Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro Taxa Selic 2021: acompan...

Taxa Selic 2021: acompanhe a variação ao longo do ano

Confira como a taxa básica de juros da economia brasileira variou mês a mês.

Taxa Selic 2021: ilustração mostra peças de quebra cabeças roxas e estampadas com notas de um Real

Em 2020, a taxa básica de juros da economia brasileira chegou ao seu menor patamar em toda a história: 2% ao ano. A pergunta que fica é: como vai se comportar a Taxa Selic em 2021?

Afinal, o que acontece com a Selic tem um impacto direto em todas as outras taxas de juros do Brasil, como as taxas cobradas em empréstimos e financiamentos e o rendimento de investimentos.

Taxa Selic é o quê, mesmo?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa onde as instituições financeiras compram e vendem, diariamente, títulos do Tesouro Nacional. Já a Taxa Selic é, justamente, a taxa ligada aos juros desses títulos públicos que o governo oferece neste sistema.

Quem decide o valor da Selic é o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Ele se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

Para chegar a esse número, o Copom se baseia em diversos indicadores financeiros do país. Afinal, qualquer mudança na taxa afeta diretamente a economia brasileira.

Na última reunião de 2021, realizada no dia 5 de maio, o Copom decidiu aumentar a Taxa Selic de 2,75% para 3,5% ao ano.

Abaixo, confira a variação da Taxa Selic em 2021.

Taxa Selic 2021

A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom. Por isso, a tabela abaixo será atualizada logo após as reuniões do Comitê de Política Monetária.

Data da reunião do CopomTaxa Selic fixada em
20 de janeiro2%
17 de março2,75%
5 de maio3,5%
16 de junho
4 de agosto
22 de setembro
27 de outubro
8 de dezembro

Taxa Selic hoje

A Taxa Selic hoje está em 3,5% ao ano. Ela foi definida no dia 5 de maio pelo Copom, que decidiu aumentar a taxa de 2,75% para 3,5% ao ano.

Confira, na tabela abaixo, a Taxa Selic mensal em 2021.

MêsTaxa Selic mensal (2021)
Janeiro0,15%
Fevereiro0,13%
Março0,20%
Abril0,21%
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Acumulado do ano0,69%
Fonte: Receita Federal

Por que a Taxa Selic é importante?

A Taxa Selic foi criada em 1979 como uma ferramenta de controle da inflação: as mudanças que o Banco Central do Brasil faz na taxa buscam influenciar altas ou quedas no indicador da inflação, para mantê-la o mais próximo possível de sua meta. 

  • Ao aumentar a Selic, o Banco Central tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
  • E, ao baixar a Selic, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

Até hoje, a Selic serve como uma referência para a economia brasileira – uma ferramenta para controlar a inflação do país que pode ser entendida como um indicador da nossa situação econômica.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.24

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post