Pular navegação

Como escolher um programa de milhas?

Fazer o cadastro, começar a gastar e acumular. Parece simples entrar em um programa de milhas, mas antes de escolher um é importante prestar atenção a alguns detalhes.

Imagem de um pote cheio de moedas coloridas, com duas colheres ao lado dele. O pote está sobre uma mesa em tons de roxo e azul.

Um programa de milhas é um grande aliado dos viajantes – eles permitem que, a partir de pontos acumulados, os usuários juntem milhas para serem usadas na compra de passagens aéreas ou outros produtos e serviços. 

No Brasil, houve um crescimento no percentual de pessoas que preferem realizar suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios. O número passou de 72%, em 2022, para 85,2% em 2023, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).

Ainda segundo a pesquisa, 43,4% dos entrevistados enxergam essas iniciativas como uma oportunidade de economizar dinheiro, ou fazê-lo render mais. Já realizar um sonho, como fazer uma viagem, por exemplo, é a motivação de 20% dos participantes de programas de fidelidade. 

É grande a variedade de programas disponíveis no mercado brasileiro. Por isso, é importante fazer uma avaliação de qual é o melhor, de acordo com o seu estilo de vida. Abaixo, saiba o que considerar ao contratar um programa de milhas?

Como acumular pontos no cartão de crédito?

1. Taxa de conversão do programa de milhas e média de gastos

A taxa de conversão estabelecida para transformar pontos do cartão de crédito em milhas é um dos critérios mais importantes a se observar em um programa de milhas. Ela define a quantidade de milhas que você terá depois de determinado período acumulando pontos – e isso é crucial para o resgate de passagens aéreas. 

Além da taxa de conversão, avalie sua média de gastos mensais para ver o quanto ela te ajuda a acumular pontos e, futuramente, milhas. Essas duas informações darão uma ideia do quanto você pode acumular ao longo do tempo dependendo do programa que escolher. Opte por programas de milhas cuja taxa não seja tão baixa, mas também fique atento às condições e letras miúdas dos programas de milhas com taxa maior – muitas vezes, você pode acabar pagando um extra sem nem saber.

Os clientes do Nubank Ultravioleta, a experiência exclusiva do Nubank para clientes de alta renda, por exemplo, garantem milhas a partir do cashback gerado pelas compras feitas no cartão Ultravioleta. Todos os gastos feitos na função crédito geram 1% de cashback. Esse valor nunca expira e pode ser trocado por milhas do programa Smiles. Um real de cashback do cartão Ultravioleta gera 30 milhas.  

11 vantagens do Nubank Ultravioleta em uma viagem

2. Perfil de viajante define escolha do programa de milhas

Quantas vezes você viaja ao ano? Para quais destinos? Classe econômica ou executiva? Todas essas questões devem ser respondidas para que você chegue ao seu perfil de viajante. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o programa de milhas que mais se aproxime das suas necessidades. 

Isso porque cada programa oferece benefícios diferentes, descontos, uma série de destinos. Por isso, escolher aquele que está mais próximo do seu perfil garante que você aproveite ao máximo o seu programa de milhas.

Ninja das passagens aéreas: confira dicas para se dar bem na hora da compra

3. Entender o prazo de validade das milhas 

Boa parte dos programas de milhas estabelece um prazo de validade para as milhas acumuladas, fazendo com que o usuário precise se planejar para não perdê-las. Esse ponto deve ser considerado, pensando principalmente na frequência com que você viaja.

Informar-se sobre o prazo de validade de seus pontos, antes mesmo de contratar um programa de milhas, é importante para saber se conseguirá aproveitar de fato as milhas acumuladas. 

Nubank Ultravioleta: tudo sobre a experiência exclusiva para os clientes de alta renda

4. Parceiros do programa de milhas

Normalmente, o programa de milhas tem parceria com companhias aéreas, rede de hotéis, locadoras de carro, entre outros. Quanto maior o número de parceiros e melhores as condições das parcerias, melhor será o programa de milhas.

Plano de viagem: como se organizar para viajar pelo mundo?

Está pensando em viajar? Leia também:

Stopover: o que é e como usar para aproveitar mais as suas viagens internacionais e nacionais

Bagagem de mão: o que pode levar em voos nacionais e internacionais?

Mochilão pela Europa: saiba como planejar várias paradas em família ou sozinho

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.