Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Qual o rendimento da pou...

Qual o rendimento da poupança em 2021?

Acompanhe a variação mês a mês para saber quanto o dinheiro vai render.



Se você tem dinheiro na poupança ou está pensando em investir nessa modalidade, é importante acompanhar quanto ela está rendendo ao longo do ano. Sabendo o rendimento da poupança em 2021, por exemplo, é possível saber quanto seu investimento valorizou, comparar com outras opções e, dependendo do cenário, buscar uma alternativa mais rentável.

Em 2020, por exemplo, o rendimento da poupança ficou em 2,11% ao longo do ano – menor do que a prévia oficial da inflação do ano passado, de 4,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outra característica da poupança é que existem datas específicas para sacar os valores investidos com o rendimento do mês anterior – o chamado aniversário da poupança. Se o resgate for feito antes disso, o rendimento é perdido.

Por isso, pode ser interessante analisar outras opções de investimentos tão seguras quanto a poupança e com rentabilidade maior, como os CDBs, os títulos do Tesouro Direto e a própria conta do Nubank – que rende a partir de 100% do CDI.

Abaixo, confira o rendimento mensal da poupança em 2021.

Tabela: Rendimento da poupança 2021

A tabela abaixo será atualizada mensalmente com o rendimento da poupança do mês anterior. Em agosto, por exemplo, ficou em 0,24%.

Vale notar que este é o rendimento para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012. Para aqueles realizados antes dessa data, o rendimento é o mesmo todos os meses: 0,5%. Veja a explicação mais abaixo.

MêsRendimento da poupança mensal em 2021
Janeiro0,12%
Fevereiro0,12%
Março0,12%
Abril0,16%
Maio0,16%
Junho0,20%
Julho0,24%
Agosto0,24%
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Acumulado do ano1,36%

Como o rendimento da poupança em 2021 é calculado?

Para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012, o rendimento da poupança é igual a 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR). Como a TR está zerada (ou muito próxima disso) há muitos anos, é comum simplificar e dizer que a poupança rende 70% da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Como a Selic despencou em 2020 (saindo de 4,5% em janeiro para 2% em dezembro), a poupança rendeu apenas 2,11% no ano passado.

Vale notar que a Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Na última reunião, realizada em 22 de setembro de 2021, o Copom decidiu aumentar a Selic de 5,25% para 6,25% ao ano.

Por outro lado, o rendimento da poupança para depósitos realizados antes de 4 de maio de 2012 é sempre igual: 0,5% + Taxa Referencial ao mês.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.77

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post