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Transferência internacional no Nubank: tudo o que você precisa saber

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser fácil. Conheça a parceria entre o Nubank e a Remessa Online e saiba como fazer transferência internacional pelo Nubank com desconto exclusivo.

Mulher branca com o cabelo preso, sentada e sorrindo enquanto olha para o celular em uma de suas mãos e com a outra leva uma uva a sua boca, a sua frente uma mesa com alguns pratos, xícaras, tigelas com frutas e uma jarra de suco ao lado. Ao fundo uma parede de tijolos brancos com um quadro abstrato iluminados pela luz do dia de parte e uma janela.

O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. Uma das nossas soluções que possibilitam isso é a transferência internacional a partir do aplicativo do Nubank.

As transações acontecem por meio de uma parceria com a Remessa Online, uma das principais plataformas de transferências internacionais do Brasil. Ao iniciar o envio de dinheiro para o exterior pelo app Nubank, os clientes terão direito a uma taxa administrativa menor.  O desconto atualmente é de 15% por remessa (esse valor pode mudar mas te avisaremos antes se isso acontecer).  

As transferências são feitas pela da Remessa Online, mas é preciso ativar o desconto no app do Nubank e concluí-lo após ser redirecionado para o site da Remessa Online. A partir daí, é possível acessar diretamente a página e garantir o seu desconto em suas próximas transferências internacionais.

A parceria entre o Nu e a Remessa Online permite que você envie dinheiro para o exterior de forma prática e simples, seja para investir em seus planos ou estudar lá fora, por exemplo. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre transferência internacional no Nubank.

Transferência internacional: o que é e como funciona?

Transferência internacional (também chamada de remessa internacional) é basicamente uma transação de dinheiro de um país para outro. Ou seja: enviar para ou receber dinheiro do exterior.

Uma transferência internacional pode ser feita em diversas situações, como:

  • Realizar compras no exterior;
  • Enviar e receber pagamentos de amigos e familiares em outros países;
  • Investir fora do Brasil;
  • Receber pagamentos de plataformas estrangeiras como AdSense e YouTube;
  • Pagar por serviços realizados no exterior, entre outras.

Para que essa transação seja realizada, uma série de processos precisam acontecer.

As moedas são diferentes, então é preciso convertê-las de acordo com o câmbio do dia. Existem também impostos e cobranças específicos para operações desse tipo. 

Além disso, instituições financeiras têm leis diferentes em cada país. Por esse motivo é preciso existir um processo unificado para que a transferência aconteça de acordo com as regras nacionais e internacionais.

É por isso que uma pessoa não pode simplesmente enviar dinheiro de sua conta para outro país como faria entre duas instituições brasileiras.

Acontece que, na maior parte dos casos, realizar uma remessa internacional é burocrático, difícil e caro: taxas altas e informações confusas dificultam muito as transferências internacionais. 

A parceria entre Nubank e Remessa Online facilita esse processo e garante um preço mais baixo para clientes Nubank.

Por que Nubank e Remessa Online se juntaram?

O Nubank é cada vez mais uma plataforma completa, onde as pessoas podem encontrar uma variedade de serviços financeiros. A parceria com a Remessa Online expande essa série de ferramentas para os nossos clientes.

Ao disponibilizar um novo produto ou serviço, buscamos sempre encontrar a melhor solução para os clientes. Neste caso, escolhemos nos juntar a um parceiro com experiência no mercado de transferências internacionais e que compartilha alguns dos nossos valores, como:

  • Uma das menores taxas do mercado;
  • Processo 100% online, em uma plataforma simples de navegar;
  • Facilidade de compreensão de datas de pagamento e outros detalhes do processo.

Para ativar o seu desconto, basta buscar o botão “Transferir Internac.” na tela principal do aplicativo Nubank e concluir o seu cadastro após ser redirecionado para o site da Remessa Online. A partir disso, em suas próximas transferências internacionais já será aplicado os 15% de desconto ao acessar diretamente o site da Remessa.

Você só precisará renovar o desconto caso não faça nenhuma transferência internacional, pela Remessa Online, durante 4 meses. Mas fique tranquilo, pois iremos te avisar caso isso aconteça. 

Se não tiver uma conta na Remessa Online, será necessário fazer o cadastro (saiba como aqui).

Quais taxas e impostos são cobrados na transferência internacional?

Ao fazer uma transferência internacional existe a cobrança obrigatória do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

As tarifas cobradas funcionam da seguinte maneira:

  • Custo (ou taxa administrativa): também conhecida como spread, a taxa cobrada pela Remessa Online é calculada a partir de 1,54% do valor da transação, dependendo do tipo de moeda e valores enviados. Ativando seu desconto no app do Nubank e concluindo o cadastro no site da Remessa Online, é aplicado um desconto exclusivo para clientes Nubank;
  • Tarifa externa: no caso de transações em Euros (EUR), Dólar (USD) e Iene (JPY), a tarifa é de R$ 5,90 se o valor enviado for de até R$ 2.450. Se a quantia for superior, a tarifa é zerada. Para outras moedas, a tarifa externa varia e o valor de isenção é a partir de R$ 4.500, exceto para Pesos argentinos (ARS) e Pesos chilenos (CLP) – cuja isenção é de R$ 5.500;
  • Todas as taxas sempre serão apresentadas de forma transparente na plataforma. O desconto para clientes Nubank vale para todos os casos, independentemente da moeda. Basta começar o processo no aplicativo do Nubank.

Como simular uma transferência internacional pelo app do Nubank?

Antes de realizar a transferência, você pode simular o valor no aplicativo do Nubank:

  • Na tela principal do app, toque em "Transferir Internac.";
  • Toque em "Enviar";
  • Preencha o valor que deseja enviar;
  • Selecione o país de destino;
  • Pronto! O simulador irá mostrar o valor convertido, já com os descontos.

Como enviar dinheiro para o exterior pelo Nubank?

Enviar dinheiro para o exterior pelo Nubank é simples. É só fazer o seguinte:

  • Na tela principal do aplicativo Nubank, toque em "Transferir Internac.";
  • Toque em "enviar";
  • Preencha o valor que deseja enviar;
  • Selecione o país de destino e o simulador irá mostrar o valor convertido;
  • Toque no botão "Continuar";
  • Você entrará automaticamente na plataforma da Remessa Online para acessar ou criar sua conta;
  • Se não tiver, faça o cadastro simples na plataforma (ou o completo, para transferências de valor alto);
  • Selecione a história da transferência (a categoria em que ela se encaixa);
  • Informe os dados da conta de destino;
  • Confirme o valor enviado;
  • Faça uma transferência via TED para a conta indicada pela Remessa Online (vale lembrar que fazer TED pelo Nubank é gratuito).

Lembre-se de que a transferência em si é realizada pela Remessa Online. A parceria com o Nubank oferece aos clientes desconto de 15% na taxa administrativa.

Como receber dinheiro do exterior no Nubank?

O processo de receber dinheiro do exterior pela Remessa Online também é simples e começa no app do Nubank. Além disso, o dinheiro chega na sua conta da Remessa Online em até 2 dias úteis. 

Clique aqui e saiba como receber dinheiro do exterior pelo Nubank.

Transferência internacional pelo Nubank vale a pena?

As principais vantagens de fazer a transferência internacional a partir do Nubank são:

  • Desconto de 15% na taxa administrativa e a praticidade de ativar o desconto no app do Nubank uma única vez – caso utilize a Remessa Online com frequência. Você só precisará renovar o desconto se não fizer nenhuma transferência internacional, pela Remessa Online, durante 4 meses;
  • Ao concentrar suas operações com a gente, você tem mais controle sobre as suas finanças e ainda economiza, por conta do desconto aplicado na hora de fazer a transferência;
  • Outra vantagem é o nosso atendimento ao cliente. Se tiver algum problema, pode entrar em contato com a gente pelos nossos canais oficiais que iremos te ajudar ou orientar como buscar ajuda na Remessa Online.

Quais documentos são necessários para fazer uma transferência internacional?

Os documentos necessários para fazer uma transferência internacional podem variar de acordo com o valor ou tipo de transação. Eles são solicitados pela Remessa Online e não devem ser enviados para o Nubank. As exigências têm a ver com regulamentações brasileiras e internacionais.

Confira os documentos mais comuns:

  • Transferências para pessoas físicas: para enviar valores para contas de pessoas físicas no exterior (de sua titularidade ou não) é necessário apenas mostrar a relação com o beneficiário e a finalidade da transferência;
  • Pagamento de serviços: o pagamento de serviços contratados no exterior exige o envio de um documento de faturação (conhecido como invoice) e de um contrato de prestação de serviços;
  • Pagamento de cursos: para pagar por mestrados, MBAs e cursos no exterior, também é preciso enviar um invoice ou um contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Investimentos: quem aplica dinheiro em corretoras no exterior deve apenas dar o aceite em um termo diretamente na plataforma da Remessa Online. Não é necessário enviar documentos;
  • Compra ou aluguel de imóvel: para comprar, é preciso enviar um contrato de compra e venda de imóveis. Para alugar, é necessário providenciar um contrato de locação assinado pelas partes envolvidas.

O atendimento da Remessa Online pode tirar dúvidas sobre documentos. Basta entrar em contato por um dos canais oficiais.

O que é taxa de câmbio?

Taxa de câmbio é, de forma simplificada, o preço de uma moeda estrangeira em unidades de uma moeda nacional. Por exemplo: se você vai comprar dólares para viajar e encontra a cotação de R$ 5,20, isso significa que cada dólar vale 5,20 reais. Essa taxa varia ao longo de um mesmo dia.

A taxa de câmbio é muito importante nas transferências internacionais, porque é ela que vai definir a conversão da moeda do país de onde a transferência está saindo para a moeda do país onde está entrando.

Como essa taxa muda constantemente, o valor final quase sempre terá variações. Ou seja, a cada vez que você simular uma transferência internacional, o valor pode mudar.

Dólar, euro, libra: 12 estratégias para comprar moedas estrangeiras para sua viagem

O que significam os status da transferência na Remessa Online?

Após realizar uma transferência, você pode encontrar as seguintes mensagens de status dentro da plataforma da Remessa Online:

  • Aguardando pagamento: o prazo de pagamento é até as 16h do dia útil seguinte à solicitação da sua remessa. Por exemplo, se você solicitou sua remessa hoje, poderá pagá-la até amanhã, às 16h (prazo válido em dias úteis, de segunda a sexta-feira). A identificação do pagamento é feita em cerca de 2 horas úteis, dentro do horário comercial;
  • Pagamento Identificado: essa mensagem indica que o pagamento foi recebido e a remessa está em processo de confirmação;
  • Remessa confirmada: com a remessa confirmada, a empresa fará o envio à conta que você indicou.

Para quais países posso fazer transferência internacional?

É possível enviar dinheiro do Nubank pela Remessa Online para mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Chile, Portugal, Austrália, Japão, México, Argentina e Reino Unido.

Confira a lista completa de países aqui

Qual é o limite para receber ou enviar dinheiro para o exterior?

A Remessa Online tem um limite diário e um limite anual de transferências internacionais para cadastros simples.

  • Limite diário: R$ 180 mil;
  • Limite anual: R$ 360 mil.

Quem desejar transferir valores acima destes deve optar pelo cadastro completo. Neste caso, não há limite diário para os clientes, apenas anual. Dessa forma, o valor do limite anual vai depender da quantia declarada no Imposto de Renda do ano atual.

Saiba mais detalhes sobre os limites aqui

IBAN, SWIFT, ACH, ABA Routing Number: o que são esses códigos e qual inserir na transferência?

Ao realizar uma transferência internacional, existem algumas siglas que podem aparecer. Entenda o que cada uma delas significa:

  • IBAN: é um código único que cada conta no exterior recebe. Ao enviar uma transferência internacional, é preciso solicitar o número Iban da pessoa que irá recebê-la;
  • ABA Routing Number: este código identifica agências bancárias nos Estados Unidos. Você pode encontrá-lo no formulário de abertura de conta ou dentro da área logada da plataforma da Remessa Online;
  • ACH Routing Number: outro tipo de código para transferências interbancárias nos Estados Unidos. Ele também pode aparecer no site dos bancos como "electronic payment" e, em alguns casos, pode ter a mesma numeração que o ABA;
  • SWIFT ou BIC: código universal que conecta as instituições financeiras pelo mundo e garante mais segurança nas transferências internacionais. A Remessa Online tem um buscador de códigos SWIFT dentro da plataforma.

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