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Roubaram meu celular: e agora, Nubank?

Um dos primeiros passos é entrar em contato com a gente pelo canal Me Roubaram para te ajudarmos a proteger seus dados e seu dinheiro. Saiba como fazer isso.

O Nubank nasceu com a missão de devolver o controle da vida financeira às pessoas por meio de um aplicativo fácil de usar e seguro. Hoje, nossos mais de 80 milhões de clientes têm a praticidade de resolver sua vida na palma da mão, pelo aplicativo instalado no celular. Mas o que acontece se o seu celular for roubado?

Pensar nessa possibilidade assusta muitas pessoas, que, entre outras coisas, se preocupam com o dinheiro guardado na conta e com as informações pessoais cadastradas no próprio app – afinal, hoje, todos os bancos e instituições financeiras têm aplicativos.

Por isso, explicamos aqui o que você deve fazer caso tenha o celular roubado ou furtado e como garantir que ele esteja seguro antes que algo assim aconteça. Nosso time irá te ajudar no que for necessário para que a sua situação seja resolvida o mais rápido possível.

App Nubank: troquei de celular, e agora?

Meu celular foi roubado. O que eu faço, Nubank?

Se isso acontecer, entre imediatamente na plataforma Me Roubaram para abrir um registro e desconectar seu aplicativo do celular. Para isso, é preciso ter acesso a um computador ou a um tablet e proceder da seguinte forma:

  • Entre no Me Roubaram;
  • Digite o seu CPF e senha de acesso ao app (se você esqueceu sua senha, pode clicar em “Esqueci minha senha” para criar uma nova. Você receberá as instruções no e-mail cadastrado com a gente);
  • Depois do login, você deve informar o que aconteceu. Na plataforma Me Roubaram você pode reportar um roubo de celular, de cartão ou de ambos;
  • Na sequência, você terá a opção de desconectar a conta do aparelho imediatamente e/ou bloquear o cartão de crédito; 
  • Pronto: ao finalizar o processo, nossa equipe será informada e tomará as providências necessárias para te proteger. 

Depois de concluir essa etapa, as informações do seu app serão desvinculadas do seu aparelho roubado. Isso significa que quem estiver com seu dispositivo móvel não vai conseguir acessar seu app do Nubank. 

Importante: mesmo depois de abrir um formulário pelo Me Roubaram, ainda será necessário entrar em contato com o time de atendimento do Nubank por e-mail ou telefone para informá-los sobre a sua situação. A plataforma Me Roubaram é um atalho que irá proteger seus dados e seu dinheiro de um jeito mais rápido. Depois de usá-la, é recomendado que você procure pelo time para mais informações.

Para entrar em contato com o time de atendimento, você pode usar um de nossos canais oficiais. Dá para ligar no número 4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas, e no 0800 591 2117 para demais localidades, ou enviar um e-mail para meajuda@nubank.com.br.

Como impedir alguém de acessar meu app Nubank?

Além de bloquear o acesso ao aplicativo do Nubank pelo nosso site, você também pode apagar remotamente os dados do seu celular. Esse passo é importante caso o seu aparelho tenha sido roubado durante o uso e com a tela desbloqueada, já que, apagando essas informações, o acesso a aplicativos, contas e e-mails é dificultado.

Para apagar os seus dados de um aparelho Android, basta acessar a ferramenta do Google que permite localizar um dispositivo e limpar os dados vinculados à sua conta. Se o seu aparelho for um iPhone, a Apple também disponibiliza uma plataforma onde é possível apagar os dados do seu celular à distância.

Como o criminoso pode conseguir acesso à minha conta sem senha?

Muitas pessoas repetem suas senhas em mais de um aplicativo ou site. Essa prática é muito perigosa para a segurança digital, já que, ao descobrir uma das suas senhas, um criminoso pode conseguir acesso a vários serviços diferentes.

Por exemplo: talvez em algum momento você já tenha compartilhado por mensagem a senha de algum serviço que parecia "inocente" – como um streaming de música ou vídeo, um site de jogos, ou algo parecido. Se alguém rouba seu celular com a tela desbloqueada (o que não é difícil, já que muitos roubos acontecem quando a pessoa está mexendo no aparelho), é possível acessar suas mensagens, descobrir essa senha e testá-la no seu aplicativo de banco. Se for a mesma, ou uma variação similar, pronto: o acesso à conta pode ser violado.

O mesmo acontece com pessoas que usam senhas facilmente associadas a elas, como o próprio aniversário ou o de pessoas próximas. É muito simples para criminosos explorarem suas redes sociais e testarem senhas até descobrirem a certa.

Por isso, é fundamental ter uma senha segura, que não pode ser associada com você e nunca compartilhar acessos – nem do banco e nem de mais nada.

https://www.youtube.com/watch?v=E5VeiIlj7rU

Se suspeitar que sua senha do aplicativo ou e-mail de cadastro foram comprometidos, recomendamos trocar as senhas e, assim, evitar uma dor de cabeça futuramente.

Abaixo, leia algumas dicas para criar senhas mais fortes:

  • Nomes de pessoas próximas ou mesmo seu próprio nome, datas de aniversário e datas significativas não são uma boa ideia;
  • Procure utilizar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos de maneira alternada;
  • Anotar a senha em um papel e guardá-la na carteira é muito arriscado. Em casos de roubo, por exemplo, a pessoa terá acesso aos seus dados e poderá até realizar compras presenciais utilizando o cartão e a senha;
  • Caso você tenha dificuldade em memorizar suas senhas, pode usar um gerenciador de senhas para mantê-las armazenadas de um jeito seguro e criptografado. Desse modo, você só precisará se lembrar de um padrão e o gerenciador fará o restante do trabalho por você; 
  • Nunca repita suas senhas.

Quais outras medidas posso tomar se meu celular for roubado?

Agir com rapidez é fundamental para reduzir os danos causados pelo roubo de um celular. Hoje, as movimentações bancárias acontecem em questão de segundos e é importante ter cuidado redobrado com as camadas de proteção do seu aparelho. 

Veja algumas medidas que você pode tomar para evitar problemas futuros.

  • Entre em contato imediatamente com a central de atendimento do Nubank – além de bloquear as funcionalidades do app, nosso time pode te orientar de acordo com a sua necessidade;
  • Conteste compras ou transações desconhecidas, caso você tenha notado que elas aconteceram após o roubo. Nossos especialistas poderão analisar o caso e entrar em contato com outras instituições envolvidas;
  • Faça um boletim de ocorrência informando sobre o roubo e fornecendo o máximo de detalhes possível. Para que a gente consiga te ajudar da melhor forma, é importante que você tenha documentado em que circunstância isso aconteceu;
  • Acesse o Registrato para conferir se seus dados pessoais foram utilizados para abrir contas em outras instituições. Este sistema do Banco Central compila relatórios com informações sobre contas e operações de crédito vinculadas ao seu CPF, e pode ajudar a identificar uma utilização indevida das suas informações.

E se eu precisar usar o saldo da conta do Nubank?

Caso você tenha dinheiro disponível na conta digital do Nubank e queira usá-lo imediatamente, podemos fazer uma transferência via TED dos valores da sua conta para um outro banco.

Basta entrar em contato com o nosso time de atendimento por chat, e-mail ou telefone e informar os dados solicitados, como valor desejado e conta recebedora, por exemplo.

Lembrando que os dados devem ser de uma conta que esteja no seu CPF. Vamos dar prioridade a contas que você já tenha utilizado anteriormente para receber ou enviar valores para a sua conta do Nubank.

Se você possui o cartão de crédito Nubank e quer fazer o pagamento da sua fatura utilizando o saldo da conta do Nubank, podemos efetuar o pagamento por aqui. Basta entrar em contato com o nosso time de atendimento e nos informar o valor.

Importante: Se você vivenciar alguma situação mais grave, como ser forçado a passar ou digitar a senha de 4 dígitos do cartão, o ideal é entrar em contato com o nosso time de atendimento logo em seguida. Eles irão te dizer como proceder e fazer tudo o que estiver ao alcance para ajudar.

Como posso me prevenir? 

Para aumentar ainda mais o nível de segurança da sua conta do Nubank, ative o Modo Rua dentro do seu app. O Modo Rua funciona como uma camada extra de proteção para o seu dinheiro, pois permite que você limite o valor de transações de Pix, TED e pagamento de boletos sempre que estiver fora de casa.

Para fazer isso, basta cadastrar suas redes de wi-fi seguras (como as da sua casa e do trabalho, por exemplo) e, quando você não estiver conectado nelas, o Modo Rua irá bloquear transações que ultrapassarem o valor que você estipulou. 

Caso precise realizar uma transferência em um valor mais alto, será necessário realizar um reconhecimento facial com teste de prova de vida direto no app – e não adianta tirar uma foto da foto ou tentar carregar um arquivo. Se não for você com o rosto na tela, não vai funcionar. Confira, no vídeo abaixo, o passo a passo para ativar o Modo Rua no seu app

https://www.youtube.com/watch?v=Zk9CFx_SQrs

Quer saber mais sobre segurança digital? Veja o que já publicamos sobre esse tema.

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