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Dicas de segurança: como ter uma vida online mais protegida

Seja usando os nossos produtos ou qualquer outro serviço financeiro, queremos que você esteja seguro nas suas transações. Veja nossas dicas.

O Nubank é seguro? Ainda hoje ouvimos essa pergunta de pessoas que têm interesse em ser nossos clientes, mas ficam preocupadas com nossa idade, ou o fato de sermos digitais. A resposta é: sim, somos seguros.

Mais do que isso, trabalhamos muito para garantir que nossos produtos tenham um nível elevado de segurança com o mínimo de fricção possível para o usuário – ou seja, através de tecnologia avançada e sem repassar o trabalho para nossos clientes com processos complexos e demorados.

São centenas de engenheiros, analistas de fraudes, especialistas em segurança da informação e muitas outras áreas envolvidas no desenvolvimento e manutenção dos nossos produtos.

Segurança é parte da nossa missão de empoderar as pessoas e ajudá-las a retomar o controle da sua vida financeira.

Neste post, você encontra dicas e sobre como ter uma vida financeira digital mais segura.

App Nubank: cadastro e entrada

Dá para fazer praticamente tudo no nosso app: pedir um de nossos produtos (cartão, NuConta, Nubank Rewards, empréstimo), visualizar gastos na fatura, fazer transferências, resgatar pontos etc. E ele tem várias camadas de proteção que garantem sua segurança. Alguns exemplos:

Primeiro cadastro

Ao ser aprovado e se tornar nosso cliente, pedimos que cada usuário nos envie uma foto de si mesmo com um documento identificável. Isso é uma das medidas que ajuda nossos especialistas a garantir a segurança das informações.

Senhas

Todo usuário, quando vira cliente, deve criar uma senha de 8 dígitos com letras e números. É ela que dá acesso ao app caso você saia e precise fazer login novamente. Essa senha é diferente da do cartão, que tem 4 dígitos e não pode ser alterada.

Desbloqueio por biometria

Existe uma ferramenta para quem quer desbloquear o app cada vez que entra. Para ativá-la:

  1. Entre no menu no topo do app (onde está escrito seu nome);
  2. Clique em “configurações do app”;
  3. Selecione “Autenticação biométrica” (para o sistema iOS) ou “Proteção do app” (para o sistema Android).

Atenção: no sistema iOS, é possível fazer o desbloqueio por biometria ou identificação facial. No Android, por biometria ou senha.

Para saber mais: O app Nubank é seguro?

App Nubank: cartão de crédito

Há algumas ferramentas e configurações dentro do app que permitem que o usuário tenha controle imediato sobre seu cartão. São elas:

Notificações de gastos

Toda vez que seu roxinho é usado, o gasto aparece automaticamente na sua fatura e você recebe uma notificação. Ou seja, você descobre rapidamente se houver algum uso indevido e pode bloquear ou entrar em contato, sem precisar esperar dias até a fatura fechar.

Bloqueio e desbloqueio automático

Perdeu seu cartão? Foi roubado? Não tem certeza de onde colocou e quer garantir que ninguém use no meio tempo? É fácil: basta arrastar os ícones do menu inferior até encontrar o que diz “Bloquear cartão“. Se quiser desfazer a operação, basta clicar de novo, agora em “Desbloquear o cartão”. Sem burocracia.

Ajustar limite

Há quem prefira, por motivos de segurança, manter o limite do cartão baixo – assim, se ele for roubado ou usado sem autorização, a pessoa não poderá gastar valores altos. Para usar, clique no ícone “Ajustar limite” do menu inferior e arraste a barra até o ponto desejado. Se mudar de ideia, basta mexer de novo.

Cartão virtual

O cartão virtual é quase como um segundo cartão, com número, data de validade e CVV diferentes do cartão físico. Mas ambos estão conectados: ou seja, independente de como você gastar, tudo vai para a mesma fatura e subtrai do mesmo limite.

Ele é extremamente prático e seguro para transações online e permite que você continue usando mesmo se o físico estiver bloqueado por perda ou furto – ou seja, se isso acontecer, não será preciso mudar todos os cadastros em sites e apps

Saiba tudo sobre o cartão virtual aqui

Cartão Nubank contactless

Fazer uma compra sem inserir o cartão de crédito na maquininha e sem digitar a senha: assim é a tecnologia de aproximação, criada para facilitar a vida dos clientes na hora de finalizar uma compra presencial. A simplicidade desse operação, no entanto, deixa algumas pessoas inseguras. Mas isso não é necessário.

Como funciona a segurança do contactless?

As compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia com múltiplas camadas de segurança, que protegem as informações a cada transação.

A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para interromper atividades suspeitas. E, dentro do Nubank, as operações de fraude e segurança da informação usam tecnologia de ponta para proteger nossos clientes.

Limite do contactless

As transações por aproximação têm um limite de R$50 – qualquer compra acima desse valor exige a senha. Também só é possível utilizar o contactless até 5 vezes no dia, sem usar a senha entre as operações.

Vantagem do contactless

Além da praticidade, o contactless tem também uma vantagem adicional de segurança: com ele, o cartão nunca precisa sair da mão do dono – ou seja, não é preciso entregá-lo para um terceiro com possíveis más intenções.

Para saber mais: O contactless é seguro?

Roubo de celular

Como já explicamos, dá pra resolver praticamente qualquer coisa dentro do app Nubank. Mas o que acontece se seu celular é roubado?

Essa pode ser uma situação assustadora para muita gente. A boa notícia é: pode tirar da sua lista de preocupações o medo de o seu dinheiro não estar seguro. Se isso acontecer, nosso time irá ajudar no que for necessário para que a sua situação seja resolvida o mais rápido possível.

Passo a passo do que fazer se seu celular for roubado

Caso isso aconteça, entre em contato assim que possível com nosso time através dos canais oficiais – além do chat, você pode enviar um e-mail ou ligar para a central de atendimento.

A outra medida imediata a ser feita para garantir a segurança de todos os seus dados é desconectar seu aplicativo do celular. Para isso, é preciso ter acesso a um computador ou tablet ou e proceder da seguinte forma:

  1. Entre no nosso site: www.nubank.com.br;
  2. Na parte de cima, no canto direito da tela, faça login com seu CPF e senha do app;
  3. Clique em “Estou sem celular”;
  4. E depois em “Desconectar tudo”;
  5. Esse processo pode demorar até uma hora – por isso, é importante entrar em contato com nosso time.

Com isso, as informações do app serão desvinculadas do aparelho roubado. Ou seja, quem estiver com seu celular não conseguirá acessar seu app do Nubank.

E se tiver dinheiro na NuConta?

Se tiver dinheiro na conta digital e quiser movimentá-lo, a equipe do Nubank poderá fazer uma transferência ou TED para outro banco, contanto que a conta de destino esteja cadastrada no seu CPF. Basta solicitar em algum dos canais de atendimento.

Para saber mais: Roubaram meu celular. E agora, Nubank?

Senha segura 

Hoje, a maioria das pessoas tem um incontável número de senhas para tudo: e-mail, desbloqueio da tela do celular e do computador, cartões de crédito e débito, cadastro em sites de compras, etc…

Muita gente acaba caindo na tentação de fazer senhas fáceis e iguais, para não se perder, mas essa não é uma boa prática. Torna mais fácil para pessoas mal intencionadas descobrirem seu código e, se ele for repetido em outros lugares, acessar muitas informações.

Cuidados na hora de criar senhas

  • Nomes de pessoas próximas ou o seu próprio, datas de aniversário e datas significativas não são uma boa ideia;
  • Procure utilizar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos de maneira alternada;
  • Anotar a senha em um papel e guardá-la na carteira é muito arriscado. Em casos de roubo, por exemplo, a pessoa terá acesso aos seus dados e poderá até realizar compras presenciais, utilizando o cartão e a senha;

Para saber mais: Como criar uma senha segura

Golpes

Os cartões de crédito possuem vários mecanismos de segurança para identificar e bloquear fraudes – no entanto, a maioria dos golpes sofridos pelos consumidores envolve enganar o cliente para que ele mesmo entregue seus dados.

Phishing

Phishing é um dos tipos de golpe mais comuns na internet: nele, o golpista tenta induzir a pessoa ao erro para que ela entregue voluntariamente informações ou clique em um arquivo que facilite o roubo de dados.

Normalmente, isso acontece através de e-mails, mensagens ou sites falsos – o formato e as imagens usadas nas tentativas de phishing são feitos para imitar a comunicação real usada pelas empresas. O usuário, ao pensar que se trata de uma comunicação oficial, insere os dados solicitados.

Há alguns outros tipos de phishing: solicitação de dados por telefone, programa que rouba dados disfarçado de outro arquivo, se passar por uma pessoa conhecida etc.

Não é culpa do usuário quando ele cai em um golpe – afinal, eles são muitos e cada dia mais sofisticados. Mas existem alguns cuidados a serem tomados que podem ajudar.

Veja eles aqui: Phishing: o que é e como se proteger

Para saber mais:

Como evitar golpes no cartão de crédito
Golpes usando o nome do Nubank: veja coisas que nunca fazemos

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