Pular navegação

Como funciona um programa de pontuação de cartão de crédito?

Pontos, milhas, resgate... Este post vai te ajudar a entender o básico dos programas de benefícios

Programa de pontuação: uma bola de basquete sobre um fundo branco e roxo.
Os programas de pontuação de cartão de crédito existem em diversos países do mundo. Apesar de terem características específicas, todos eles têm uma lógica semelhante – e até simples: fazendo compras no cartão, você acumula pontos que podem ser convertidos em produtos, serviços e até descontos. Segundo uma pesquisa da Mastercard, os produtos preferidos dos brasileiros (36%) para serem resgatados com pontos são aqueles relacionados à viagem: passagens aéreas, aluguel de carros e reserva em hotéis. Essas vantagens possibilidades que alguns programas oferecem.

Qual é o melhor programa de pontos?

Para conseguir medir quais as vantagens reais de cada programa, no entanto, é preciso prestar atenção às características de cada um deles e entender se elas fazem sentido para o seu perfil:
  • Custo: existe alguma anuidade cobrada para participar do programa?
  • Pontos: qual é a taxa de conversão de gastos para pontos? Ou: quanto dinheiro gasto equivale a um ponto?
  • Resgate: como é possível aproveitar os pontos? É preciso usar outras plataformas para convertê-los em vantagens? Qual é a taxa de conversão dos pontos em benefícios?
  • Prazo: qual é a validade dos pontos? Eles expiram? Em quanto tempo?
  • Moeda: qual moeda é considerada para a taxa de conversão? Alguns programas utilizam o dólar e, outros, o real.
Um exemplo: um programa de pontuação pode definir que o usuário acumula um ponto a cada dólar gasto, mesmo que suas compras sejam feitas somente em reais. Quando tiver gastado o equivalente a um dólar, ele acumula um ponto. Os programas de pontuação costumam ser oferecidos por bandeiras de cartão de crédito e também pelas operadoras e bancos. Esses programas são diferentes de programas de milhas. Na maioria das vezes, os programas de pontuação de cartão têm parceria com programas de milhas de alguma companhia aérea.

Programas de milhagem

Os programas de milhas – ou fidelidade – são oferecidos por companhias aéreas.  Quanto mais o passageiro voa com a companhia, mais pontos acumula com ela. Assim, o passageiro pode subir de categoria, ter check-in e embarque prioritário, upgrade de cabine gratuito (trocar um assento na classe econômica por um na executiva, por exemplo), entre outras vantagens envolvendo a companhia aérea específica. Alguns desses programas também podem oferecer descontos em hotéis, restaurantes e até passeios em destinos para onde voam. Um detalhe importante é que as milhas acumuladas com as companhias aéreas podem ser vendidas para empresas especializadas – como sites que vendem milhas.
Os programas de milhas não estão atrelados a nenhum cartão específicos – no entanto, como explicado acima, muitos programas de pontuação de cartão de crédito têm parceria com programas de milhas. Assim, os gastos do cliente no cartão rendem milhas que podem ser usadas para passagens aéreas operadas por essas companhias parceiras.
Um detalhe importante é que as companhias aéreas fazem parte de alianças, como a OneWorld e a Star Alliance. Isso significa que o passageiro acumula vantagens voando com qualquer companhia que faz parte dos grupos. As parcerias facilitam bastante a vida dos passageiros, pois não é preciso fazer parte do programa de pontuação de todas as companhias aéreas. Por exemplo: se você já acumula pontos na companhia A e vai voar com a companhia B, parte do mesmo grupo, você pode optar por acumular milhas no programa em que já tem conta.

Prazo de validade dos pontos

Antes de aderir a algum programa de pontuação, é importante descobrir se existe um prazo definido para usar os pontos. Por mais que seja uma característica importante, nem todos os brasileiros estão cientes de que existe um vencimento – e deixam seus pontos expirarem com facilidade.
Segundo uma pesquisa do Banco Central de 2014, somente naquele ano mais de 53 bilhões de pontos acumulados nesses programas expiraram.
Uma das maiores reclamações dos usuários também está relacionada a isso: segundo o Procon-SP, falta explicação sobre o prazo de vencimento dos pontos. Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.