Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Perfil de investidor na ...

Perfil de investidor na NuInvest: como funciona o teste?

Questionário ajuda a identificar quanto de risco você está disposto a correr e as suas expectativas de rendimento. Saiba como preencher o seu.



Existem muitas possibilidades na hora de escolher um investimento. Em todas elas, o autoconhecimento pode contribuir para melhores decisões. Calma… autoconhecimento? Exatamente. Uma das maneiras de entender as suas características é preencher perfil de investidor na NuInvest.

Esse é um teste simples, com dez perguntas objetivas, que ajuda a identificar o modo como você está disposto a investir o seu dinheiro, quanto de risco você está disposto a correr, além das suas expectativas de rendimento. Na NuInvest, os perfis podem ser conservador, moderado ou experiente.

Confira, abaixo, como funciona o teste de perfil de investidor na NuInvest e saiba como preencher o seu.

O que é um perfil de investidor?

O perfil do investidor é uma classificação que cada investidor ou pessoa que aplica seu dinheiro em um produto de investimento recebe, ligada ao risco que está disposta a assumir com suas aplicações. 

Em outras palavras, o perfil de investidor define qual tipo de investidor você é de acordo com o modo como você está disposto a investir seu dinheiro.

Todas as pessoas que começam a investir devem preencher um questionário conhecido como suitability, ou, para simplificar, perfil de investidor. Esse formulário é obrigatório desde 2015, por exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a instituição que regula e fiscaliza o mercado de investimentos no Brasil.

A CVM determina a necessidade de as instituições financeiras oferecerem aos clientes os produtos de investimento adequados aos seus perfis. O resultado do teste mostra até onde você é capaz de suportar as perdas e indica qual o seu perfil de investidor, que vai guiar os seus investimentos dali em diante.

Quais são os perfis de investidor na NuInvest?

Definir o perfil de investidor te ajuda a filtrar os investimentos ideais e garantir satisfação e clareza para o plano financeiro. Na NuInvest, existem três classificações, e cada uma representa o grau de tolerância ao risco. Confira quais são elas.

Conservador

Para esse perfil, não é um problema ter um investimento com menos rentabilidade (taxa de quanto sua aplicação vai pagar sobre o valor investido), desde que ele seja mais seguro. Em razão da sua baixa tolerância ao risco e necessidade de liquidez no curto prazo, o conservador costuma dar preferência aos produtos de renda fixa.

Moderado

Pessoas com esse perfil topam alguns riscos para agarrar a chance de ter mais rentabilidade – desde que esses riscos sejam controlados. Para o perfil moderado, a segurança é importante, mas ir atrás de retornos maiores também é necessário. Elas aceitam que parte de seu patrimônio seja alocado em renda variável, como ações e fundos de investimento, e o restante em aplicações mais estáveis, como renda fixa (tesouro direto e CDBs, por exemplo). 

Experiente

É o perfil de quem aceita mais riscos em troca da chance de ter uma rentabilidade maior, mesmo que isso signifique menos previsibilidade nos resultados. Ou seja, o investidor experiente suporta riscos elevados na busca de resultados acima da média, sabendo que pode perder parte ou totalidade dos recursos investidos. Em geral, esse perfil vai investir na Bolsa de Valores

Como preencher o perfil de investidor na NuInvest?

Quando você abre a sua conta gratuita na NuInvest, um questionário fica disponível para você responder. São algumas perguntas simples e que te ajudam a definir o seu perfil de investidor.

  • Quando você quer usar a maior parte do dinheiro dos seus investimentos?
  • Você já tem, pelo menos, seis vezes o valor dos seus gastos mensais para cobrir algum imprevisto?
  • Qual a sua renda mensal média?
  • Com qual frequência você investe parte da sua renda?
  • Aproximadamente, quanto você tem investido na poupança, tesouro direto, CDB ou outro tipo de renda fixa?
  • Aproximadamente, quanto você tem investido em ações, ETFs, fundos imobiliários, derivativos ou outro tipo de renda variável?
  • E nos últimos dois anos, quanto você já investiu em renda variável?
  • Quanto risco você topa correr considerando seu objetivo?
  • Sua formação ou experiência profissional te ajudam a entender mais sobre investimentos?
  • Como você classificaria seu nível de conhecimento sobre investimentos?

Confira o passo a passo para preencher o perfil de investidor na plataforma NuInvest:

  • Entre no seu aplicativo ou portal NuInvest;
  • Selecione a aba “Mais”;
  • Clique em “Perfil”;
  • Escolha a opção “Perfil de investidor”;
  • Depois, clique em “Refazer teste de perfil”;
  • Após responder o questionário, o seu perfil já estará alterado.

Posso mudar o meu perfil de investidor na NuInvest?

Sim, pode. O perfil de investidor não é definitivo. Ou seja, você pode mudar sua classificação ao longo do tempo, levando em consideração principalmente o seu nível de conhecimento e a diversificação dos seus investimentos. 

Ou seja, você pode começar com um perfil mais conservador e se tornar moderado ou mesmo experiente com o passar do tempo.

Por isso, é fundamental refazer sua análise de perfil de investidor sempre que for preciso. De toda forma, você sempre vai conseguir ver e investir em todos os investimentos disponíveis, independente do seu perfil.

E, caso tenha conta no Nubank, seu perfil será atualizado e utilizado nas duas contas.

Quando devo atualizar meu perfil de investidor na NuInvest?

Quando seus objetivos mudarem:

Por exemplo: há alguns meses você havia se planejado para deixar seu dinheiro investido por um ano e agora você pode deixar por bem mais tempo, ou o contrário.

Quando você quiser mais ou menos risco:

Você pode se sentir mais experiente e querer aumentar ou diminuir o risco dos seus investimentos e, assim, mudar as chances de rentabilidade.

Leia mais:

Rendimento de ações: como funciona?


Qual a diferença entre ser sócio ou acionista de uma empresa?


10 filmes sobre mercado financeiro para aprender mais sobre esse universo

3.91

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post