Todo trimestre, o Nubank divulga seus resultados financeiros, operacionais e de negócios para o mercado. Além de ser uma medida regulatória importante para empresas de capital aberto, essa é uma forma de dar transparência sobre como está o desempenho do nosso negócio.
No dia 15 de agosto de 2022, divulgamos o relatório completo do segundo trimestre de 2022 – um dos melhores trimestres da nossa história, com recorde de receitas, taxa de atividade mais alta e custos operacionais cada vez mais baixos.
"Tivemos outro trimestre muito forte, com crescimento e lucratividade no nosso negócio. Registramos uma receita recorde e estamos dando grandes passos para nos tornarmos uma plataforma multiproduto em diferentes países."
David Vélez, fundador e CEO
"No Brasil, registramos um lucro líquido de US$ 13 milhões no primeiro semestre de 2022, somos a quarta maior empresa de cartão do país e líderes na área de investimentos com 5 milhões de clientes ativos", continua o CEO do Nu. "No âmbito internacional, somos o número 1 na emissão de cartões de crédito tanto no México quanto na Colômbia, e acabamos de receber a aprovação para continuarmos a nossa expansão na Colômbia."
Sabemos que a quantidade de informações e termos técnicos deste relatório podem gerar dúvidas. Por isso, explicamos a seguir alguns dos principais resultados deste segundo trimestre. Para um resumo mais técnico, veja o nosso comunicado à imprensa no site de Relações com Investidores.
Importante: esses números são sobre a Nu Holdings Ltd., a controladora do grupo Nubank. Isso significa que eles incluem todas as nossas operações no Brasil, México e Colômbia, e os valores aparecem em dólares americanos
Entenda o que significam os principais termos da nossa divulgação de resultados
Recorde de receitas e lucro
No segundo trimestre de 2022, a Nu Holdings registrou um valor recorde de receitas: US$ 1,2 bilhão. Este é um resultado muito importante, conforme continuamos na nossa expansão para novos produtos de forma eficiente e chegando em mais clientes.
As receitas cresceram 230% ao ano, considerando um FX neutro (fator que se refere a medidas para eliminar o efeito do câmbio). Em outras palavras: o FX neutro mostra o crescimento de um período para o outro, tirando a volatilidade cambial. Assim, é possível avaliar o desempenho financeiro apesar das variações das moedas – afinal, o Nu também está em outros países além do Brasil, como México e Colômbia.
No Brasil, o Nubank gerou um lucro contábil de US$ 13,0 milhões no primeiro semestre de 2022 (contra uma perda de US$ 19,7 milhões no ano fiscal de 2021).
Já o lucro bruto da Nu Holdings no segundo trimestre de 2022 foi de US$ 363,5 milhões, um aumento de 109% ao ano, também FX neutro. O lucro líquido ajustado consolidado do grupo – ou seja, o lucro após custos totais, impostos e outros ajustes – foi de US$ 17 milhões.
Estes números são importantes por um motivo simples: o Nubank segue crescendo forte e resiliente, mesmo em condições macroeconômicas difíceis. Ao mesmo tempo em que aumentamos nossa oferta de produtos e nossa atuação fora do Brasil, também vemos os custos operacionais por clientes ativos ficando cada vez menores.
Clientes mais ativos, custos mais eficientes
Nossos resultados financeiros caminham de mãos dadas com o crescimento que estamos vendo entre nossos clientes – não apenas no número total de novos clientes, mas em seu engajamento com nossos produtos.
No 2º trimestre de 2022, o Nu ganhou 5,7 milhões de novos clientes, chegando a um total de 65,3 milhões de pessoas atendidas por nós no Brasil, México e Colômbia. Mais importante ainda é a taxa de atividade dos clientes, que chegou à marca histórica de 80%.
Ou seja: estamos ganhando mais clientes ativos e nossos produtos estão se tornando cada vez mais relevantes para essas pessoas.
Tudo isso vem acompanhado de custos cada vez mais baixos para tocar a operação. Por ter nascido digital, o Nubank já é, por essência, uma empresa com vantagens de eficiência em relação às tradicionais, e trabalhamos nos últimos ciclos para melhorar ainda mais.
Expansão de produtos e países: a caminho de ser a maior plataforma digital da América Latina
Durante o segundo trimestre de 2022, os produtos do Nubank tiveram crescimento expressivo – e alguns lançamentos já atingiram sucesso em seus primeiros meses, mostrando que, cada vez mais, estamos no caminho de nos tornar uma plataforma multiproduto completa.
- Cartão de crédito: 29 milhões de clientes ativos;
- Conta (PF e PJ): 45 milhões de clientes ativos;
- Empréstimo pessoal: 4 milhões de clientes ativos;
- Seguros: 700 mil clientes ativos;
- Investimentos: 5 milhões de clientes ativos;
O NuCripto, ferramenta de compra e venda de criptomoedas, atingiu 1 milhão de clientes em julho de 2022, apenas três semanas após seu lançamento.
O Nu é, hoje, o quarto maior cartão de crédito do Brasil em termos de volume de compra, ultrapassando bancos tradicionais centenários. Nossa carteira de crédito está crescendo com níveis de qualidade saudáveis, com performance bastante resiliente.
Também somos o maior emissor de cartões de crédito do México e na Colômbia, onde chegamos a 2,7 milhões de clientes (um crescimento de seis vezes ano a ano) e 314 mil clientes neste trimestre, respectivamente. Nos dois países, o NPS (Net Promoter Score, métrica usada para medir a felicidade dos consumidores com a empresa) está bem acima do mercado, em cerca de 90 pontos.
Em resumo: continuamos crescendo para nos tornarmos uma empresa cada vez mais forte, com uma oferta de produtos mais completa e com maior foco na eficiência de custos. E, acima de tudo, focados em oferecer o melhor para nossos clientes.