Pular navegação

Para além do Covid-19: o que aconteceu nesta semana pelo mundo?

Fatos e notícias que podem ter passado despercebidos em meio à intensa cobertura sobre o novo coronavírus.

Notícias além do coronavírus: ilustração de uma nave espacial com jatos propulsores roxos.

Nas últimas semanas, o novo coronavírus (Covid-19) ocupou os noticiários do mundo todo. Essa é a melhor forma de manter todo mundo informado e combater as notícias falsas, mas pode acabar sobrecarregando a cabeça em tempos tão confusos.

Por isso, se você quer dar uma pausa, confira a lista abaixo com algumas das notícias que podem ter passado despercebidas. 

Mais um paciente foi curado do HIV

Tem notícia boa no campo da saúde sim!

Um estudo publicado no dia 10 de março indica que um paciente com o vírus HIV morador de Londres, na Inglaterra, não apresenta mais sinais de infecção.

Ele passou por um transplante de células-tronco para substituir suas células de defesa pelas do doador. Como o doador possui um gene que lhe dá proteção contra a doença, o paciente também parece ter adquirido essa proteção com o transplante. 

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Cambridge, apontou que, 2 anos e meio após o paciente ter interrompido o tratamento antirretroviral contra o HIV, não há mais sinais do vírus nas amostras de sangue.

Este é o segundo caso de um paciente curado do HIV. O primeiro foi em 2007 em Berlim, na Alemanha, após um paciente passar pelo mesmo tratamento.

Procuram-se astronautas

Pela primeira vez em mais de quatro anos, a NASA abriu inscrições para futuros astronautas dispostos a explorar a Lua e Marte.

A iniciativa vem num momento em que a agência especial se prepara para lançar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024. De acordo com a NASA, explorar a Lua durante essa década vai ajudar a humanidade a se preparar para seu próximo grande salto: enviar astronautas à Marte.

Para se inscrever no processo de seleção, entretanto, é preciso preencher alguns requisitos, incluindo ter nacionalidade americana; ser formado em alguma disciplina das áreas de Ciência, Matemática, Tecnologia ou Engenharia; e possuir formação para piloto de avião.

Falando em NASA…

Eles divulgaram recentemente uma belíssima foto de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

Imagem de Júpiter capturada pela Nasa.
Créditos: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS - imagem processada por Kevin M. Gil

Canais de Veneza estão cristalinos... como a água

Na Itália, os famosos canais de Veneza voltaram a ficar cristalinos depois que o governo decretou quarentena no país. Sem turistas e gôndolas navegando, os canais estão até com peixes.

Além disso, com a paralisação em muitos países por causa do Covid-19, as emissões de poluentes na atmosfera caíram consideravelmente. Em Nova York, por exemplo, houve uma redução de cerca de 50% na emissão de monóxido de carbono em comparação com o ano passado.

Não dá para comemorar porque as circunstâncias são caóticas, mas vale a reflexão...

Gentileza em tempos de distanciamento social

Para evitar que pessoas mais vulneráveis ao novo coronavírus (como idosos e pessoas com diabetes ou asma) saiam de casa, vizinhos estão se colocando à disposição para fazer compras no mercado, buscar remédios ou até mesmo conversar.

Essa é uma forma de manter o distanciamento social de grupos de risco e garantir que essas pessoas continuem vivendo normalmente, mesmo que sem sair de casa. 

Em tempos de isolamento, toda forma de gentileza e cuidado são mais do que bem-vindas.

Pra cantar junto… dentro de casa

Ainda sobre ações para tornar esse período de distanciamento social mais tranquilo, diversos artistas se reuniram para levar música ao vivo às pessoas que estão em casa.

No Festival Música em Casa, que acontece até o dia 29 de março, serão cinco atrações por dia, das 19h às 21h30, transmitidos via redes sociais. Se apresentam artistas como Sandy, Atitude 67, Melim, Michel Teló e Tropkillaz.

Para saber mais e acompanhar o festival, clique aqui.

E, para quem é de comer...

Chefs de cozinha estão ensinando receitas ao vivo em suas redes sociais. No Brasil, por exemplo, a chef Rita Lobo entra duas vezes por dia em suas redes: às 12h e às 21h30.

Já na Itália, o chef italiano Massimo Bottura criou o projeto Cozinha em Quarentena. Massimo é o líder de um famoso restaurante na Itália, o Osteria Francescana, e está ensinando receitas com a família nas redes às 20h.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.