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Sinistro: entenda o que esse termo quer dizer no mercado de seguros

Não, não é só uma gíria. Veja o que significa o sinistro de um seguro e como agir caso ele aconteça.

Na hora de contratar um seguro, os termos podem confundir: prêmio, sinistro e outras palavras típicas desse mercado são pouco intuitivas  e dificultam o entendimento de quem realmente precisa do serviço.

Isso acontece porque a maioria das seguradoras funciona de uma forma burocrática que intencionalmente faz com que os clientes se tornem dependentes delas. Em vez de termos mais simples e de fácil compreensão, acabou virando norma nesse mercado usar jargões próprios que deixam as pessoas na mão das empresas.

Entre esses vários termos (veja mais aqui), o sinistro, em particular, é muito importante de ser compreendido – afinal, é contra ele que uma pessoa contrata o seguro. Mas, afinal, você sabe o que é um sinistro do seguro?

Antes: como funciona um seguro?

Um seguro – seja de carro, imóvel, vida, aparelho eletrônico – é um contrato feito entre uma pessoa ou empresa e uma seguradora. Esse documento estabelece que, caso algo previsto em contrato aconteça, o segurado tem direito a receber uma indenização.

Em outras palavras: se algum dos riscos contra os quais o segurado possui uma cobertura acontecer, o seguro é acionado e a pessoa que o contratou recebe uma indenização. 

Para contratar um seguro, é necessário pagar um valor específico, que pode ser à vista ou cobrado mensalmente, dependendo da seguradora ou instituição que o oferece – esse preço que o cliente paga é chamado de prêmio (entenda ele melhor aqui).

O que é sinistro?

Quando um dos eventos para os quais você contratou uma cobertura acontece, se diz que houve um sinistro do seguro. No caso de um seguro de vida, o sinistro seria o falecimento do titular, por exemplo. Em um seguro de imóvel, poderia ser um incêndio.

Ou seja, o sinistro é quando um acontecimento previsto no contrato do seguro ocorre. Quando há um sinistro, a seguradora deve pagar a indenização a seu cliente.

Como é o sinistro do seguro de vida?

Em caso de sinistro do seguro de vida, é preciso entrar em contato com a empresa seguradora, formalizar a comunicação em um formulário e apresentar algumas cópias dos documentos solicitados. Na maioria dos casos são os seguintes:

  • Cópia autenticada da certidão de óbito (em caso de morte);
  • Cópia simples do boletim de ocorrência (se for aplicável);
  • Cópias do RG e do CPF do titular do seguro;
  • Cópia da certidão de casamento (caso o segurado seja casado).

Vale lembrar que a cópia da certidão de óbito precisa ser reconhecida em cartório. As demais podem ser cópias comuns.

Leia também: Como acionar meu Nubank Vida?

Seguro de automóvel: o que é sinistro com perda parcial?

Se você sofre um acidente de carro, por exemplo, a indenização parcial acontece quando os danos no veículo podem ser consertados. Ou seja, o carro pode ser encaminhado para reparo em uma oficina mecânica.

A perda é considerada parcial quando os danos de um sinistro podem ser reparados por um valor abaixo de 75% da avaliação do carro. Caso contrário, vira perda total. Isso é constatado através de uma vistoria no veículo. 

O que é sinistro com perda total?  

Já quando os danos no veículo são graves e o custo for superior a 75% do valor do automóvel, a seguradora deve arcar com o prejuízo integral do carro.

É importante ressaltar que, depois da ocorrência do sinistro, a seguradora tem um prazo máximo de 30 dias para indenizar ou liberar o conserto do seu bem.

Veja: Como funciona o seguro de carros: da franquia à cobertura, veja no que ficar de olho

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

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