da Remessa Online para acessar ou criar sua conta;
  6. Se não tiver, faça o cadastro simples na plataforma (ou o completo, para transferências maiores);
  7. Selecione a história da transferência (a categoria em que ela se encaixa);
  8. Informe os dados da conta de destino;
  9. Confirme o valor enviado;
  10. Faça uma transferência via TED para a conta indicada pela Remessa Online (vale lembrar que fazer TED pelo Nubank é gratuito).

Lembrando: a transferência em si é realizada pela Remessa Online. A parceria com o Nubank oferece mais comodidade ao permitir que você comece o processo de uma forma simples e intuitiva pelo nosso app, além de gerar um desconto no custo (taxa administrativa).

Se tiver dúvidas a partir do momento em que entrar na plataforma da Remessa Online, basta entrar em contato com o time de atendimento por um dos canais oficiais.

Como receber dinheiro do exterior?

O processo de receber dinheiro do exterior pela Remessa Online também é simples. Você já precisa ter um cadastro com a plataforma, o que te dará acesso a um IBAN (International Bank Account Number) em seu nome.

Para receber o dinheiro, basta enviar os dados da sua conta na Remessa Online para a pessoa que vai te pagar e aguardar a transferência dos valores. A plataforma vai te informando por e-mail a cada etapa da transferência para que você acompanhe a chegada do dinheiro.

Quem pode fazer transferências internacionais no Nubank?

Todos os clientes pessoas físicas do Nubank terão acesso às transferências internacionais. Para usar essa função, basta entrar na opção “Transferir Internac.” do app.

Veja como abrir sua conta do Nubank

Se essa opção ainda não aparece no seu aplicativo, fique tranquilo: nossos produtos vão sendo liberados aos poucos para garantir que estão funcionando perfeitamente. Em alguns dias, essa função aparecerá na sua tela principal.

Transferência internacional pelo Nubank vale a pena?

As principais vantagens de fazer a transferência internacional a partir do Nubank são a praticidade de iniciar o processo dentro do app Nu, o custo mais baixo e o nosso excelente atendimento ao cliente, considerado um dos melhores do Brasil.

Ao concentrar suas operações com a gente, você ganha mais controle sobre as suas finanças e ainda economiza, já que é aplicado um desconto sobre os custos (taxa administrativa) da transferência.

E, se tiver algum problema, pode chamar a gente no chat para que possamos te ajudar ou orientar como buscar ajuda na Remessa Online.

Quais documentos são necessários para fazer a transferência internacional?

Os documentos necessários para fazer uma transferência internacional podem variar de acordo com o valor ou tipo de transação. Eles são solicitados pela Remessa Online e não devem ser enviados para o Nubank. As exigências têm a ver com regulamentações brasileiras e internacionais.

Veja os documentos mais comuns:

  • Transferências para pessoas físicas: para enviar valores para contas de pessoas físicas no exterior (de sua titularidade ou não) é necessário apenas mostrar a relação com o beneficiário e a finalidade da transferência.
  • Pagamento de serviços: o pagamento de serviços contratados no exterior exige o envio de um documento de faturação (conhecido como invoice) e de um contrato de prestação de serviços.
  • Pagamento de cursos: para pagar por mestrados, MBAs e cursos no exterior, também é preciso enviar um invoice ou um contrato de prestação de serviços educacionais.
  • Investimentos: quem aplica dinheiro em corretoras no exterior deve apenas dar o aceite em um termo diretamente na plataforma da Remessa Online. Não é necessário enviar documentos.
  • Compra ou aluguel de imóvel: para comprar, é preciso enviar um contrato de compra e venda de imóveis. Para alugar, é necessário providenciar um contrato de locação assinado pelas partes envolvidas.

O atendimento da Remessa Online pode tirar dúvidas sobre documentos. Basta buscá-los por um dos canais oficiais de atendimento.

O que é taxa de câmbio?

Taxa de câmbio é, de forma simplificada, o preço de uma moeda estrangeira em unidades de uma moeda nacional. Por exemplo: se você vai comprar dólares para viajar e encontra a cotação de R$ 5,20, isso significa que cada um dólar vale 5,20 reais.

A taxa de câmbio é muito importante nas transferências internacionais porque é ela que vai definir a conversão da moeda do país de onde a transferência está saindo para a moeda do país onde está entrando.

Como essa taxa muda constantemente, o valor final quase sempre terá variações. Em outras palavras, a cada vez que você simular uma transferência internacional, o valor pode mudar.

O que significam os status da transferência na Remessa Online?

Após realizar uma transferência, você pode encontrar as seguintes mensagens de status dentro da plataforma da Remessa Online:

  • Aguardando pagamento: o prazo de pagamento é até às 16h do dia útil seguinte à solicitação da sua remessa. Ou seja, se você solicitou sua remessa hoje, poderá pagá-la até amanhã, às 16h (prazo válido em dias úteis, de segunda a sexta-feira). A identificação do pagamento é feita em cerca de 2 horas úteis, dentro do horário comercial.
  • Pagamento Identificado: essa mensagem indica que o pagamento foi recebido e a remessa está em processo de confirmação.
  • Remessa confirmada: com a remessa confirmada, a empresa fará o envio à conta que você indicou.

Se tiver dúvidas, basta entrar em contato com a Remessa Online por um dos canais oficiais de atendimento.

Para quais países posso fazer transferência internacional?

É possível enviar dinheiro do Nubank pela Remessa Online para mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Chile, Portugal, Austrália, Japão, México, Argentina e Reino Unido.

Veja a lista completa de países aqui

Qual é o limite para receber ou enviar dinheiro para o exterior?

A Remessa Online tem um limite diário e um limite anual de transferências internacionais para cadastros simples.

  • Limite diário: R$ 50.000;
  • Limite anual: R$ 100.000.

Quem desejar transferir valores acima destes deve optar pelo cadastro completo.

Veja mais detalhes sobre os limites

IBAN, SWIFT, ACH, ABA Routing Number: o que são esses códigos e qual inserir na transferência?

Ao realizar uma transferência internacional, existem algumas siglas que podem aparecer. Entenda o que cada uma delas significa.

  • IBAN: é um código único que cada conta no exterior recebe. Ao enviar uma transferência internacional, é preciso solicitar o número Iban da pessoa que irá recebê-la.
  • ABA Routing Number: este código identifica agências bancárias nos Estados Unidos. Você pode encontrá-lo no formulário de abertura de conta ou dentro da área logada da plataforma da Remessa Online.
  • ACH Routing Number: outro tipo de código para transferências interbancárias nos Estados Unidos. Ele também pode aparecer no site dos bancos como “electronic payment” e, em alguns casos, pode ter a mesma numeração que o ABA.
  • SWIFT ou BIC: código universal que conecta as instituições financeiras pelo mundo e garante mais segurança nas transferências internacionais. A Remessa Online tem um buscador de códigos SWIFT dentro da plataforma.

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