Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Qual o rendimento da pou...

Qual o rendimento da poupança em 2021?

Acompanhe a variação mês a mês para saber quanto o dinheiro vai render.



Se você tem dinheiro na poupança ou está pensando em investir nessa modalidade, é importante acompanhar quanto ela está rendendo ao longo do ano. Sabendo o rendimento da poupança em 2021, por exemplo, é possível saber quanto seu investimento valorizou, comparar com outras opções e, dependendo do cenário, buscar uma alternativa mais rentável.

Em 2020, por exemplo, o rendimento da poupança ficou em 2,11% ao longo do ano – menor do que a prévia oficial da inflação do ano passado, de 4,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outra característica da poupança é que existem datas específicas para sacar os valores investidos com o rendimento do mês anterior – o chamado aniversário da poupança. Se o resgate for feito antes disso, o rendimento é perdido.

Por isso, pode ser interessante analisar outras opções de investimentos tão seguras quanto a poupança e com rentabilidade maior, como os CDBs, os títulos do Tesouro Direto e a própria conta do Nubank – que rende a partir de 100% do CDI.

Abaixo, confira o rendimento mensal da poupança em 2021.

Tabela: Rendimento da poupança 2021

A tabela abaixo será atualizada mensalmente com o rendimento da poupança do mês anterior. Em novembro, por exemplo, ficou em 0,44%.

Vale notar que este é o rendimento para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012. Para aqueles realizados antes dessa data, o rendimento é o mesmo todos os meses: 0,5%. Veja a explicação mais abaixo.

MêsRendimento da poupança mensal em 2021
Janeiro0,12%
Fevereiro0,12%
Março0,12%
Abril0,16%
Maio0,16%
Junho0,20%
Julho0,24%
Agosto0,24%
Setembro0,30%
Outubro0,36%
Novembro0,44%
Dezembro
Acumulado do ano2,48%

Como o rendimento da poupança em 2021 é calculado?

Para depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012, o rendimento da poupança varia de acordo com a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial

Vale notar que a Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Na última reunião, realizada em 8 de dezembro de 2021, o Copom decidiu aumentar a Selic de 7,75% para 9,25% ao ano. Com isso, a poupança passou a render 0,5% + Taxa Referencial por mês.

Por outro lado, o rendimento da poupança para depósitos realizados antes de 4 de maio de 2012 é sempre igual: 0,5% + Taxa Referencial ao mês.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.78

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post