Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Viagens e Pontos Como escolher um program...

Como escolher um programa de milhas?

Fazer o cadastro, começar a gastar e acumular. Parece simples, mas antes disso é importante prestar atenção a alguns detalhes. Veja o que considerar antes de contratar um programa de milhas.

Um bom programa de milhas é um grande aliado dos viajantes – ele permitem que, a partir de pontos acumulados com gastos em um cartão de crédito, os usuários juntem milhas para serem usadas na compra de passagens aéreas ou outros produtos.

No Brasil, não são poucas as pessoas que já fazem parte de um programa de milhas pensando em futuras viagens: segundo dados da ABEMF (Associação Brasileiras das Empresas do Mercado de Fidelização), em 2018 foram resgatados 245 bilhões de milhas, sendo 74% delas trocadas por passagens aéreas.

Leia mais: Como funciona um programa de pontos do cartão de crédito?

É grande a variedade de programas disponíveis no mercado brasileiro e, por isso, é importante fazer uma avaliação de qual é o melhor. Mas o que considerar ao contratar um programa de milhas? 

1. Taxa de conversão do programa de milhas e média de gastos

A taxa de conversão estabelecida para transformar pontos do cartão de crédito em milhas é um dos critérios mais importantes a se observar em um programa de milhas. Ela define a quantidade de milhas que você terá depois de determinado período acumulando pontos – e isso é crucial para o resgate de passagens aéreas.

Além da taxa de conversão, avalie sua média de gastos mensais para ver o quanto ela te ajuda a acumular pontos e, futuramente, milhas. Essas duas informações, juntas, darão uma ideia do quanto você pode acumular ao longo do tempo dependendo do programa que escolher.

Opte por programas cuja taxa não seja tão baixa, mas também fique atento às condições e letras miúdas dos programas com taxa maior – muitas vezes, você pode estar pagando um extra sem nem saber.

2. Perfil de viajante

Quantas vezes você viaja ao ano? Para quais destinos? Classe econômica ou executiva? Todas essas questões devem ser respondidas para que você chegue ao seu perfil de viajante – saber qual é torna mais fácil encontrar o programa de milhas que mais se aproxime de suas necessidades.

Isso porque cada programa oferece benefícios específicos, descontos, uma gama de destinos, etc, que variam entre si. Escolhendo o que está mais próximo de seu perfil garante que você o aproveitará ao máximo.

3. Vencimento (ou não) das milhas

Boa parte dos programas estabelecem um prazo de validade para as milhas acumuladas, fazendo com que o usuário precise se planejar para não perdê-las. Esse ponto deve ser considerado junto ao seu perfil de viajante, principalmente a frequência com que você viaja. Em 2017, 34 bilhões de pontos foram perdidos no Brasil por falta de resgate até a data de vencimento.

Saber de antemão qual o prazo de validade de seus pontos, antes mesmo de contratar um programa, é importante para saber se conseguirá aproveitar de fato as milhas acumuladas.

Leia mais: Nubank Rewards e Smiles agora são parceiros! Veja aqui como transferir pontos que não expiram

4. Parceiros do programa

Normalmente, o programa de milhas tem parceria com determinadas companhias aéreas, rede de hotéis, locadoras de carro, entre outros. Quanto maior o número de parceiros e melhores as condições das parcerias, melhor será o programa de milhas – afinal, ainda é possível conseguir descontos em outros “custos” da viagem.

Leia mais: Como montar um orçamento de viagem

Está querendo viajar? Veja algumas dicas nesses posts:
Tudo o que você precisa saber sobre seguro-viagem
Veja como economizar no exterior usando tax free
6 taxas escondidas para ficar de olho na sua passagem aérea

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter