A Receita Federal abriu neste dia 23 de fevereiro a consulta ao lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), do mês de fevereiro de 2021. Essa consulta é referente àqueles que caíram na malha fina. O depósito bancário será realizado no dia 26 de fevereiro, para 113.121 contribuintes – cerca de R $183 milhões. Veja quem recebe.
Quem recebe a restituição do lote residual do IRPF?
De acordo com a Receita, esse valor será distribuído entre contribuintes com prioridade legal – idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também foi contemplado quem entregou a declaração do IR até o dia 10 de fevereiro de 2021.
Como saber se estou no lote residual da restituição?
Para saber se você teve a declaração liberada para restituição, basta seguir os seguintes passos:
- Acessar a página da Receita Federal;
- Entrar no Portal e-CAC;
- Acessar o serviço Meu Imposto de Renda.
Também é possível acessar clicando aqui, inserindo os dados solicitados. A Receita disponibiliza um aplicativo, por onde é possível consultar as declarações do IR e a situação cadastral do seu CPF.
Estou no lote e não recebi o pagamento. O que devo fazer?
O pagamento do lote residual da restituição será feito em 26 de fevereiro. Se, depois dessa data, o valor não for creditado na conta que você indicou, a Receita Federal indica duas opções:
- Ir pessoalmente à qualquer agência do BB;
- Ligar para a Central de Atendimento 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Vale lembrar que a restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, será necessário fazer uma solicitação por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.
Leia também:
Imposto de Renda: 7 erros que fazem você cair na malha fina
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.