Alguns contribuintes têm direito à restituição do Imposto de Renda – isto é, receber parte dos impostos pagos ao longo de um ano de volta. Caso já tenha recebido ou esteja para receber: o que você vai fazer com a sua restituição? Já pensou em usar esse dinheiro para quitar as dívidas e eliminar suas pendências?
Hoje, no Brasil, há mais de 62 milhões de pessoas endividadas e, em média, o valor dessas dívidas em atraso é de R$2.616.
Os dados acima, de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), são preocupantes. Eles mostram que mais de 41% da população está com contas em atraso.
Para quem está nessa situação e sem perspectiva de quando poderá quitar tais débitos, a restituição do Imposto de Renda pode ajudar a livrar-se de parte deles.
O valor que cada contribuinte recebe de restituição varia – ele é informado no momento do preenchimento da declaração do IR – e pode render dependendo do lote em que for pago, como explicamos aqui.
Quitar as dívidas deve ser a prioridade de quem está tentando colocar as finanças em dia. Se este é o seu caso, vale a pena usar o dinheiro da Restituição do IR para pagar pendências e parar de pagar juros – veja mais sobre como negociar as dívidas do cartão de crédito aqui e como começar um planejamento financeiro aqui.
Guarde o dinheiro da restituição
Se quitar as dívidas não é uma necessidade sua, você pode seguir para o próximo – e mais difícil – passo de organizar suas finanças: guardar dinheiro.
Não tem nenhum grande gasto em mente? Nenhuma conta para pagar? É simples: guarde o dinheiro de sua restituição do Imposto de Renda. Seja para deixar o dinheiro rendendo para uma possível emergência ou guardar para uma futura viagem – guardar dinheiro sempre é uma boa opção.
E onde guardar dinheiro?
- Deixar seu dinheiro parado em uma conta-corrente é uma cilada: nela, ele não rende e você corre o risco de misturar as economias com o dinheiro que pode ser gasto no dia a dia.
- A poupança é uma opção, mas não a melhor: ela não tem o melhor rendimento e você pode perder o quanto render dependendo de quando optar por sacar o valor investido. Explicamos melhor aqui.
- Uma boa opção é investir sua restituição em uma opção de Renda Fixa e que renda mais que a poupança. A NuConta, a conta digital do Nubank, é uma delas – já é possível, inclusive, cadastrar a sua conta do Nubank para receber a sua restituição diretamente nela; aqui explicamos como.
O que é a NuConta?
A NuConta é uma contra digital sem tarifas de manutenção que já possui mais de 10 milhões de clientes. Ela tem transferências gratuitas e ilimitadas, seja para outras NuContas ou para contas de outras instituições financeiras.
Todo dinheiro que fica na NuConta tem rendimento de 100% do CDI – ou seja, mais do que a poupança.
Além disso, a NuConta possui a função Guardar Dinheiro; o dinheiro que você quer separar não fica misturado ao valor disponível para uso, mas pode ser resgatado quando desejar, sem perder os rendimentos.
Veja tudo sobre a NuConta aqui.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}