Pular navegação

Nubank vai fechar do Brasil? Não. Entenda a reestruturação dos BDRs do Nu

O Nubank segue no Brasil, a mudança é apenas uma reestruturação do programa de BDRs e os papéis da empresa poderão continuar sendo negociados por aqui, apenas com uma troca da categoria.

Nubank vai fechar no Brasil? Não - Na imagem, aparece a fachada do escritório do Nubank, com um grande logotipo do Nu na cor roxa colocado na calçada.

Em setembro de 2022, o Nubank comunicou por meio de um Fato Relevante a intenção de fazer mudanças no nosso programa de BDRs no Brasil. Em abril de 2023, atualizamos esse plano e, em junho de 2023, ele foi aprovado pela CVM, órgão regulador do mercado. Isso quer dizer que o Nubank vai fechar no Brasil? Não. 

O Nubank segue operando no Brasil como sempre, atendendo os cerca de 85 milhões de clientes que temos por aqui.

A única coisa que muda é a categoria dos papéis (BDRs) que são negociados na Bolsa de Valores daqui, a B3: eles deixarão de ser BDRs Nível III e se tornarão BDRs Nível I Não Patrocinados. A expectativa é que a instituição depositária (ou seja, o banco responsável pelos registros e guarda dos ativos) seja o Bradesco S.A.

Ou seja, não é verdade a notícia de que o Nubank está saindo do Brasil. Como transparência sempre foi um dos nossos pilares, a gente traz aqui, de forma simples, o que essa mudança quer dizer e explica o que ela significa para quem tem BDRs do Nubank. Vamos lá?

Nubank segue forte no Brasil – não acredite em fake news

BDR Nível III e BDR Nível I: qual é a diferença?

Quando a ação de uma empresa está em uma Bolsa de valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a Bolsa brasileira. Há diferentes categorias de BDR. No caso do Nu, estamos falando de uma mudança do programa que transforma nossos BDRs de Nível III para Nível I.

  • O BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil – ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • O BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também.

Quando o Nu fez sua abertura de capital (IPO), em dezembro de 2021, optamos pela dupla listagem: colocando ações na Bolsa dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que disponibilizamos BDRs Nível III no Brasil.

Agora, os BDRs Nível III do Nubank serão transformados em BDRs Nível I Não Patrocinados – essa é a mesma categoria de BDRs de grandes empresas de tecnologia globais já negociados na Bolsa brasileira. Na prática, isso significa que outra instituição financeira será depositária dos recibos (e não a própria empresa listada).

Saiba mais sobre o programa de reestruturação de BDRs

O Nubank vai fechar no Brasil? Não

A notícia de que o Nubank vai fechar no Brasil é falsa. O Nubank não vai fechar no Brasil. Essa mudança é apenas uma reestruturação do programa de BDRs. Seguimos trabalhando para simplificar cada vez mais a vida financeira dos nossos cerca de 85 milhões de clientes aqui no país.

O Nubank vai sair da Bolsa? Não

Não. O Nubank continua sendo uma empresa de capital aberto. As ações continuarão a ser listadas na Bolsa de Nova York, a NYSE, e os BDRs continuam listados na Bolsa Brasileira.

Isso significa que o Nubank continua sob a supervisão rigorosa da Securities and Exchange Commission (SEC), a entidade reguladora do mercado norte-americano. E os BDRs Nível I Não Patrocinados continuarão sendo negociados na B3.

Os BDRs continuam com o mesmo valor?

O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria de Nível III para Nível I não muda essa condição. Como todo BDR, seu valor na Bolsa pode sempre variar com as flutuações do mercado.

Ficou com alguma dúvida? Temos uma FAQ completa no app do Nu - ou manda um e-mail para meajuda@nubank.com.br.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.