Pular navegação

QR Code: o que é e como funciona essa tecnologia?

Ela não é nova, mas ainda causa dúvidas. Entenda como esse tipo de código de barras pode ajudar a acessar informações. 

QR Code: ilustração mostra uma mão segurando uma lupa e olhando para um QR Code roxo aumentado

Uma figura quadrada, preta e branca, cheia de recortes. À primeira vista, parece um amontoado aleatório de formas – mas, ao apontar a câmera do celular para a imagem, surpresa: um site abre na sua tela. O truque funciona justamente porque a figura que parecia só um borrão pixelado é, na verdade, um QR Code.

Mas o que é o QR Code? Basicamente, é um tipo de imagem bastante usada para facilitar o acesso a links, sites, documentos, imagens, vídeos ou qualquer tipo de arquivo digital.

Abaixo, veja tudo sobre o QR Code.

Mas, afinal, o que é um QR Code?

O nome QR Code vem de Quick Response Code, ou código de resposta rápida. 

De forma simplificada, o QR Code é uma espécie de código de barras de duas dimensões capaz de armazenar muito mais informações do que as etiquetas de produtos que vemos em lojas supermercados.

Além disso, no lugar de ser escaneado pelo leitor de preços de um caixa, por exemplo, o QR Code pode ser lido pelas câmeras de smartphones.  

Isso faz com que, na prática, o QR Code funcione como uma espécie de hyperlink: ao apontar a câmera de celular para a imagem, é possível ativar uma função específica do telefone, como abrir certa página no navegador, abrir determinada aba dentro de um app, um formulário em um site ou até mesmo ligar para um número específico. 

Como o QR Code funciona?

O QR Code não é tão diferente assim do código de barras comum – mas com muito mais capacidade.

Enquanto um código de barras possui apenas uma "dimensão" (a vertical), o QR Code usa tanto a vertical quanto a horizontal nas suas imagens – e por isso ele é capaz de armazenar mais de 100 vezes mais informações.  

Para ser lido, o código de barras precisa da luz do scanner. Aquele feixe fininho (geralmente vermelho) reflete no intervalo entre as barras em um padrão específico - e é essa leitura que permite à máquina no caixa da loja saber o valor que o código representa. 

Em outras palavras, o código de barras é lido de forma mecânica. Já o QR Code funciona de forma digital: não existe um feixe de luz, mas sim, a capacidade de processamento do próprio smartphone que lê a figura captada pelo sensor de imagem do aparelho. 

Vale lembrar que os telefones precisam ter leitor de QR Code para acessarem essa tecnologia. Grande parte deles já vem com esse tipo de leitor instalado de fábrica, mas é possível baixar aplicativos para fazer a leitura.

Qualquer um pode criar um QR Code?

Dependendo da complexidade da ação, qualquer um pode criar um QR Code online simples – hoje, existem diversas plataformas que permitem gerar um código. 

Por exemplo, criar um código que redirecione a pessoa para um site específico é fácil – já criar um código QR que, ao ser acessado, abre um aplicativo e preenche um formulário automaticamente não é simples e não é algo que qualquer um pode executar online. 

Como surgiu o QR Code?

O QR Code foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave, ligada ao setor automotivo. Na época, a empresa, assim como outras fábricas, usava códigos de barra em sua linha de produção para acompanhar o processo de cada peça. 

Com o aumento da complexidade da fábrica e com a limitação da quantidade de informação que cabia em cada código de barras, os funcionários precisavam escanear um número cada vez maior de etiquetas por peça – mais de mil por dia –, o que estava seriamente afetando a produtividade geral. 

Em 1992, o engenheiro Masahiro Hara começou a trabalhar em um sistema para acelerar a leitura e colocar mais informações em um mesmo código. Logo ficou claro que usar duas dimensões, vertical e horizontal, seria crucial para aumentar a quantidade de informações por etiqueta.

Um dos principais desafios de um sistema com duas dimensões de leitura, no entanto, é a agilidade: não é fácil entender a posição da etiqueta. Por isso, até hoje, os QR Codes têm 3 quadrados maiores nas bordas – eles ajudam a posicionar rapidamente o código para leitura do sistema. 

Qr Code preto com setas vermelhas apontando para os três quadrados maiores que ficam posicionados em três dos cantos da imagem
Os três grandes quadrados nos cantos ajudam o QR a ser lido de forma mais rápida

Você pode ler mais detalhes sobre a história do QR Code no próprio site da empresa (em inglês).

Usando o QR Code

Os códigos do tipo QR são usados de diversas formas. Veja alguns exemplos:

  • Cartão de visitas: ao colocar um QR code no seu cartão de visitas, o contato apenas aponta a câmera para o código e já tem todas as suas informações salvas no telefone. 
  • Placas de informação: em museus, por exemplo, pode ser comum ver um código QR que aponta o visitante para mais dados sobre alguma obra.
  • Contas digitais: é possível ter um QR Code para facilitar transferências - ele pode conter seus dados básicos para que um amigo, por exemplo, aponte a câmera para o seu código e já saiba seu CPF e número de conta. 

Transferências usando QR Code entre contas do Nubank

Clientes da conta digital do Nubank possuem um código QR que pode ser usado para fazer transferências para outros clientes Nu. 

Para enviar dinheiro para outra NuConta usando QR Code, basta:

  1. Entre no painel de sua NuConta e toque em Transferir (ou toque em transferir nos atalhos que ficam na tela inicial);
  2. Na tela contatos, selecione a opção "Ler um código QR".
  3. Após tocar nessa opção, é só apontar a câmera para o código QR da pessoa de quem você vai transferir. Os dados da agência e conta aparecerão na sua tela automaticamente;
  4. Coloque o valor que você quer transferir, confirme e digite sua senha de 4 dígitos.
  5. Pronto. Depois de confirmado o comprovante é gerado e pode ser compartilhado via e-mail ou redes sociais. 

A transferência acontecerá no mesmo instante e a pessoa para quem você enviou o dinheiro, também receberá uma notificação no app Nubank dela. 

Para pegar esse código QR, basta tocar sobre o seu nome na primeira tela do aplicativo e o código aparecerá logo no topo.

Vale lembrar: o código QR é único para cada cliente Nu e vai ter dentro dele os números da sua agência, conta e CPF. Como ele contém algumas informações pessoais, não recomendamos que você poste uma foto dele nas redes sociais ou envie para pessoas que não confia.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.