Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Restituição do Imposto...

Restituição do Imposto de Renda 2019: como ela vai funcionar

Ela é a melhor parte do IR. Fique por dentro de como será o pagamento.

A restituição do Imposto de Renda 2019 começou a ser paga aos contribuintes que têm direito em junho, poucos meses depois da data para entrega da declaração. A tal restituição do IR consiste em nada mais é do que parte do imposto que você pagou sendo devolvida. (Post atualizado em julho de 2019)

Como assim?

Se, no acerto de contas com a Receita, for identificado que você recolheu mais imposto do que deveria ao longo do ano, essa parte “extra” da contribuição é devolvida para você. A restituição do IR é exatamente essa diferença. O valor que cada contribuinte pode receber, portanto, varia.

Quem tem muitas deduções a fazer (dependentes, despesas médicas, gastos com educação, aposentadoria privada, etc) também pode ter uma restituição maior, exatamente por conta dos descontos no imposto que acumulam com dessas despesas.

A restituição é paga em lotes mensais; isso significa que a cada mês um lote de contribuintes receberá parte do imposto de volta. Os dois primeiros, de junho e julho, já foram pagos.

Mas fique atento: nem todos os contribuintes têm direito à restituição. Somente aqueles que conseguem deduzir gastos, que contribuíram mais do que o necessário e que não caíram na malha fina terão valores a receber.

Calendário da restituição do IR 2019

A cada mês, uma parte dos contribuintes recebe sua restituição diretamente na conta indicada na hora da declaração. As datas específicas de pagamento são definidas também pela Receita Federal e mudam a cada ano.

Em 2019, os lotes de restituição serão pagos nas seguintes datas, segundo a Receita Federal:

1o lote17/06/2019
2o lote15/07/2019
3o lote15/08/2019
4o lote16/09/2019
5o lote15/10/2019
6o lote18/11/2019
7o lote16/12/2019

Consulta à restituição do IR 2019

Não é possível saber, com antecedência, em qual lote da restituição você estará. Cerca de uma semana antes da data de pagamento, a Receita Federal abre a consulta ao lote que será pago – é somente com ela que é possível descobrir se está ou não entre os que receberão o pagamento.

Entretanto, existe uma “ordem” que a Receita segue para decidir em qual lote os contribuintes entram.

No geral, quanto mais cedo o contribuinte enviar sua declaração à Receita, mais cedo ele receberá a restituição – ou seja: ele estará incluso nos primeiros lotes de pagamento. Quanto mais tarde o contribuinte enviar a declaração, mais tarde será restituído. Receber sua restituição nos últimos lotes também tem sua vantagem, pois o valor é corrigido pela taxa Selic. Isso significa que se você deve receber R$ 1 mil de restituição e isso acontecer somente no último lote, os R$ 1 mil terão rendido desde o pagamento do primeiro lote.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Gilvan Braido
    16 de julho de 2019, 12h47
    Só falta receber a restituição de IR na Nuconta pra ficar perfeito! 💜