Pular navegação

Pix Cobrança para pagamentos futuros é adiado para maio

Data prevista era para março e, agora, dia 30 de abril.

Pix Cobrança: Uma lupa roxa, com as letras BRL no centro, com um código de barras atrás

O Banco Central decidiu adiou, pela segunda vez, o prazo para as instituições financeiras implementarem a funcionalidade do Pix Cobrança para pagamentos futuros. No final de 2020, o prazo havia sido adiantado para março de 2021; agora, ele foi para maio deste ano.

Nas prática, o Pix Cobrança vai funcionar como uma alternativa ao boleto para lojistas, prestadores de serviço e demais empreendedores como uma nova opção para receber pagamentos.

Como funciona o Pix Cobrança?

Anunciado em outubro de 2020 pelo Banco Central, o Pix Cobrança permite a lojistas, prestadores de serviços e demais empreendedores gerar um QR Code para pagamentos imediatos, a serem feitos naquele momento, ou futuros, que são basicamente cobranças com vencimento em data futura.

O Pix Cobrança para pagamentos imediatos já está disponível – ele começou a funcionar junto com o lançamento oficial do Pix, no dia 16 de novembro. 

Veja como funciona a cobrança com Pix na conta PJ do Nubank

Já o Pix Cobrança para pagamentos futuros deveria ser implementado até 4 de janeiro. Até que, em dezembro, uma publicação no Diário Oficial da União adiou esse prazo para 15 de março. Hoje, 15 de março, esse prazo foi adiado novamente: dessa vez, para o dia 30 de abril deste ano. 

Com isso, a oferta do Pix Cobrança para pagamentos futuros  aos usuários finais deve ocorrer somente depois dessa data -- afinal, essa é a data limite para que as instituições

E o Pix Cobrança para pagamentos futuros?

O Pix Cobrança para pagamentos futuros vai funcionar como um boleto: será possível gerar uma cobrança com vencimento em uma data futura e incluir outras informações além do valor, como juros, multa e descontos.

Dessa forma, lojistas, prestadores de serviço e demais empreendedores terão mais uma opção para receber pagamentos instantâneos de seus clientes.

Entenda as vantagens de receber via Pix

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.